Autor Tópico: "Uma interna de cardiologia faz de enfermeira"  (Lida 17315 vezes)

Offline miguelittu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: "Uma interna de cardiologia faz de enfermeira"
« Responder #30 em: Novembro 21, 2009, 19:59:06 »
Acho que tocas-te no fundo da questão, é a realidade que faz de nós quem somos, a nossa consciência e aquilo que fazemos transparecer no dia-a-dia é o que importa. Ser profissional e agir sempre correctamente. Estás tranquilo porque não deves nada a ninguém certo?E o resto são floreados.

Offline Mveri

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Novembro 21, 2009, 20:05:54 »
Citação de: enfarfr
Isto faz-me relembrar um curso de SAV que fiz onde estavam como formadores enfermeiros e como formandos enfermeiros e médicos...

Resultados da prova teórica: 25 questões de escolha múltipla... 100% apenas teve um formando (enfermeiro) e as notas mais altas eram dos enfermeiros... Houve um formando com 56% (médico). Pessoalmente, tive 92%.

Por isso estou tranquilo.
Citação de: miguelittu
Acho que tocas-te no fundo da questão, é a realidade que faz de nós quem somos, a nossa consciência e aquilo que fazemos transparecer no dia-a-dia é o que importa. Ser profissional e agir sempre correctamente. Estás tranquilo porque não deves nada a ninguém certo?E o resto são floreados.

Acho que o publico em geral tem uma ideia errada do que é a Enfermagem, isto só potencia tais pensamentos que tem de ser evitados e alertados. Quanto ao que ve diariamente, cada um de nos tem de ser um agente de mudança, agora se mantivermos com o espirito de ah e tal eu tive mais k o medico no curso de SAV por isso tou trankuilo e a mensagem que passa para fora noutros lados ser de uma enfermagem submissa aos medicos, e acham que não vale a pena fazer disto uma bandeira, se nao vos fere estas noticias, nao saimos da cepa torta, começo a pensar que deve ter sido um desses enfermeiro trankuilo que fez o guiao para a interna de cardiologia....

è triste, levarem isto tao na desportiva

Offline miguelittu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Novembro 21, 2009, 20:14:10 »
Então estamos de acordo, eu sei que qualquer um dos meus utentes se ler essa notícia não lhe dáimportância porque prevalece aquilo que eu faço transparecer. E se todos fizerem igual está tudo sobre rodas. Agora uma coisa é certa, ninguém é obrigado a pensar igual nem a sentir-se tão ofendido como o colega. Triste?? Triste é alguém trabalhar de borla, é pagar mensalidades a uma Ordem carregada de inércia, é assistir a uma reestruturação dos cuidados de saúde primários onde a Enfermagem é cilindrada, é ver desigualdades no acesso ao emprego, é ver uma carreira da qual os nossos representantes parecem ter desistido, é ver técnicas nossas a serem usurpadas diariamente e a contratarem pessoas sem formação para o nosso lugar. Estas são as lutas que nos dvemos concentrar.

Offline Mveri

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Novembro 21, 2009, 21:56:45 »
Citação de: miguelittu
Então estamos de acordo, eu sei que qualquer um dos meus utentes se ler essa notícia não lhe dáimportância porque prevalece aquilo que eu faço transparecer. E se todos fizerem igual está tudo sobre rodas. Agora uma coisa é certa, ninguém é obrigado a pensar igual nem a sentir-se tão ofendido como o colega. Triste?? Triste é alguém trabalhar de borla, é pagar mensalidades a uma Ordem carregada de inércia, é assistir a uma reestruturação dos cuidados de saúde primários onde a Enfermagem é cilindrada, é ver desigualdades no acesso ao emprego, é ver uma carreira da qual os nossos representantes parecem ter desistido, é ver técnicas nossas a serem usurpadas diariamente e a contratarem pessoas sem formação para o nosso lugar. Estas são as lutas que nos dvemos concentrar.

Mas como nem todos fazem transparecer o mesmo, ha que haver alguns que se façam mostrar pela classe, nao sendo ordem ou sindicatos devemos ser nos os agentes de mudança, os cuidados que presto não envolvem so o meu utente mas toda uma comunidade, e se nem todos se importam, os que se importam komo o miguelito, tem k se fazer valer pelos k nao o fazem, as lutas sao muitas, "guerreiros" há poucos, mas devemos lutar por cada batalha com a mesma dignidade, eu não escolho batalhas..luto por todas

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Novembro 22, 2009, 03:04:59 »
Toda a abordagem que a revista Sábado faz dos hospitais é com base na classe médica. Quem ler todos os suplementos sobre os serviços melhor posicionados no ranking, percebe que os "heróis" são apenas os médicos.
Nalgumas edições é dado algum relevo a certos enfermeiros, mas sempre de uma forma muito discreta.
Quanto a outros profissionais, alguns nem lá aprecem mencionados.

Offline Mveri

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Novembro 22, 2009, 09:29:29 »
mais alguem que concorda comigo

http://doutorenfermeiro.blogspot.com/

Offline jo@n@_FGENTIL

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Novembro 22, 2009, 10:47:06 »
e o ridiculo da história não se fica pela forma como nos retratam...

...ao ler a notícia na integra,deparo-me com "Ai doutor,e agora?! Ai doutor." o doutor está farto. Entre a administração de diuréticos e de nitratos,o cirurgião recomenda-lhe calma: "Não se enerve. Elizabete responde: "Sou estagiária, estou aqui há duas semanas", isto quando o artigo nos reporta para o facto de a dita Enfermeira estar sozinha no serviço...aconselho vivamente estes Srs. a inteirarem-se da realidade dos alunos estagiários de Enfermagem.

