Autor Tópico: Malta do Fórum para a Liderança da Ordem!  (Lida 12197 vezes)

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Malta do Fórum para a Liderança da Ordem!
« Responder #30 em: Setembro 18, 2009, 20:06:35 »
Se formarem essa lista podem contar com o meu voto...não entro na lista porque abstenho-me dessas coisas na minha vida mas colocaria a minha cruz bem grande no quadradinho do nosso fórum...não sei porque devemos ter juízo, que eu saiba ualquer enfermeiro pode candidatar-se ou estou enganada

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Setembro 18, 2009, 21:13:39 »
Tal como já disse...apoio uma lista criada por pessoas do forumenfermagem para a ordem dos enfermeiros. Terei todo o prazer em colaborar e entrar na lista. No entanto, é importante lembrar que não basta dizer eu entreo, eu não me importo, eu isto ou eu aquilo. É importante ter alguma disponibilidade para reunir, para discutir, para elaborar um projeto. Eu entro...mas as coisas têm que ser bem estruturadas. Não é entrar por entrar...não é para brincar. É para lutar pela enfermagem.

Também é importante dizer...e é importante que todos tenham isto presente...NÃO É O FORUMENFERMAGEM QUE SE CANDIDATA. Isto é importante. São membros do forumenfermagem que se conhecem daqui e que participam activamente nos tópicos de discussão criados em prol da enfermagem. O forumenfermagem tem que ser isento. Para bem da enfermagem, deve continuar a ser um espaço de discussão, em que todas as listas candidatas possam apresentar as suas ideias, os seus projetos. Lembrem-se disso.

Quando o colega sandromelo me falou desta ideia, dei todo o meu apoio e insisti bastante para ele criar este tópico. Sabia que a participação ia ser grande, que os membros iam aderir...agora surjam as ideias...seja constituido um grupo de trabalho, de onde saia um projeto e se apresente um candidato a presidente.

Offline Jconeves

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Setembro 18, 2009, 21:29:22 »
Citação de: enfsergio
Tal como já disse...apoio uma lista criada por pessoas do forumenfermagem para a ordem dos enfermeiros. Terei todo o prazer em colaborar e entrar na lista. No entanto, é importante lembrar que não basta dizer eu entreo, eu não me importo, eu isto ou eu aquilo. É importante ter alguma disponibilidade para reunir, para discutir, para elaborar um projeto. Eu entro...mas as coisas têm que ser bem estruturadas. Não é entrar por entrar...não é para brincar. É para lutar pela enfermagem.

Também é importante dizer...e é importante que todos tenham isto presente...NÃO É O FORUMENFERMAGEM QUE SE CANDIDATA. Isto é importante. São membros do forumenfermagem que se conhecem daqui e que participam activamente nos tópicos de discussão criados em prol da enfermagem. O forumenfermagem tem que ser isento. Para bem da enfermagem, deve continuar a ser um espaço de discussão, em que todas as listas candidatas possam apresentar as suas ideias, os seus projetos. Lembrem-se disso.

Quando o colega sandromelo me falou desta ideia, dei todo o meu apoio e insisti bastante para ele criar este tópico. Sabia que a participação ia ser grande, que os membros iam aderir...agora surjam as ideias...seja constituido um grupo de trabalho, de onde saia um projeto e se apresente um candidato a presidente.

Concordo plenamente colega enfsergio! afinal falamos de uma instituição pública que deve ser a voz de milhares de profissionais... Não devemos pensar nisto de uma forma leviana...
Quanto à possibilidade de candidatura, penso que apenas para alguns cargos de topo nos órgãos sociais da OE, é requerido algum período de actividade profissional! Nomeadamente para bastonário, que tem que se ter (espero não estar a cometer nenhuma gafe) 15 anos de profissão...e para órgaos de jurisdição, 10 anos!
Enfim...mas a ir em frente com esta excelente iniciativa (que sublinho, é apenas uma "excelente iniciativa"), requer muito trabalho de bastidores...e acima de tudo muito entrosamento entre os colegas que possam vir a avançar com a mesma...

Força aí colegas...
cumprimentos...

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Setembro 18, 2009, 22:14:59 »
O colega Sergio tocou em pontos extremamente importantes na sua última participação.
Não foi de forma leviana nem por brincadeira que lancei este tópico.
Sou enfermeiro com orgulho, mas confesso-me desagradado com o estado das coisas. No entanto, detesto quem critica por criticar e nada apresenta de novo.
Assim lancei a iniciativa para ver se outros colegas partilham destes sentimentos e parece efectivamente que sim.

