Votação

Devem os Enfermeiros poder prescrever (terapeutica)?

Sim
65 (58.6%)
Não
37 (33.3%)
Sem opinião formada
9 (8.1%)

Votos totais: 109

Votação encerrada: Agosto 20, 2009, 02:06:00

Autor Tópico: Devem os Enfermeiros poder prescrever (terapeutica)?  (Lida 21517 vezes)

Offline Vitor A.

  • Membro Associado
  • *****
  • Mensagens: 512
    • Ver Perfil
Re: Devem os Enfermeiros poder prescrever (terapeutica)?
« Responder #45 em: Agosto 26, 2009, 21:39:12 »
A Enfermagem actualmente está preparada para Prescrever?
Eu respondo que não! Ainda não está! Mas para lá caminha!

O exemplo que o colega Electro-Zeus deu é uma brincadeira simples, mas que dá para perceber algumas das nossas tendencias.
Muitas das prescrições "informais", são porque já se teve experiencia anterior em utilizar determinada terapeutica em casos semelhantes com resultados positivos! Mas sem ser conhecedor da farmacodinâmica e farmacocinética da terapeutica em causa! Discordo quando diz que são precrições por impulso. Penso que são por experiencia de casos semelhantes, mas reforço a ideia, sem ser conhecedor da farmacodinâmica e farmacocinética da terapeutica em causa em ..% dos casos.

Porquê a Enfermagem poderia prescrever? Quando coloquei a questão, certamente foi entendida por alguns colegas que poderiamos prescrever de tudo um pouco! Primeiro haveria que definir em quais as situações que poderiamos prescrever e em em que base poderiamos de forma a não "colidir" com a precrição médica. Havia quem sugerisse, com base nos diagnósticos de enfermagem, sem nunca descurar a causa do "objecto" da nossa prescrição!  Seria já um principio de construção, mas trabalhoso e polémico!

Mais polémico seria o seguinte: Como é que a Sociedade Portuguesa, com que olhos, é que a mesma veria essa evolução? Mas isso seria outra questão!

O Titulo de Especialista por si só não basta para se poder prescrever! Sustentada com formação adequada, (após aprovação de um plano de estudos aprovado pela OE como é Obvio, ministrado por quem a OE designasse), com tempo minimo de experiencia profissional em campo e provas. Cada Especialidade teria o seu leque de farmacos, alguns exclusivos da uma só, outros farmacos em seriam transversais em todas as especialidades.
No reencaminhamento de mail´s, Por Favor Usem Cco. ou Bcc (Cópia Oculta)
" Retire os endereços dos amigos antes de reenviar "
" Dificulte a disseminação de vírus e spams "
" Proteja a sua privacidade e a dos Outros

Saudações. Vitor A. :)

Offline joana santos

  • Membro Associado
  • *****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
Re: Devem os Enfermeiros poder prescrever (terapeutica)?
« Responder #46 em: Agosto 27, 2009, 09:29:23 »
"O Titulo de Especialista por si só não basta para se poder prescrever!
Sugere-se que poderia vir a fazer parte das funções do enfermeiro com titulo de especialista, a juntar às outras que já estão na carreira "recente"?

Estou de acordo que poderia vir a ser sustentada com formação adequada, (após aprovação de um plano de estudos aprovado e ministrado pelos órgão competentes). Os enfermeiros deveriam ter um tempo mínimo de experiência profissional. Cada Especialidade teria o seu leque de fármacos ou não dependendo das circunstâncias.

Gostei deste comentário colocado no DE, pelo vitor a.:

"Quando não for possível saber como dominar os Enfermeiros, porque o modus operandi é complexo demais para ser controlável e imitável, nesse dia a Enfermagem reconquistará a identidade perdida ou ainda não encontrada, partilhando entre os seus membros os valores que fazem com que um corpo disperso se transforme numa comunidade consistente e coesa mas aberta ao futuro."