A Ordem é inerte em certos aspectos,e como ela também muitos colegas são. É nosso dever dignificar a profissão. Triste é usurpação de funções??? De quem tem vindo a ser a culpa?? Só da inércia da Ordem? ou do "deixa andar" de alguns de nós??

A Ordem é de facto responsável pela tomada de posição face a algumas situações...então e nós?? Fazemos como a anedota dos alentejanos (com todo o respeito por estes cidadãos): "Deixa 'tar maneli,qd o vento mudar eu apanho a nota!!!".

Ficarmos sentados e de pernas cruzadas,enquanto artigos como estes são publicados,e ainda para mais justificar, como o colega miguelittu, que o que se pretende é retratar a realidade de "safa-te sozinha", porque "eu não sei fazer nada", não me parece justificação plausível. Tomar uma posição tão radical como "eu não sei fazer nada"...hum...é este o retrato da realidade? Do nosso dia-a-dia?

Vamos permitir que nos vistam "esta roupinha"?

Cumprimentos a todos colegas!
i'm nurse...i know how to make the difference

Offline nurseboy

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Novembro 22, 2009, 11:09:15 »
Eu por mim, escrevíamos uma carta a denunciar isto e enviavamos para as televisões... A SIC e a TVI, nas grandes reportagens a abordar a enfermagem... É vergonhoso quando vemos que estamos nesta inércia... Afinal de contas estamos 24 h por dia com o doente, os cuidados de enfermagem não deveriam entrar no ranking? Só medicos? Então isto só vem comprovar akilo que eu acho: Não somos importantes e podemos fazer uma greve GERAL e PÁRA TUDO!!! Lembrem-se não somos importantes e etão, ningué vai trabalhar nessses dias... Urgências, medicina, cirurgia, centro de saúde, estabelecimentos prisionais... PÁRA TUDO!!!

Nós não entramos no anking, não somos profissionais equivalentes ao House e/ou à Antaomia de Grey... Portanto, meus amigos, ainda pensam que não temos poder?
Piores dias virão... E aculpa? Bom, não é só da Ordem nem dos Sindicatos... É nossa, também!!! Nós deixamos... Somos os inocentes que "andamos para m lado e para o outro", que triamos doentes cm abcesso para um local de tosse...

Será dor de cotovelo por sermos nós a triar?? A imgem que passamos é que somos incompetentes a triar... Isto revolta-me.... E gostaa de saber mis colegas que estão omigo... Faz-se uns ensaios de cartas e envia-se... As televisões adorarão, poque é escândalo e conseguimos dar visibilidde à nosa profissão...

Sempre aprendi que "quem não sente, não é filho e boagente", e "quem cala, consente!"... Que aprendi eu, em 4 anos de Lienciatura e várias semanas de trabalho? A correr para um lado e para o outro?

Plo amor de Deus, não se calem... Se isto se pssasse com a Ordem dos médicos e com os médios, acham que ainda estava neste silênio???
"Abyssus abyssum invocat"

Offline jo@n@_FGENTIL

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Novembro 22, 2009, 12:03:01 »
caros colegas, estou em "ensaios" (não laboratoriais) de uma possível carta dirigida ao Director da Revista Sábado, que posteriormente colocarei aqui,aceitando-se correcções e propostas.

Para já vou-me debruçar numa leitura de todo o artigo "Os melhores hospitais de 2009", procurando destacar as infelizes passagens que nos colocam como "figurantes" na prestação de cuidados.

Vamos unir esforços, não podemos esperar impávidos e serenos por uma atitude da Ordem, não somos meras ovelhas de um rebanho, até porque metafóricamente falando....não podemos esperar que a Ordem navegue o barco sozinho,vamos ajudar a ajustar as velas, permitindo que o vento sopre a nosso favor!

E com esta iluminação filosófica me retiro para leituras...

Cumprimentos colegas!

Offline nurseboy

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Novembro 22, 2009, 12:07:31 »
Okay colega... Depois envie que podemos fazer uns reajustes e enviar para a comunicação social... Não pde ficar assim, penso eu... Eu fikei escandalizado...
"Abyssus abyssum invocat"

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Novembro 22, 2009, 14:22:44 »
Já vi e esperei muita coisa mas esta surpreendeu-me realmente...para além do conteúdo do texto, o título tem muito que se lhe diga também....alguma resposta por parte da editora da Sábado ou intervenção da OE ou algum Sindicato?
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline Mveri

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Novembro 22, 2009, 14:40:41 »
Ainda não foi elaborada a carta, de momento estou a recolher todos os pontos do artigo para falar na carta...

Offline jo@n@_FGENTIL

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Novembro 22, 2009, 15:42:41 »
Colegas, deixo-vos o resultado do meu "ensaio"...aceitam-se rectificações!

Vamos dar voz à Enfermagem!

Cumprimentos colegas!

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Novembro 22, 2009, 16:10:08 »
li a carta...parece-me bem...

agora será que a irão publicar?

Offline jo@n@_FGENTIL

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Novembro 22, 2009, 21:38:03 »
colegas, li e voltei a ler a carta que "esbocei" e, considerei que deveria enfatizar as nossas intervenções, pelo que fiz uso do REPE e resumidamente as escrevi.

colega enfsergio, se será ou não publicada, não sei...no entanto o correcto seria a sua publicação, o nosso direito de resposta merece igualmente uma edição de 5 ou 6 páginas.