Autor Tópico: Malta do Fórum para a Liderança da Ordem!  (Lida 13602 vezes)

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
Re: Malta do Fórum para a Liderança da Ordem!
« Responder #45 em: Dezembro 27, 2009, 15:58:06 »
O não votar pela internet é o mesmo motivo porque não votas nas eleições pela internet, não é seguro e não garante a confidencialidade do voto.

Offline persepolis

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #46 em: Dezembro 27, 2009, 18:21:39 »
@ não tinha pensado nessa contra partida
mas de qualquer forma deve ser facilitado o acesso ao voto...via correio p exemplo
"We know that while living we are more or less exposed to envy ...
but after our death our enemies no longer hate us "
Demóstenes

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #47 em: Dezembro 27, 2009, 21:44:41 »
Miss és enfermeira a quanto tempo? Não devias ser nas últimas eleições.

O voto por correspondência é permitido desde a existência da OE.

Offline persepolis

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #48 em: Dezembro 27, 2009, 22:06:07 »
pois não deveria ser ainda licenciada porque nunca votei....
obgda plos esclarecimentos  ;)
Demóstenes

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #49 em: Dezembro 28, 2009, 17:59:20 »
Quando lancei o tópico queria mesmo que se gerasse discussão e surgissem ideias.
Ainda que de uma forma lenta, elas têm surgido, mas verifico que muitos dos colegas têm medo de expor ideias ou estão satisfeitos com o estado da nação enfermeiresca.
Por mim vou continuar a criticar, lançar ideias (umas mais radicais do que outras), mas não me conformo com o estado em que a minha profissão se encontra.

Offline persepolis

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #50 em: Dezembro 28, 2009, 18:19:44 »
@ sandro melo
já somos dois pelo menos
estou tão desiludida que me vi obrigada a sair para fora.
sinceramente há muito para fazer e todos têm boas ideias.... mas isso... boas ideias...
numa coisa eu acredito.... isto vai mudar... se não for mais cedo quando se tornar insuportável....
mas pelos vistos ainda há bastante gente satisfeita....
vou dar um exemplo... falam falam de aumentar salários e assim os enfermeiros já poderiam dar emprego aos colegas que estão desempregados.... ora será mesmo... entao ganho bem tenho uma segunda oportunidade de trabalho que me ocupa mais 2/3 turnos por semana ainda tenho umas horas livres... então porque nao aproveitar mais uns trocos para gozar umas ferias mais "luxuosas"?

quando acabarem uns problemas virão outros porque nunca se está satisfeito com nada... mas também não se anda para a frente.... os meus colegas aceitam propostas miseráveis? que me importa... não fui eu que aceitei...foi ele para quê preocupar-me?
greves? para fazer figura de urso?
votar, participar na OE sindicatos? para quê? eles que façam o trabalho... eu já contribuo pagando as quotas...
é triste ver tanta gente com um canuda na mão e só consegue olha para a frente....
olhemos o caso dos professores.... a estabilidade deles estava em risco... eles entendera e uniram-se e nós? criticamos este por ser assim e aquele por ser assado mas não somos fortes o suficiente para nos unirmos

e após tanta discussão que tenho lido aqui cheguei a uma conclusão... nao somos "gente que cuida de gente" porque se fossemos  cuidávamos mais de nós enquanto pessoas e enquanto profissionais
Demóstenes

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #51 em: Dezembro 16, 2011, 05:08:14 »
Engraçado o título...

Offline R_M_R

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #52 em: Dezembro 16, 2011, 16:09:54 »
Concordo plenamente!! Apesar de iniciado em 2009 não poderia ser mais actual... Digamos que parece até uma previsão dos acontecimentos!!!
Quem lançou este tópico, que lance um também a dizer que os "Enfermeiros vão ter um salário justo"!!!!