Isto é o "Santo Graal da Enfermagem"

Saudações da Joana Santos :)

Offline nelson_pt

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 140
    • Ver Perfil
Re: Devem os Enfermeiros poder prescrever (terapeutica)?
« Responder #47 em: Setembro 14, 2009, 18:34:03 »
Em todos estes comentários se percebe o pouco preparados que estamos. Para prescrever é preciso saber bem mais do que Farmacologia. E que tal uma Fisiologia e Patologia decentes? Esperem, e uma Semiologia, Terapêutica... um curso de Medicina? O curso tem 6 anos + 1 Ano Comum + X Anos de Especialidade por algum motivo, não?

Colegas, até um simples paracetamol tem os seus cuidados... Doentes em falência hepática ou síndrome de Gilbert, por exemplo...
Em relação à prescrição concordo apenas com a decisão de quando administrar, que é como quem diz em SOS. Aí a prescrição está feita e são considerados todos os factores clínicos do doente e "controlamos os sintomas", como alguém dizia atrás. Chega de tentarmos mostrar conhecimento (que não temos) em áreas onde não precisamos assim tanto dele. Se calhar, em vez de nos preocuparmos com a prescrição em si, tivessemos conhecimento dos efeitos secundários/reacções adversas principais dos fármacos que administramos seríamos muito melhores enfermeiros.
Deixem de querer pisar o mesmo que os médicos pisam. Apostem na investigação em enfermagem. Apostem em perceber os cuidados que prestamos no dia-a-dia, sabendo-os melhor que ninguém e evoluindo-os.

Offline Jconeves

  • Membro Associado
  • *****
  • Mensagens: 386
    • Ver Perfil
Re: Devem os Enfermeiros poder prescrever (terapeutica)?
« Responder #48 em: Setembro 15, 2009, 14:31:29 »
Partilho da sua opinião colega...Concordo que nos devemos centrar no que devemos ser bons e melhorar!!Devemos não perder essas áreas e penso que será prematuro lutar por algo para o qual não estamos minimamente preparados...

Cumprimentos colegas...

Offline enf_norte

  • Novato
  • **
  • Mensagens: 5
    • Ver Perfil
Re: Devem os Enfermeiros poder prescrever (terapeutica)?
« Responder #49 em: Setembro 26, 2009, 22:15:03 »
Em minha opinião esta hipótese está completamente fora de causa. Penso que nós, profissionais de Enfermagem devemos centrar a nossa atenção nas nossas competências e melhorálas. Lutar pela promoção da saúde, reabilitação comunitária e não pensar em prescrever. O que é que esse acto nos gratifica? Seria mais um passo em frente da Enfermagem para a gilhotina, uma vez que nos preocupamos muitos com questões que em minha opinião são pura perda de tempo. Preocupemo-nos sim em lutar pelo que muito ainda se pode fazer no âmbito do nosso campo de acção...

Offline marinalebasi

  • Membro
  • ***
  • Mensagens: 33
    • Ver Perfil
Re: Devem os Enfermeiros poder prescrever (terapeutica)?
« Responder #50 em: Setembro 28, 2009, 20:53:42 »
Ola a todos.
Como ja disse aqui a um bom tempo atras, de momento tou a trabalhar no serviço de urgencias num hospital na Irlanda.
aqui ha muitas coisas que sao diferentes, umas melhores e outras piores, claro...mas por acaso aqui a carreira de enfermagem é um bocadinho diferente e eles tem aquilo a que chamam ANP's (Advanced Nurse Parctitioner) ou seja sao enfermeiros que tem autonomia para prescrever medicação, ver doentes com determinadas patologias, pedir XR, entre outras...o que para dizer a verdade acaba por ajudar em muito a descongestionar as urgencias. É claro que tem a formação adequada, tem que ter mestrado e atender um curso de cerca de 2 anos salvo erro!
E tem reunioes frequentes com o chefe de servico para "prestar contas", lol!
Acho que sera o caminho a seguir na carreira de enfermagem em Portugal!