Tal como o titulo do fórum indica, não se trata de uma candidatura do fórum, nem sei se chegará a tratar-se de uma candidatura, mas se servir para levantar discussão, partilha de ideias e originar o despertar de quem detem o poder já fico muito satisfeito.

Pessoalmente, não tenho pretenções a bastonário, nem condições para o ser, pois entre outras coisas requer 15 anos de exercício profissional e outra maturidade que provavelmente ainda não tenho  ;D

Agora numa lista à Secção Regional dos Açores, integrada num projecto nacional, assumirei com determinação uma posição.

Obrigado a todos pela participação até agora...

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #34 em: Setembro 19, 2009, 01:12:21 »
Com o devido respeito por todos... Não considero haver competência suficiente, a crer pelas opiniões aqui explanadas, para formar uma lista só com base em pessoas que participem no fórum...

Muita imaturidade, pouco sumo, pouco calo e opiniões muito reaccionárias (contra mim falo), englobados numa coisa maior talvez, mas desta forma, será apenas um exercício mental engraçado.

Como se disse em tópicos mais antigos...

O que fariam se fossem bastonários?
Que ideias exequíveis teriam?

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Setembro 19, 2009, 09:58:59 »
Citação de: Mauro_G
Com o devido respeito por todos... Não considero haver competência suficiente, a crer pelas opiniões aqui explanadas, para formar uma lista só com base em pessoas que participem no fórum...

Muita imaturidade, pouco sumo, pouco calo e opiniões muito reaccionárias (contra mim falo), englobados numa coisa maior talvez, mas desta forma, será apenas um exercício mental engraçado.

Como se disse em tópicos mais antigos...

O que fariam se fossem bastonários?
Que ideias exequíveis teriam?

Obrigado pelo contributo Mauro...já estava a sentr a falta da tua ideia...
Concordo contigo, mas se calhar também aqui mostramos o nosso lado mais imaturo e irresponsável propositadamente.
Mas claro que a minha ideia, se algo daqui avanççasse não seria de forma nenhuma limitar a participação apenas a quem está no forum. Há muita gente válida fora daqui.
A ideia é simplesmente romper com o estado das coisa e gerar discussão...

Offline dprocha

• Membro Associado
    • Ver Perfil
    • http://Ifonix.blogspot.com
« Responder #36 em: Setembro 19, 2009, 17:35:44 »
Como estava-se a ver, a maioria da malta que participa activamente no fórum não tem qualificações para pertencer à Ordem...no entanto, normalmente, no meio de tanta discussão, troca de palavras, opiniões diversas há de concerteza nascer alguma coisa que se aproveite...não é?

Temos de discutir...porque até é uma boa ideia, ao reunirmos um grupo de pessoas com pés e cabeça, para se candidatarem à OE e exprimirmos de uma forma mais directa, do que simplesmente mandar postas de bacalhau num fórum...muitas das vezes as ideias morrem aqui...

Era uma forma de pegarmos nalgumas das ideias e fazermos chegar à entidade que nos regula...mudar mentalidades...

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #37 em: Setembro 20, 2009, 03:22:17 »
Cada vez me convenço que a resolução maioria dos problemas colocados no dia a dia ao enfermeiro o próprio enfermeiro poderia e deveria resolver sem recorrer a instâncias superiores como OE.

Penso que será muitas vezes uma certa insegurança e conhecimento muito superficial da coisa, patente nas reclamações superficiais que apresentamos, assim como da falta de argumentação no momento das mesmas ao serem expostas.

Muitas delas devem-se aos cuidados directos aos utentes... mas esquecemo-nos do dever ético que temos para com estes... Não nos esqueçamos... Se realmente estivermos do lado do doente e assim o soubermos demonstrar, com inteligência, a nós ele agradecerá. No entanto o que se vê na prática é delegarmos sempre a responsabilidade quando algo corre "não tão bem"... Ora é no médico, ou no auxiliar, no administrador ou na OE... E será que o que fazemos, pelo menos o que está ao nosso alcance?

Quando nos deparamos com um problema... damo-nos sequer ao trabalho de notificar oficialmente a sua existência?

A nossa OE é e será sempre o reflexo dos enfermeiros... Quanto melhores estes forem (sejam eles reivindicativos, experientes, argumentativos, inteligentes, etc etc etc) melhor esta será...