Offline Bakunine

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #53 em: Dezembro 17, 2011, 18:20:42 »
Olá! Permitam-me que intervenha?
Uma Candidatura não é, nem pode ser, um aglutinar de vontades. É necessário um projecto que seja comum a todos aqueles que a integram, assim como a aceitação das estratégias a desenvolver e, a sua plena aceitação por todos. Ficou provado nestas eleições que vence quem planeia a estratégia a longo prazo assim como quem organiza e consegue mobilizar o maior número de pessoas à volta do projecto. Não basta ser jovem e insatisfeito ou velho e cheio de experiência. E depois, acho ser prematuro lançar o tema para a discussão. O homem ainda nem tomou posse. Dêm-lhe oportunidade de asneirar à vontade ou não, pelo menos de provar mesmo o que vale. Mesmo tendo votado contra ele, penso que dificilmente fará pior que os que lá estão ainda. O Estatuto da OE dá a todos nós membros, formas de intervir independentemente da vontade do bastonário e sua equipa. Como?
Através da convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária que pode ser convocada em qualquer altura para discutir qualquer tema considerado relevante para a profissão, para isso bastam as assinaturas de 5% da globalidade de membros inscritos na OE ou seja no minímo 3225 assinaturas, vá lá 3500 assinaturas para tirar as dúvidas. Que temas a discutir? Que tal consignar a consulta OBRIGATÓRIA POR REFERENDUM a temas como o valor da quotização, a necessidade de ser legislado o ACTO DE ENFERMAGEM que, à semelhança do que está legislado para o acto médico defina quais os actos que são da competência exclusiva da ENFERMAGEM  e quem os pode praticar, para não continuar a acontecer o que ainda hoje vi numa farmácia em que a vendedora de drogas e remédios dizia que davam todas as injecções menos antibióticos e cortisonas?
A necessidade de legislar sobre a qualidade minima aceitável dos CUIDADOS DE ENFERMAGEM e as DOTAÇÕES DE ENFERMEIROS para a manter? Não tenho dúvidas que assim iriamos ter mais gente empregada. E a exigência feita pela OE ao ministério da Educação para a uniformização dos curriculos com o número mínimo de competências que todos os licenciados em enfermagem devem possuir ao terminar a licenciatura e a creditação dos docentes?
Já agora porque não creditar os campos de estágio segundo o número de camas, casuística, qualidade dos cuidados prestados e dotação de profissionais de enfermagem no serviço, com "numerus clausus" de alunos por serviço? E que ensinos clínicos de cirurgia sejam feitos em serviços de cirurgia, de pediatria em serviços de pediatria e não em infantários e geriatria  em valências hospitalares e não em lares de idosos?
Porque não a exigência de que a orientação dos alunos seja feita por professores das escolas e não pelos enfermeiros dos serviços que, já estão sobre-carregados com trabalho? Assim acabávamos com docentes a falarem de coisas que não conhecem e só existem na cabeça deles.
Podemos pois. E isto é talvez mais importante que arranjarmos uma candidatura do forum.
SE arranjarmos as ditas assinaturas e propormos estes temas a referendum talvez tenhamos mais impacto na ENFERMAGEM, nas necessidades dos enfermeiros e na da população que usufrui dos nossos cuidados que pensarmos em candidaturas daqui a 4 anos.
Que acham?

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #54 em: Dezembro 17, 2011, 22:43:46 »
@Bakunine

Muito do que defende aqui é precisamente o MDP, não sei se já se apercebeu disso... :)

Ele implica que existam dotações seguras para que os contextos formativos na prática clínica sejam considerados idóneos.

Porém eu não posso defender que sejam professores da escola, por assim dizer, a orientar alunos e enfermeiros. Quem melhor para ensinar que um perito na área do exercício. E onde estão esses peritos? Na Escola ou no contexto clínico?

O MDP prevê isso através da garantia de que os supervisores clínicos tenham um mínimo de anos na área de exercício.

Quanto à definição do acto de Enfermagem à semelhança do acto médico... Lamento informá-lo mas o acto médico não está legislado. O único acto por assim dizer que está legislado é o acto farmacêutico. Provavelmente pensa isso porque isso é assim veiculado por toda a gente mas na realidade é uma tremenda mentira.

Porém não creio que seja uma boa ideia legislar o acto de Enfermagem... Podemos é clarificar as competências dos Enfermeiros. É que definir um acto de Enfermagem iria ser mais penalizador que benéfico. Existe até um tópico aqui no FE sobre isso.

Quanto ao resto... a seu tempo!

Abraço