Eu antes de alinhar em algo do género teria que saber o que se pretende ao certo com esta candidatura.
As minhas ideias para a nossa classe são simples, mas podem ter algum interesse:
1- Fazer com que todos os enfermeiros participem ao máximo nos trabalhos da Ordem. Que a Ordem ganhasse uma imagem não de poleiro ou tacho para alguns ficarem, mas como algo útil e efectivo! Algo que de facto faz-nos diferença e algo que nos distingue;
2- Dar visibilidade à nossa Ordem. Será que a sociedade sabe quem nós somos? Toda a gente sabe quem são os bastonários da ordem dos advogados, dos médicos, etc, mas dos enfermeiros, poucos conhecem. Participaríamos mais em debates públicos, interviríamos mais nas questões da saúde, marcaríamos o nosso território no panorama político!
3- Unir a nossa classe cada vez mais! Apelar à união dos enfermeiros e encontrar estratégias para melhor nos entendermos na prática, visto que somos uma classe muito fracturada com pequenos conflitos e coisas mesquinhas que minam o nosso ambiente de trabalho, minam a nossa produtividade e minam a nossa união de classe!
4- Blindar o mundo da enfermagem! Somos muito permeáveis, deixamos escapar muita informação para o exterior.
5- Redefinir as nossas competências e lutar por muitas outras! Exemplos vocês saberão de certeza. E já agora tratar de lutar por estabelecer fronteiras no mundo da saúde e "estabilizar" competências, sejam nossas, sejam de outras profissões como por exemplo farmacêuticos e auxiliares de acção médica;
6- Aperfeiçoar o ensino de enfermagem, controlando o número de vagas consoante as necessidades e ofertas de emprego; facultar exames e frequências uniformizadas para todas as faculdades.
Muitas mais propostas poderia dar, mas ficam para os colegas
