Autor Tópico: Enfermagem na Deficiência Mental  (Lida 4892 vezes)

Offline tcasaleiro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://atravesdajanela.wordpress.com
Enfermagem na Deficiência Mental
« em: Novembro 24, 2009, 17:59:31 »
Caros colegas, estudantes e simpatizantes!

Não sei se este é o lugar indicado para iniciar a discussão deste tópico. Contudo, gostava de conhecer experiências que tenham no trabalho com pessoas com deficiência.

Que cuidados?
Que avaliação?
Que registos?
Que articulação com outros prestadores de cuidados?
Que bibliografia/estudos?

Sou Enfermeiro voluntário na APPACDM-Braga e sinto que a formação que recebemos no CLE é básica (ou nenhuma). Ainda assim, acho importante partilhar experiências pois esta é uma área que podemos e devemos desenvolver.

Cumps!
"O Cuidar manifesta-se nas Pequenas coisas"

Offline Enf.ª JoanaC.

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Enfermagem na Deficiência Mental
« Responder #1 em: Novembro 24, 2009, 20:21:01 »
Boa noite!

O tema da minha Monografia Final de Curso - “Cuidar da Criança com Necessidades Educativas Especiais, em regime de internato: Um olhar sobre o papel do Enfermeiro na Equipa Multidisciplinar”, acho que é capaz de responder a algumas das tuas questões.

A escolha do tema deveu-se exactamente ao facto de, a postura da Sociedade face ao trabalho realizado pelo Enfermeiro na área das Necessidades Educativas Especiais ter evoluído ao longo dos tempos, como reflexo de inúmeras mudanças verificadas aos mais diversos níveis: económicos, políticos, sociais, humanitários e culturais, próprios de cada época, sendo, no entanto, uma vertente ainda pouco explorada.

Se quiseres, envia PM :)

Offline lediri

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Dezembro 03, 2009, 14:31:08 »
o meu trabalho de fim de curso foi "vivencias dos pais de crianças com paralisia cerebral"

tenho alguma experiência em colónias de férias como monitora de deficientes profundos.

no que puder ajudar estou ao dispor.

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil

Offline MUSADOORIENTE

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 27, 2009, 10:04:05 »
As conclusões do segundo artigo são bastante elucidativas.

Offline persepolis

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Dezembro 29, 2009, 17:46:06 »
eu falo por ter uma irmã com Pc e grande parte de ter escolhido o curso devo-o a ela.
revolta-me a insensiblidade e indiferença que a sociedade tem para com estes seres.
Em termos de cuidados médicos são nulos... veja-se lá a MF pedir análises a uma criança que não tem acessos venosos... resultado... rasguei os papeis das análises e processava o enf ou lá quem seja que tentasse fazer um absurdo desses... e para cúmulo ela precisa de uma cadeira de rodas nova e o processo é moroso e essa fulana MF está a armar-se em esperta.... depois não tem a lata de lhe ver os dentes e encaminha la pa um higienista oral... enfim
só quem os tem é que sabe o que passa.... e negligenciar cuidados médicos isso é o pior....
"We know that while living we are more or less exposed to envy ...
but after our death our enemies no longer hate us "
Demóstenes

Offline pixi

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Julho 08, 2013, 08:30:57 »
Citação de: tcasaleiro
Caros colegas, estudantes e simpatizantes!

Não sei se este é o lugar indicado para iniciar a discussão deste tópico. Contudo, gostava de conhecer experiências que tenham no trabalho com pessoas com deficiência.

Que cuidados?
Que avaliação?
Que registos?
Que articulação com outros prestadores de cuidados?
Que bibliografia/estudos?

Sou Enfermeiro voluntário na APPACDM-Braga e sinto que a formação que recebemos no CLE é básica (ou nenhuma). Ainda assim, acho importante partilhar experiências pois esta é uma área que podemos e devemos desenvolver.

Cumps!

Bom dia colega.
Eu conheço bem a realidade de uma APPACDM, como funcionaria.
Neste momento, e depois de tanta luta, consegui uma entrevista para trabalhar como enfermeira, no entanto alguns receios apareceram....
Se já desenvolveu esse trabalho como enfermeiro numa instituição dessas pode, por favor, elucidar  para alguns aspectos?
Obrigado
Cumprimentos