Forumenfermagem

Autor Tópico: Obesidade Infantil e Juvenil  (Lida 5411 vezes)

Offline joana santos

  • Membro Associado
  • *****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
Obesidade Infantil e Juvenil
« em: Fevereiro 19, 2006, 12:03:29 »
Conferência Internacional de Obesidade Infantil

A Obesidade Infantil considerada actualmente como uma verdadeira epidemia do século XXI, com as consequências nefastas que daí advêm para a saúde.
Atenta a esta realidade, a Fundação Bissaya Barreto desenvolveu um projecto que incluiu a Conferência Internacional de Obesidade Infantil, que teve lugar nos dias 25 e 26 de Novembro de 2005, no Auditório Bissaya Barreto, no Campus do Conhecimento e da Cidadania, em Bencanta, Coimbra.
A Conferência Internacional de Obesidade Infantil, uma organização conjunta da Fundação Bissaya Barreto e o Ministério de Educação, contou para este ervento com a participação de um ilustre grupo de oradores e moderadores, nacionais e internacionais, que abrangeu  todos os agentes que intervêm neste processo a nível institucional, científico, académico e empresarial.
Que venham mais projectos como estes e que não se fiquem somente pelas intenções...

Offline joana santos

  • Membro Associado
  • *****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
Obesidade Infantil e Juvenil
« Responder #1 em: Fevereiro 19, 2006, 12:10:45 »
Durante a última década, tanto a prevalência como os riscos da obesidade nos adultos foram alvo de uma atenção considerável. Actualmente, existe "um maior interesse em discutir o aumento do número de crianças e adolescentes obesos".  :roll:
( "A maioria dos países europeus apresenta taxas de sobrepeso e obesidade superiores a 10% entre as crianças com 10 anos. Mais alarmantes são os índices superiores a 30% apresentados por alguns países, como a Grécia, a Itália ou Malta. É certo também que existem variações substanciais de acordo com as áreas geográficas: na Europa, são os países do leste e sul que apresentam níveis especialmente elevados.
Os parâmetros de análise da obesidade infantil não são universais, o que dificulta as comparações internacionais de dados. Considerando esta lacuna, um grupo de peritos internacionais que integra a equipa de trabalho da International Obesity Task Force, um comité da International Association for the Study of Obesity (principal organização de profissionais ligados ao estudo de obesidade, oriundos de mais de 50 países), desenvolveu recentemente parâmetros comuns que facilitarão o cruzamento de dados no estudo da obesidade juvenil. :wink:
As origens da obesidade assim como as suas complicações são debatidas diariamente. Confirma-se que os factores genéticos influenciam bastante a predisposição para a obesidade infantil, mas a genética per se não explica o alargamento do fenómeno, registado nos últimos anos. Em busca de outras explicações, os investigadores voltam-se para a clássica equação do equilíbrio energético. Tal como nos adultos, a obesidade infantil e juvenil é consequência de um desequilíbrio entre as calorias consumidas e as gastas. Este desequilíbrio deve-se a um conjunto de factores sociais que influenciam a forma como as crianças se alimentam, praticam exercício físico ou brincam. São poucos os casos de obesidade cuja origem está em perturbações do tipo endocrinológico ou noutros problemas físicos.
Enquanto, há uns anos atrás, o sobrepeso infantil não se considerava prejudicial - a gordura na criança era sinal de boa saúde, actualmente, sabe-se que a obesidade provoca problemas, imediatamente e no futuro. Independentemente dos problemas físicos e emocionais que surgem na infância, estudos de longo prazo demonstraram que a obesidade adolescente é uma antecipação da obesidade em idade adulta, especialmente se os pais forem também obesos. A obesidade pode, assim, aparecer muito cedo, o que implica, não só um maior risco para a saúde, mas também problemas sociais e económicos mais graves."

Potenciais complicações da obesidade infantil:

Problemas físicos precoces
Diabetes de tipo 2, puberdade precoce, apneia do sono, problemas hepáticos, hipertensão, problema dos lípidos sanguíneos (colesterol), doenças arteriais, cálculos renais, pés chatos.
Problemas psicológicos precoces
Perda da autoconfiança, baixa auto-estima, discriminação social.
Aumento dos riscos de obesidade em idade adulta com todas as repercussões físicas, sociais e psicológicas
Doenças cardiovasculares precoces, problemas de metabolismo. :(

Fonte: Ebbeling et al., The Lancet 2002
Referências
Fooks LJ, Gibson GR, "Probiotics as modulators of the gut flora", British Journal of Nutrition, 88, págs. S39-S49, Setembro de 2002.
"Probiotics and Prebiotics", American Journal of Clinical Nutrition, 73, Suplemento, págs. 361S-498S, 2001.
Steer T, Carpenter H, Tuohy K, Gibson GR, Steer TE, "Perspectives on the role of the human gut microbiota and its modulation by pro- and prebiotics", Nutrition Research Reviews, 13, págs. 229-254, 2000.
Teitelbaum JE, Walker WA, "Nutritional impact of pre- and probiotics as protective gastrointestinal organisms", Annual Review of Nutrition, 22, págs 107-38, 2002.

Pode-se consultar em:
EUFIC: European Food Information Council
www.eufic.org

Offline qaadirbaloch

  • Iniciante
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Re: Obesidade Infantil e Juvenil
« Responder #2 em: Fevereiro 20, 2015, 05:29:07 »
com todas as repercussões físicas, sociais e psicológicas
Get free demos for Testking ccna voice pdf   exam and mcts exam with security+ sy0-401 training   guaranteed success. Our   olivet.edu best quality prepares you well before appearing in the final exams.

Offline beatrizg89

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 101
    • Ver Perfil
Re: Obesidade Infantil e Juvenil
« Responder #3 em: Fevereiro 20, 2015, 15:31:08 »
Matéria super interessante que merece a nossa atenção e reflexão! Esta é uma das minhas áreas preferidas! :)
Enfermagem é uma paixão! Apostar uma distracção!

Offline PaulaCrisSouza

  • Iniciante
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
Re: Obesidade Infantil e Juvenil
« Responder #4 em: Janeiro 28, 2016, 15:39:18 »
material muito interessante obrigada

como emagrecer rapido

material muito interessante obrigada