Offline manuela castro

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 120
    • Ver Perfil
Re: Devem os Enfermeiros poder prescrever (terapeutica)?
« Responder #51 em: Setembro 28, 2009, 22:16:51 »
Colegas, discordo de algumas prescrições serem efectuadas por enfermeiros: nessa fase é que seriamos as ajudantes de consultório do Sr Dr. Eu ainda sou do tempo...em que alguns Srs Enf levavam para casa o receituário do Sr Dr , preenchiam, colavam as vinhetas do sr Dr e depois só faltava mesmo a rubrica...Acredito que o Caminho da enfermagem passa por conhecermos as nossas competencias, consultar o código deontológico e prestar cuidados de enfermagem de qualidade.Aí sim todos nos respeitariam: a começar pelos próprios colegas, administrativos, auxiliares, médicos e utentes.
Senão reflictam... Lá nos vossos serviços, quais os enfermeiros a quem os médicos não ousam levantar a voz? o tratamento por "tu" de igualdade e não de superioridade, o não pedinchar constantemente favorzinhos... já agora expliquem-me por favor também ficam com receitas dos utentes para o médico passar e exames complementares de diagnóstico para mostrar,..? ???
É graças á diferença de atitudes que a enfermagem não consegue evoluir.
Em alguns centros de saúde são os enfermeiros que " acertam " a dose de varfine após avaliação de INR , executam citologias,lavagens auriculares, suturas cutaneas... e enquanto isso sucede o Sr Dr até sai mais cedo, dá-lhe um jeitaço...
Mas já agora questionem os vossos utentes acerca de quem lhes transmite conhecimentos acerca da diabetes e vão sentir-se muito angustiados.
Realizo consultas em grupo a diabéticos e quando os questionei  no inicio diziam que fora @ MÉDIC@... ::)

Offline Enfermacy

  • Membro Associado
  • *****
  • Mensagens: 372
    • Ver Perfil
Re: Devem os Enfermeiros poder prescrever (terapeutica)?
« Responder #52 em: Setembro 28, 2009, 23:24:54 »
Acho que de todo seria mal se os enfermeiros pudessem prescrever terapêutica. Mas para mim isso iria corresponder a assumir mais uma responsabilidade que não iria ser reconhecida principalmente tendo em conta que os Enfermeiros não tem a remuneração nem progressão que merecem. ;)
Enfermacy, ao seu dispor!

Offline Jconeves

  • Membro Associado
  • *****
  • Mensagens: 386
    • Ver Perfil
Re: Devem os Enfermeiros poder prescrever (terapeutica)?
« Responder #53 em: Setembro 29, 2009, 10:48:17 »
Mais uma vez tenho que dar a minha opinião neste tópico, porque me faz alguma confusão se atendermos À realidade da enfermagem...

porque querermos novas autonomias se estamos a perder o que sempre foi nosso??para que prescrever se estamos a perder a administração da medicação (lembremos as vacinas), se estamos a perder os cuidados de higiene (para os AAM), se estamos a perder a alimentação (porque queremos ir almoçar mais cedo)...enfim!!!

não protegemos o que é nossa competência e queremos ir em busca do que nunca foi!? assim nunca nos darão valor... =(

cumprimentos

Offline BOB

  • Membro Associado
  • *****
  • Mensagens: 326
    • Ver Perfil
Re: Devem os Enfermeiros poder prescrever (terapeutica)?
« Responder #54 em: Outubro 11, 2009, 22:38:36 »
Concordo plenamente com os colegas. Somos Enfermeiros e o importante é fazermos bem aquilo que é da nossa competencia e ninguem sabe fazer melhor que nós... Cuidar. Na minha opinião devemos lutar por sermos bons enfermeiros e sabermos trabalhar em conjunto com a equipa multidisciplinar... que muitas vezes é o grande problema!!!
Cumps.

Offline Caldas

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1323
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
Re: Devem os Enfermeiros poder prescrever (terapeutica)?
« Responder #55 em: Dezembro 02, 2009, 03:58:52 »
Já muitas questões aqui se colocaram coloco mais uma:

Para o enfermeiro prescrever medicamentos com qualidade teria de dispender bastante tempo a avaliar a condição do doente. Então que cuidados é que se deixariam de fazer?

