Autor Tópico: Bolha de ar nas intramusculares  (Lida 25337 vezes)

Offline Amelie_Poulain

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Bolha de ar nas intramusculares
« em: Setembro 30, 2009, 20:13:52 »
Olá Colegas!   ;)

Em todo o lado vejo os enfermeiros a rejeitarem o ar das seringas pré-cheias,principalmente vacinas administradas por via intramuscular. A questão é a seguinte: Porquê retirar o ar?
Eu administro com ar para garantir que todo o medicamento é administrado e para que se crie o "efeito tampão" impedindo que o medicamento se extravaze.
Ninguém até agora me justificou a rejeição da bolha de ar.
A minha dúvida é a seguinte, (por exemplo) nas insulinas não se administra com bolha de ar uma vez que o espaço morto ja é calculado e contabilizado, mas nestas seringas pré-cheias o espaço morto é tido em conta?

Obrigada
Amelie Poulaine

Offline BAB

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Bolha de ar nas intramusculares
« Responder #1 em: Outubro 01, 2009, 14:48:46 »
Olá colega!

Eu partilho da mesma opinião, e nunca rejeito a bolhe de ar nessas situações.. Pela mesma razão - o efeito tampão!

E se fosse mesmo necessário retirar esse ar, bastava de certeza ler o folheto informativo.. Se criam lá um  espaço dedicado aos profissionais de saúde, em que nos chamam a atenção para o aspecto que o líquido deve ter, para agitarmos antes, para não administrar EV, também acho que viria - retirar o ar - ...

E se tirarem o ar, poderão ver que algum líquido extravasa por vezes, assim como usualmente sangra depois de administrada a vacina!

Pelo menos é a minha lógica, claro que não estou a justificar-me com nenhum artigo científico ..

Cumprimentos!

Offline Boo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://www.rapazinhostuna.blogspot.com
« Responder #2 em: Outubro 01, 2009, 18:33:18 »
Depende, dado que algumas vacinas apresentam mais ar do que inoculação...
Coiso

Offline PedroMendes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 02, 2009, 17:49:00 »
A bolha de ar está presente por algum motivo...Se não o fabricante não se dava ao trabalho de a colocar propositadamente! ;) Dessa forma o fármaco é administrado na totalidade, devido ao referido efeito tampão ou selagem.

Offline Enigma79

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Outubro 04, 2009, 23:07:45 »
A essa bolha de ar dá-se o nome de "lock de ar"...

Offline ddgvcpt

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 05, 2009, 00:13:54 »
Caros Colegas....

Quando tiverem duvidas... dêm-se ao trabalho de ler as informações que normalmente acompanham os medicamentos!!! ;)

Normalmente vem la a reposta que desejam!!! Claro que podemos sempre começar a divagar e encontrar mil justificações para justificar a nossa teoria!!!

encontrei isto algures.... cabe a voces decidir a que se refere e porque será que alguem decidiu assim... ou será que o fabricante desta vacina estava louco!!!!

"Modo e/ou via(s) de administração
Deixe a vacina atingir a temperatura ambiente (15ºC a 25ºC) antes de utilizar.
Agite antes de usar.
Retire a protecção / tampa da agulha.
Segure a seringa virada para cima e retire o ar restante.
Não utilize a vacina caso haja partículas estranhas na suspensão.
Não misture com outros medicamentos na mesma seringa.
A vacina não deve ser injectada num vaso sanguíneo."

Não compliquem o que é facil!!!!

Grande abraço

Offline Boo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 05, 2009, 01:27:13 »
Citação de: Enigma79
ou é efeito tampão... ou air lock... dêem preferência à língua portuguesa...o recurso a anglicismos é desnecessário e a nossa classe tem tendência a abusar deles...

Retomando ao tema.. afinal não estava errado... ja começava a ficar preocupado.. a vacina anti tetânica tem uma quantidade abismal de ar... e sempre a retirei.. e nunca vi refluxo significativo de inoculação após a sua administração... já para a administração SC de HBPM... justifica a presença da bolha de ar, dado que é duma proporção apropriada à quantidade de fármaco presente na seringa pré-cheia.
Coiso

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 06, 2009, 18:17:21 »
Concordo que se evitem os neologismos.

Offline Amelie_Poulain

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Outubro 20, 2009, 14:46:47 »
Colegas... obrigada pela participação.
Quanto à minha dúvida... confesso que a trabalhar numa farmácia não administro vacinas mt variadas... e na bula das vacinas da gripe não há qualquer referência a extrair o ar presente, a única indicação de administração é a via e o local (deltóide).
Eu antes de colocar a dúvida dei-me ao trabalho de pesquisar  ;) Talvez tenha sido preciosismo meu... não passa de um pormenor, certo?!

Cumprimentos
Amelie Poulaine

Offline Enigma79

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Outubro 21, 2009, 02:42:24 »
[/quote]
ou é efeito tampão... ou air lock... dêem preferência à língua portuguesa...o recurso a anglicismos é desnecessário e a nossa classe tem tendência a abusar deles...

Habitua-te a que cada vez mais se use a terminação/língua inglesa para tudo... mesmo que não queiras, até mesmo para a enfermagem...
Ha pois é...

Offline nurseboy

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Outubro 21, 2009, 14:55:20 »
Citação de: Herodes
Concordo que se evitem os neologismos.

Desculpe colega, mas é anglicanismo e não neologismo. Neologismo é quando se inventa uma palavra nova...

Mas eu sou muito nacionalista, e se queremos mostrar que não somos uns meros executores, que procuramos informação, por vezes temos que fazer uso à lingua inglesa.
"Abyssus abyssum invocat"

Offline Boo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Outubro 21, 2009, 17:22:52 »
Citação de: Enigma79

Habitua-te a que cada vez mais se use a terminação/língua inglesa para tudo... mesmo que não queiras, até mesmo para a enfermagem...
Ha pois é...

[/quote]

Utilizam, porque não apresentam capacidades para se expressarem correctamente... desculpe colega mas para mim, lock de ar... não é nada... nem nunca ouvi tal miscelânea de termos.
Coiso

Offline MUSADOORIENTE

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Dezembro 27, 2009, 10:56:50 »
O que é nacional é bom. ;)

Offline Boiler

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Dezembro 27, 2009, 11:19:57 »
Normalmente as vacinas (a maior parte dos injectáveis pré-cheios...) trazem,a meu ver, ar a mais, portanto retiro sempre a maior parte e deixo ficar algum para como já foi referido criar o efeito tampão/lock de ar (sempre se poderá fazer a técnica em Z que dará o mesmo efeito). Para mim é uma questão de bom senso e observar se a quantidade de ar é demasiada ou não, para aquela quantidade de medicamento e para aquele músculo em causa (nas IM).

cumprimentos
"What is the most resilient parasite? A bacteria? A virus? An intestinal worm? ...An idea. Resilient, highly contagious. Once an idea has taken hold of the brain it's almost impossible to irradicate. An idea that is fully formed, fully understood. That sticks, right in there somewhere."

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Dezembro 27, 2009, 16:40:22 »
O que entendes pela técnica em Z Boiler?
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]