Autor Tópico: Vamos espicaçar os Enfermeiros  (Lida 10000 vezes)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Vamos espicaçar os Enfermeiros
« Responder #15 em: Setembro 30, 2009, 21:55:55 »
Citação de: paionense
@enfsergio [/b]
Sempre o mesmo argumento. Se tivermos um familiar internado, bla, bla, bla... Porque se for noutro dia qualquer em que não haja greve, já não ha problema nenhum. Isso é pura demagogia!

Essa de falar ao coração e apelar ao amor pela profissão já foi chão que deu uvas, meu amigo! Estou farto que me metam a mão no bolso e que me tratem como dejectos de cão! Enquanto as pessoas no poder não perceberem que estamos dispostos a tudo para que nos devolvam a dignidade profissional vão continuar a tratar-nos como até agora.

Está visto e revisto... Pela vossa forma de falar não estão muito revoltados, nem incomodados com a mão no bolso que este governo (desculpe lá Boo-Sócrates) lhes está a meter.

Secalhar o colega é que deveria repensar a sua forma de falar e de agir. Pode até ter razão naquilo que fala...mas a enfermagem tem as suas RESPONSABILIDADES e não pode fugir a elas. E sinceramente não tenciono falar ao coração e apelar ao amor pela profissão a ninguém. Tenciono falar de RESPEITO e DIGNIDADE que é aquilo que os doentes merecem. Tenho pena que não compreenda ou não queira compreender.

Offline martinman

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Setembro 30, 2009, 22:26:16 »
Boa menino(paionense), haja alguém que me entende.
Aos outros artistas com paleio de tanga, não respondo, não era esse caminho demagógico que pretendia ao iniciar o tópico, quero acção.
Estou a ver que temos de partir para o MAE (Movimento Armado de Enfermeiros) se não isto não vai lá.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Setembro 30, 2009, 22:34:43 »
Citação de: martinman
Boa menino(paionense), haja alguém que me entende.
Aos outros artistas com paleio de tanga, não respondo, não era esse caminho demagógico que pretendia ao iniciar o tópico, quero acção.
Estou a ver que temos de partir para o MAE (Movimento Armado de Enfermeiros) se não isto não vai lá.

Com atitudes assim é que não vamos a lado nenhum...paleio de tanga parece-me ser o teu...espicaças espicaças mas não dizes nada...

Offline martinman

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Setembro 30, 2009, 22:36:36 »
Tenciono falar de RESPEITO e DIGNIDADE que é aquilo que os doentes merecem. Tenho pena que não compreenda ou não queira compreender.

Só um aparte à cerca deste assunto do respeito e dignidade que o doente merece, o professor merece, o doutor merece, o desempregado merece, o engenheiro merece, o policia merece, o bêbado merece, chega a vez do Zé Enfermeiro e acabou  stock de respeito e dignidade, estamos em contenção e o orçamento já não dá.
GENTE QUE CUIDA DE GENTE TAMBÉM É GENTE.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Setembro 30, 2009, 22:43:32 »
Citação de: martinman
Tenciono falar de RESPEITO e DIGNIDADE que é aquilo que os doentes merecem. Tenho pena que não compreenda ou não queira compreender.

Só um aparte à cerca deste assunto do respeito e dignidade que o doente merece, o professor merece, o doutor merece, o desempregado merece, o engenheiro merece, o policia merece, o bêbado merece, chega a vez do Zé Enfermeiro e acabou  stock de respeito e dignidade, estamos em contenção e o orçamento já não dá.
GENTE QUE CUIDA DE GENTE TAMBÉM É GENTE.

Gente que cuida de gente també é gente sem dúvida alguma...e já agora acrescento... CUIDA DA MESMA FORMA QUE GOSTASSES DE SER CUIDADO

Offline martinman

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Setembro 30, 2009, 22:44:41 »
Com atitudes assim é que não vamos a lado nenhum...paleio de tanga parece-me ser o teu...espicaças espicaças mas não dizes nada...
[/quote]
O colega não me conhece, penso eu ,de que forma questiona a minha atitude?
Estamos no mesmo barco, paleio da tanga é este que estamos a ter agora, sem produzir nada que nos impeça do naufrágio.
Vamos unir esforços para dar a volta a isto.
Agora 1 diz repensa a profissão,outro és isto ou aquilo, as vossas opiniões baseadas seja em que for sobre a minha qualidade ou falta dela como enfermeiro, não nos levam a nada.
Focagem e união.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Setembro 30, 2009, 22:49:46 »
não sei se estaremos no mesmo barco...secalhar estamos em barcos diferentes mas com o mesmo porto de abrigo como destino...espero que nenhum dos barcos naufrague...e que possivelmente a meio do caminho os barcos se unam para constituir uma frota forte...

Offline martinman

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Setembro 30, 2009, 23:02:29 »
cuidar da mesma forma que gostaria de ser cuidado.
Não concordo em absoluto mas já é um bom principio.
Agora pelo que tenho ouvido por parte de colegas e amigos, que tenho por esse país fora e sinto-o também, é a notória desmotivação dos enfermeiros com interferência directa na qualidade dos cuidados.
Concorda?
Mas também não é muito importante pois nos tempos que correm, só os enfermeiros é que se preocupam com qualidade, para os outros, qualidade e excelência de cuidados são apenas adjectivos maquilhadores do discurso.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Setembro 30, 2009, 23:08:02 »
Concordo que existe desmotivação por parte da maioria dos enfermeiros na prestação dos cuidados. Sem dúvida que a desmotivação influencia na qualidade do nosso trabalho...

