Votação

O que acham da criação de uma secção no fórum acerca dos Cuidados Continuados dentro das Áreas de Intervenção?  

Sim, parece uma boa ideia
19 (86.4%)
Sem opinião/indiferente
0 (0%)
Não vale a pena
3 (13.6%)

Votos totais: 22

Votação encerrada: Setembro 12, 2009, 15:17:44

Autor Tópico: Introdução do tema "cuidados continuados" na secção Áreas de Intervenção  (Lida 2001 vezes)

Offline Jconeves

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Colegas, venho lançar este tópico para que juntos possamos saber se será realmente importante um espaço específico para a discussão acerca dos Cuidados Continuados.

Parece-me que é um assunto tão comum na nossa profissão e que cada vez mais faz parte da nossa área de intervenção.

Penso que seria bom ter um espaço neste fórum onde todos aqueles colegas que se encontram a cuidar doentes em unidades de cuidados continuados pudessem expor as suas dúvidas, onde pudessem reflectir acerca de práticas e onde pudéssemos no fundo partilhar conhecimento...

Aguardo as vossas opiniões!

Cumprimentos a todos...

Offline Jconeves

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Colegas,deixem as vossas opiniões! Só assim poderemos melhorar... =)
cumprimentos

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Da mesma forma que existe separadamente a área de Especialidades, Cuidados ao Doente Crítico, etc., poderia ser uma boa sugestão dividir em secções separadas Cuidados Continuados e Cuidados de Saúde Primários, em que associada a cada uma destas estariam as respectivas áreas e instituições.
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline Jconeves

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Citação de: aNdR3
Da mesma forma que existe separadamente a área de Especialidades, Cuidados ao Doente Crítico, etc., poderia ser uma boa sugestão dividir em secções separadas Cuidados Continuados e Cuidados de Saúde Primários, em que associada a cada uma destas estariam as respectivas áreas e instituições.

Exactamente...Seria essa a ideia!!!

Neste poderiam ser colocadas formações...Dúvidas relativas a técnicas, etc!!!

Cumprimentos....

Offline Jconeves

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Colegas...gostaria de ouvir as vossas opiniões acerca de esta questão...mais ninguém se pronuncia!!!quando sabemos que são tantos os colegas que estão a trabalhar em UCC...
cumprimentos...

Offline Boo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://www.rapazinhostuna.blogspot.com
Não concordo. Muito do que se realiza nas UCC's é do âmbito da enfermagem geral e já temos um tópico respectivo a isso

Mas é a sugerir estas situações que o fórum evolui.
Coiso

Offline Jconeves

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Colega Boo, com o devido respeito pela sua opinião. Mas a minha sugestão desta discussão prende-se com o facto de pensar que não há um espaço dedicado a esta área que requer algumas linhas de intervenção específicas...

Mas como ia a dizer, pegando na sua opinião, não concordo totalmente com ela, já que, como nos diz o tópico que refere:

Enfermagem Geral:
"assuntos gerais de cuidados primários e hospitalares. Questões sobre politicas hospitalares, cuidados intensivos, medicinas, cirurgias, especialidades, etc "

por este motivo lancei esta discussão, mas parece-me estranho que, tantos colegas estejam nesta área e não tenham opinião formada...

Mas obrigado pela sua opinião colega Boo

Cumprimentos

Offline onlyli

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Trabalho em Cuidados Continuados e concordo plenamente com a criação de uma secção própria!
A RNCCI integra vários tipos de unidades, onde são prestados diferentes tipos de cuidados e eu tinha enorme curiosidade em saber que tipo de cuidados se prestam por essa Unidades fora. Aliás, o facto de haver uma Rede, implica, pelo menos na minha unidade, a existência de diferentes tipos de registos, diferentes políticas...assuntos que gostaria de ver discutidos.
Concerteza que todos têm a noção que este tipo de cuidados está em expansão no nosso país, ainda mais após o resultado das últimas eleições. Acredite quem quiser acreditar mas a RNCCI, é a oportunidade para muitos recém-licenciados, por isso, não lhes faria nada mal (e a todos os colegas) estarem um pouco mais informados acerca da Rede.

Cumprimentos a todos!

Offline Pedro Godinho Ferreira

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Citação de: onlyli
Trabalho em Cuidados Continuados e concordo plenamente com a criação de uma secção própria!
A RNCCI integra vários tipos de unidades, onde são prestados diferentes tipos de cuidados e eu tinha enorme curiosidade em saber que tipo de cuidados se prestam por essa Unidades fora. Aliás, o facto de haver uma Rede, implica, pelo menos na minha unidade, a existência de diferentes tipos de registos, diferentes políticas...assuntos que gostaria de ver discutidos.
Concerteza que todos têm a noção que este tipo de cuidados está em expansão no nosso país, ainda mais após o resultado das últimas eleições. Acredite quem quiser acreditar mas a RNCCI, é a oportunidade para muitos recém-licenciados, por isso, não lhes faria nada mal (e a todos os colegas) estarem um pouco mais informados acerca da Rede.

Cumprimentos a todos!