Relativamente à actual OE, só gostaria que fossem mais céleres nas decisões... Talvez uma dedicação a tempo inteiro dos seus orgãos fosse uma opção a ter em conta caso fosse viável...

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Setembro 21, 2009, 06:31:48 »
Acabaram as ideias?

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #39 em: Dezembro 02, 2009, 03:27:35 »
Eu não alinhava numa coisa destas...

Desculpem desenterrar o tópico mas tinha 5 paginas de atraso e comecei pelas últimas...

A todos os que responderam que participavam, que projectos apresentariam? Que ideias? O que fariam de diferente?

Offline nurseboy

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Dezembro 02, 2009, 12:42:45 »
Eu podem ontar com o meu apoio... No entanto, não poderei fazer parte, porque possivelmente por essa altura não estarei por Portugal!
"Abyssus abyssum invocat"

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Dezembro 04, 2009, 08:06:12 »
Pois se eu conhecesse alguém com o perfil necessário (entre outras coisas com 15 anos de serviço)...apoiaria desde já uma candidatura...
Pelo menos para gerar discussão e acção em quem está no poleiro...

Offline funktastic

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Dezembro 21, 2009, 22:00:41 »
Eu antes de alinhar em algo do género teria que saber o que se pretende ao certo com esta candidatura.
As minhas ideias para a nossa classe são simples, mas podem ter algum interesse:

1- Fazer com que todos os enfermeiros participem ao máximo nos trabalhos da Ordem. Que a Ordem ganhasse uma imagem não de poleiro ou tacho para alguns ficarem, mas como algo útil e efectivo! Algo que de facto faz-nos diferença e algo que nos distingue;
2- Dar visibilidade à nossa Ordem. Será que a sociedade sabe quem nós somos? Toda a gente sabe quem são os bastonários da ordem dos advogados, dos médicos, etc, mas dos enfermeiros, poucos conhecem. Participaríamos mais em debates públicos, interviríamos mais nas questões da saúde, marcaríamos o nosso território no panorama político!
3- Unir a nossa classe cada vez mais! Apelar à união dos enfermeiros e encontrar estratégias para melhor nos entendermos na prática, visto que somos uma classe muito fracturada com pequenos conflitos e coisas mesquinhas que minam o nosso ambiente de trabalho, minam a nossa produtividade e minam a nossa união de classe!
4- Blindar o mundo da enfermagem! Somos muito permeáveis, deixamos escapar muita informação para o exterior.
5- Redefinir as nossas competências e lutar por muitas outras! Exemplos vocês saberão de certeza. E já agora tratar de lutar por estabelecer fronteiras no mundo da saúde e "estabilizar" competências, sejam nossas, sejam de outras profissões como por exemplo farmacêuticos e auxiliares de acção médica;
6- Aperfeiçoar o ensino de enfermagem, controlando o número de vagas consoante as necessidades e ofertas de emprego; facultar exames e frequências uniformizadas para todas as faculdades.

Muitas mais propostas poderia dar, mas ficam para os colegas :D
soumesmointeligente.blogspot.com

Offline funktastic

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Dezembro 21, 2009, 22:16:56 »
E esqueci-me de uma:
7- Lutar por melhores condições de trabalho, especialmente em tudo o que possa afectar a qualidade dos cuidados prestados!
8- Tornar o site da Ordem mais completo e se possível incentivar o enfermeiros a publicar os seus trabalhos de investigação no mesmo!
soumesmointeligente.blogspot.com

Offline persepolis

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Dezembro 27, 2009, 03:00:51 »
antes de fazer qualquer proposta de ideias, primeiramente fazia um levantamento de necessidades e consequentes soluçoes possíveis. antes de fazer coisas novas é preciso "arrumar a casa" como se costuma dizer.E isso é mais que necessário, mas haverá gente com gosto (ainda) suficiente para se dedicar a um trabalho árduo que outros se deram ao trabalho de "destruir"

A Ordem é o nosso reflexo (como alguém disse), por isso temos de fazer alguma coisa também... começando pelo nosso dever...o de ir votar e exigir facilidades no voto.. porque não através do site? Deveríamos ter direito a uma password para entrar e votar e fazer muitas outras coisas
mas isto é apenas uma ínfima parte do que se precisa fazer
"We know that while living we are more or less exposed to envy ...
but after our death our enemies no longer hate us "
Demóstenes