Autor Tópico: Enfermagem na Deficiência Mental  (Lida 4892 vezes)

Offline tcasaleiro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://atravesdajanela.wordpress.com
Enfermagem na Deficiência Mental
« em: Novembro 24, 2009, 17:59:31 »
Caros colegas, estudantes e simpatizantes!

Não sei se este é o lugar indicado para iniciar a discussão deste tópico. Contudo, gostava de conhecer experiências que tenham no trabalho com pessoas com deficiência.

Que cuidados?
Que avaliação?
Que registos?
Que articulação com outros prestadores de cuidados?
Que bibliografia/estudos?

Sou Enfermeiro voluntário na APPACDM-Braga e sinto que a formação que recebemos no CLE é básica (ou nenhuma). Ainda assim, acho importante partilhar experiências pois esta é uma área que podemos e devemos desenvolver.

Cumps!
"O Cuidar manifesta-se nas Pequenas coisas"

Offline Enf.ª JoanaC.

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Enfermagem na Deficiência Mental
« Responder #1 em: Novembro 24, 2009, 20:21:01 »
Boa noite!

O tema da minha Monografia Final de Curso - “Cuidar da Criança com Necessidades Educativas Especiais, em regime de internato: Um olhar sobre o papel do Enfermeiro na Equipa Multidisciplinar”, acho que é capaz de responder a algumas das tuas questões.

A escolha do tema deveu-se exactamente ao facto de, a postura da Sociedade face ao trabalho realizado pelo Enfermeiro na área das Necessidades Educativas Especiais ter evoluído ao longo dos tempos, como reflexo de inúmeras mudanças verificadas aos mais diversos níveis: económicos, políticos, sociais, humanitários e culturais, próprios de cada época, sendo, no entanto, uma vertente ainda pouco explorada.

Se quiseres, envia PM :)

Offline lediri

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Dezembro 03, 2009, 14:31:08 »
o meu trabalho de fim de curso foi "vivencias dos pais de crianças com paralisia cerebral"

tenho alguma experiência em colónias de férias como monitora de deficientes profundos.

no que puder ajudar estou ao dispor.