Concordo plenamente. É uma área sem dúvida que "vai dar muito que falar" :)
Peter Sykepleier din tjeneste

Offline Jconeves

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Também partilho da vossa opinião colegas! parece-me que esta é uma área dos cuidados muito específica...quanto mais não seja por toda a componente burocrática que lhe está associada, por outro lado os doentes que temos em cada uma das diferentes áreas de cuidados continuados...

desde o domicílio até ao internamento, desde a curta duração e convalescença (passando pelas unidade de média duração e reabilitação e as unidades de longa duração e manutenção) até aos cuidados paliativos...

são muitas as razões de interesse que os cuidados continuados nos levantam...
cumprimentos....

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Vejo a questão dos cuidados continuados e paliativos como algo fundamental em matéria de cuidados de saúde.
Penso porém que está a haver um aproveitamento político da situação. Parece que até aqui não se fazia nada disto em Portugal...
MENTIRA!
Os Centros de Saúde e outras instituições deram durante anos, um contributo fundamental neste âmbito.
Claro que em termos de propaganda, funciona melhor o uso de termos como "rede nacional de cuidados continuados".
Portanto, falar no tema e valorizá-lo não tem nada de mal, bem pelo contrário. O que era também importante era olhar para os problemas de uma forma global para podermos aproveitar os recursos de que a comunidade já dispõe actualmente.

Offline Jconeves

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Citação de: Herodes
Vejo a questão dos cuidados continuados e paliativos como algo fundamental em matéria de cuidados de saúde.
Penso porém que está a haver um aproveitamento político da situação. Parece que até aqui não se fazia nada disto em Portugal...
MENTIRA!
Os Centros de Saúde e outras instituições deram durante anos, um contributo fundamental neste âmbito.
Claro que em termos de propaganda, funciona melhor o uso de termos como "rede nacional de cuidados continuados".
Portanto, falar no tema e valorizá-lo não tem nada de mal, bem pelo contrário. O que era também importante era olhar para os problemas de uma forma global para podermos aproveitar os recursos de que a comunidade já dispõe actualmente.

Bom de facto podemos estar a assistir, em termos políticos, a um aproveitamento. Mas penso que esse facto não se deve ligar a nós directamente. Penso sim, que, pela maior necessidade de cuidados nesta área é importante nos desenvolvermos neste sentido... Sendo uma dimensão da saúde cada vez mais a ganhar o seu espaço.
Como tal, como o colega refere e bem, a meu ver, a sua valorização "não tem nada de mal".

cumprimentos

Offline acaty

• Membro
    • Ver Perfil
Trabalho numa UCC... Para mim é igual a uma medicina, mas com muito mais trabalho (poucos enfermeiros para o numero de utentes), muito mais papelada (coisas k nem dizem respeito à enfermagem), e somos muito desvalorizados, sobrecarregados com trabalho, e sempre que corre alguma coisa mal a culpa é nossa pk tamos lá 24h, n se imagina o k é ter 41 utentes na Noite, o seu estado agudizar e estar sozinho, muita responsabilidade, pk n temos médicos permanentes e os hospitais mandam muitas vezes utentes que nunca deviam estar numa UCC devido ao seu estado instável....
Tenho lutado à mais de um ano pela minha profissão, contudo é kase impossível se estava a recibos verdes não podia "falar" muito, pois tive com um pé na rua pk um Sr dr(mesquinho e pequenino em pensamento), não gostou da minha atitude, quando n o deixei intervir na minha àrea.... n se pode fazer muito pk tudo isto tem gestão privada e a unidade de missão, só gosta das m***as (desculpem o termo) da papelada e se ta bonitinho ou não!!!
Ainda à muito a fazer mas acredito k com o tempo as unidades se vão tornar no que realmente deviam ser....
Mas acreditem numa coisa nas UCC temos muito mais enfermagem do que em kk hospital (n falo de técnicas), e é aki que a enfermagem se pode destacar por ser mais autonoma (se lutarmos por isso)...
Mas acho k deviamos pertencer ao estado já k a S.social paga a maioria do internamento!!!
Ana (",)

Offline Jconeves

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Citação de: acaty
Mas acreditem numa coisa nas UCC temos muito mais enfermagem do que em kk hospital (n falo de técnicas), e é aki que a enfermagem se pode destacar por ser mais autonoma (se lutarmos por isso)...
Mas acho k deviamos pertencer ao estado já k a S.social paga a maioria do internamento!!!

Concordo com o que diz colega...de facto, parece-me a grande lacuna dos CC...a precariedade ainda existente em termos de contratos de trabalho! A maioria dos colaboradores em funções nas instituições que estão na RNCCI estão a recibos verdes ou a EP... o que torna este trabalho um pouco complicado...

Penso que temos, como disse, muito de enfermagem nas UCC!!! temos áreas tão específicas como o tratamento de feridas, como a geriatria e tudo o que esta área engloba, a reabilitação, ou mesmo os cuidados paliativos e por aí fora!!!Resta-nos desenvolver o melhor possível esta área de prestação de cuidados para que a nossa profissão seja valorizada...

cumprimentos