E agora colega martinman??

Offline martinman

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Setembro 30, 2009, 23:16:43 »
Agora, urge uma ruptura com isto que temos (ensino, formação, desempenho)
Tem de haver mais exigência, maior fundamentação cientifica nos cuidados prestados, melhores condições de trabalho, se realmente a qualidade interessa e sem duvida mais reconhecimento.
Reconhecimento = Dinheiro
Palmadinhas nas costas não chega.
É muita coisa!!!

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Setembro 30, 2009, 23:21:37 »
Sim...volto a concordar...Sem dúvida que aquilo que eu disse anteriormente faz sentido...vamos em barcos diferentes com o mesmo porto de abrigo como destino. Secalhar não sou tão radical nas possíveis formas de luta. Mas ambos queremos o mesmo, ou seja a evolução da enfermagem e um maior reconhecimento...apesar de na minha opinião reconhecimento não ser apenas igual a dinheiro. Será que reconhecimento é apenas igual a dinheiro??
Os meios que defendemos para atingir os fins é que me parecem diferentes...mas o fim parece-me ser o mesmo...

Offline martinman

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Setembro 30, 2009, 23:36:54 »
Vamos lá ver uma coisa, obviamente que não queria chegar ao ponto de termos uma paralisação total, sem mínimos, mas garanto-te, se sentissem que estávamos em força, dispostos a fazê-lo, bastava a ameaça e teríamos logo ganhos, se tiver mesmo que ser, que seja.
Não podemos admitir ser tratados assim, isso não, e como disse atrás, com desespero coça-se até fazer sangue.

Offline Boo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://www.rapazinhostuna.blogspot.com
« Responder #27 em: Outubro 01, 2009, 18:55:43 »
A isso chama-se bluff.... e não funciona quando estamos a falar de saúde e tratar de seres humanos...

o colega é daqueles, muitos, que urge à classe profissional revolta, indignação e luta... e até agora... não sugeriu uma medida ordeira e realista de se implementar... se pensa que por vir para o forum dizer que é preciso fazer greve total.. sem cuidados mínimos e que se **** quem n é enfermeiro... faz de sí um defensor da nossa classe desengane-se.. só faz de si... um profissional que não reflectiu o nivel de repercussão que esses actos podem trazer com uma paralisação total...

pode-me chamar o que quiser... a sua opinião, na minha optica ja perdeu qualquer valor...

já agora... gente que cuida de gente... é uma frase feita... que todos usam e poucos sabem o que significa...

Não venham atirar pó para os olhos daqueles que pensam que não é através da punição dos nossos doentes (privando-os de cuidados de saúde mínimos) que vamos alcançar a glória já muito perdida da nossa profissão... não venham com complexos de superioridade...
Coiso

Offline Amelie_Poulain

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Outubro 01, 2009, 20:19:34 »
Humm... então, colega Boo, que sugere que façamos?

Ninguém quer que os nossos doentes passem mal. Isso é ponto assente. Mas creio que ninguém quer enfermeiros doentes e cansados por excesso de trabalho e todo um conjunto de outros problemas que contribuem para a insatisfação dos profissionais. É sabido que profissionais insatisfeitos são menos eficazes e produzem menos…
Tenho conhecimentos de que num hospital aqui no norte, o normal agora é colocarem 3 enfermeiros por turno para cerca de 30 doentes... parece-me que o normal é trabalhar-se em modo "serviços mínimos"...

Haja Alegria e já agora compaixão, vocação, dedicação...todas essas tangas misericordiosas que sempre esperam de nós! E nós, não podemos esperar nada dos outros???
Amelie Poulaine

Offline Boo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://www.rapazinhostuna.blogspot.com
« Responder #29 em: Outubro 01, 2009, 20:43:30 »
eu ja dei muitas sugestões...mesmo.. volto a enunciar algumas...

Para começar, deve existir um exame diagnostico a realizar na admissão *a ordem, com o intuito de, face aos rendimentos de cada recém licenciado, verificar o padrão de exigências de cada instituição de ensino.... só assim é que se alcança justiça nas medias finais de curso...

De seguida... qualquer pessoa que quer... entra para enfermagem... até aí .. tudo bem ... o problema coloca-se em .. qualquer pessoa que quer... acaba o curso de enfermagem ... mostrando ou não competências para isso... têm que haver padrões de exigência mínima... várias instituições caem em facilitismo.. porque convém (€). formam-se profissionais que, como não lutaram para serem enfermeiros (graxa, cunhas... etc e tal para transitar de ano..) não sabem valorizar aquilo que deve ser realizado no âmbito da enfermagem...  como tal... sai mão de obra excessivamente.. e que não da valor .. nem sabe o que é ser enfermeiro... e como o povo diz.. para arranjar emprego vende-se ao desbarato .... depois é claro que isto complica para todos nós... especialmente recém licenciados como eu que n querem receber 3.5€ por hora.

Como só ainda vou nesta fase da minha vida profissional.. não posso falar do que não sei ... mas tenho muitas outras opiniões...por isso é que digo ... venha o MDP e pode ser que isto comece a mudar... quanto mais cedo melhor.

Não é com radicalismos infundados que vamos levar alguma ideia avante... pelo contrario... é assim que rapidamente se denigre uma classe profissional... somos racionais... e muito... as luta... passa por fazer a comunidade ver a injustiça que sofremos de forma a que se aliem a nós na nossa luta.... ja está visto que se forem só os enfermeiros a lutarem pela enfermagem isto não vai a lado nenhum ... temos que pedir ajuda aos utentes... e não... paralisar o serviço de saúde.
Coiso