Offline Vitor A.

  • Membro Associado
  • *****
  • Mensagens: 512
    • Ver Perfil
Re: Devem os Enfermeiros poder prescrever (terapeutica)?
« Responder #56 em: Dezembro 09, 2009, 07:38:55 »
Citação de: Caldas
Já muitas questões aqui se colocaram coloco mais uma:

Para o enfermeiro prescrever medicamentos com qualidade teria de dispender bastante tempo a avaliar a condição do doente. Então que cuidados é que se deixariam de fazer?

Na minha opinião, nenhuns.
Deveriamos sim deixar de fazer algumas coisas que não competem á Enfermagem resolver/fazer, mas sim outros serviços/classes profissionais.
Se fizessemos isso, mais tempo teriamos para a Enfermagem estar junto dos doentes!
(Infelizmente) Sou muitas vezes RT de turno. É impressionante o que vem solicitar á enfermagem para pedir. fazer, realizar coisas que não nos compete e o tempo que nos "Rouba" na prestação diária de cuidados. O certo é que se a enfermagem não o faz, mais ninguém o quer fazer e a "normalidade" de um serviço "já era"! Agora, cada vez mais sou faço apenas aquilo que diz respeito á enfermagem e respondo varias vezes "sei muito bem quem não não faz, porque não me compete e nem á enfermagem, Dirija-se á classe profissional envolvida nessa questão". Se mais vezes fizessemos isso, mais tempo teriamos!

Saudações
No reencaminhamento de mail´s, Por Favor Usem Cco. ou Bcc (Cópia Oculta)
" Retire os endereços dos amigos antes de reenviar "
" Dificulte a disseminação de vírus e spams "
" Proteja a sua privacidade e a dos Outros

Saudações. Vitor A. :)

Offline aNdR3

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1636
    • Ver Perfil
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline funktastic

  • Membro
  • ***
  • Mensagens: 49
    • Ver Perfil
Re: Devem os Enfermeiros poder prescrever (terapeutica)?
« Responder #58 em: Dezembro 21, 2009, 21:28:07 »
Num mundo ideal, em que as equipas multidisciplinares existissem, essa seria uma falsa questão. Mas no nosso contexto clínico, algumas prescrições revelam-se frequentemente insuficientes e os SOS são frequentemente esquecidos. Temos de andar à procura de alguém que nem loucos para nos prescrever algo que na hora faria todo o sentido e perde-se muito tempo, o qual poderia ser útil na prestação de outros cuidados. Aqui refiro-me logicamente à realidade hospitalar.

Creio que o enfermeiro poderia prescrever medicação em situações pontuais e para isso deveria ter mais de 6 anos de experiência profissional. Sinceramente não acho que a enfermagem perca nada com isto, pelo contrário, só tem a ganhar. Basta deixarem bem definidas as situações e os contextos clínicos. E sim, não me acharia mini-médico se tivesse esta competência, acharia-me mais um super-enfermeiro, ainda mais autónomo e com mais responsabilidade! Não há que ter medo!
soumesmointeligente.blogspot.com

Offline libelinha

  • Membro
  • ***
  • Mensagens: 29
    • Ver Perfil
Re: Devem os Enfermeiros poder prescrever (terapeutica)?
« Responder #59 em: Janeiro 28, 2010, 17:48:10 »
NAO! NAO!NAO!...Porque essa ansia? Acham sinceramente que se comecarmos a prescrever terapeutica vamos dignificar a essencia do que e ser enfermeiro? por favor...
Os enfermeiros americanos estao ainda agora a comecar a perceber como isso foi uma decisao errada...custa-me acreditar que a maioria tenha respondido que sim...O que temos ainda pela frente para desenvolver na area do cuidar 'e  imenso! O que 'e que vao querer fazer a seguir? cirurgias? Pensem sinceramente no que vos motiva para esta via...nao percebo. OS ENFERMEIROS NAO INTERV^EM SOBRE A DOENCA ...MAS SOBRE AS PESSOAS!