Autor Tópico: Relegião\Medecina\Evolução do Homem\Doente Mental  (Lida 1758 vezes)

Offline *DON*

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Relegião\Medecina\Evolução do Homem\Doente Mental
« em: Agosto 04, 2009, 21:54:19 »
Se vivemos num mundo civilizado e que acreditamos que ezistem relegiões, a evoluçao da ciencia e da medecina e do proprio homem como ser, quem somos nos para julgar os doentes mentais? E os por de parte, quando na nossa propria relegião catolica os profetas diziam e afirmavam que viam e ouviam o Senhor, não sera uma coincidencia mto grande jesus nunca ter esccrito nada e anos apos a sua morte fazerem um livro pelas palavas dele, quem conta uma historia acrescenta um ponto ja diz o ditado, a propria biblía no inicio diz que somos iguais a imagem e semelhança de Deus, mas eu não vejo isso principalmente entre a classe dos medicos e enfermeiros, sera o verdadeiro doente mental um louco ou aquele que ve verdadeiramente a realidade?
Se formos a ver e a acreditar nas nossas crenças eles so vem factos biblicos e falam com anjos ou demonios ou santos ou ate deus, ta provado que o homem como ser fisico e mental vai evoluir ao longo de varios anos e tem evoluido, não serão metaforas da biblia? Ja dizia jesus que iriamos ser iguais a deus seu pai, mas se iremos ser? pq que logo no genizis afirma que ja somos? Nao tara algo de errado ai? Dizem que as doenças mentais se ganham com o facto de as pessoas se drogarem e aquelas que ja nascem assim não sera uma maneira de manipular algo? Quando ja se provou que a cannabis sera a planta que ira tratar a maior parte dessas doenças? Não? Uma pesquiza no google da geito.
Gostavam que vc's mais entendidos nestas materias me respondecem as minhas perguntas!

Offline rutematos

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Relegião\Medecina\Evolução do Homem\Doente Mental
« Responder #1 em: Agosto 04, 2009, 22:06:34 »
Ai o português...
Confesso que fiquei confusa!  ???

Offline fernandes.jcb

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Agosto 04, 2009, 22:11:58 »
Citação de: rutematos
Ai o português...
Confesso que fiquei confusa!  ???

cada pontapé... é um bocado dificil concentrar-me no texto...

Offline ginhoshimps

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Agosto 05, 2009, 17:01:16 »
Sem comentários...enfim...

Offline *DON*

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Agosto 06, 2009, 07:38:01 »
ginhoshimps explica-me so isto porque que os dogmas das relegiões não são questionaveis?
E porque que ja diziam os comunistas que a relegião era o opio do povo?
Se ele existe porque que não aparece a toda a gente, e quem são eles mais que nos para o verem e ouvirem? Repara bem se na biblia fala em doentes mentais não fala em todas as outras doenças menos nessas, porque sera? enfim digo eu

Offline rutematos

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Agosto 06, 2009, 08:41:03 »
Parte 2!
Sim senhora... Muita filosofia.  ;D
Confesso que devo ser muito totó porque realmente não percebo nada disto. lol lol lol

Offline *DON*

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Agosto 06, 2009, 09:32:04 »
O ser humano né um todo???
E se o ser humano foi feito a imagem e semelhança de Deus??
É nessa base que questiono os dogmas relegiosos...
Mas realmente devem existir muitas pessoas para quem o ser humano né um SEr completo (fisica e espiritualmente falando)
Eu questionei, mas isso não quer dizer que não saiba que as doenças NADA tenham a ver com a relegião.

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
« Responder #7 em: Agosto 06, 2009, 16:06:18 »
Citação de: "*DON*"
Se vivemos num mundo civilizado e que acreditamos que ezistem relegiões, a evoluçao da ciencia e da medecina e do proprio homem como ser, quem somos nos para julgar os doentes mentais? E os por de parte, quando na nossa propria relegião catolica os profetas diziam e afirmavam que viam e ouviam o Senhor, não sera uma coincidencia mto grande jesus nunca ter esccrito nada e anos apos a sua morte fazerem um livro pelas palavas dele, quem conta uma historia acrescenta um ponto ja diz o ditado, a propria biblía no inicio diz que somos iguais a imagem e semelhança de Deus, mas eu não vejo isso principalmente entre a classe dos medicos e enfermeiros, sera o verdadeiro doente mental um louco ou aquele que ve verdadeiramente a realidade?
Se formos a ver e a acreditar nas nossas crenças eles so vem factos biblicos e falam com anjos ou demonios ou santos ou ate deus, ta provado que o homem como ser fisico e mental vai evoluir ao longo de varios anos e tem evoluido, não serão metaforas da biblia? Ja dizia jesus que iriamos ser iguais a deus seu pai, mas se iremos ser? pq que logo no genizis afirma que ja somos? Nao tara algo de errado ai? Dizem que as doenças mentais se ganham com o facto de as pessoas se drogarem e aquelas que ja nascem assim não sera uma maneira de manipular algo? Quando ja se provou que a cannabis sera a planta que ira tratar a maior parte dessas doenças? Não? Uma pesquiza no google da geito.
Gostavam que vc's mais entendidos nestas materias me respondecem as minhas perguntas!
Sim
Medicina
religiões
evolução
Ciência
pôr
católica
coincidência
Jesus, etc

Conteúdo.... não comento
Ortografia..... Zero
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #8 em: Agosto 10, 2009, 23:55:33 »
Citação de: *DON*
Uma pesquiza no google da geito.

O google também tem tradutor...

Quando explicar em bom português o que quer dizer talvez possamos dar um contributo na sua reflexão e pedido de comentários...

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Agosto 12, 2009, 19:16:24 »
Confesso que já li os tópicos todos e continuo sem perceber qual era a questão inicial... ??? Doentes mentais, Jesus e bíblia...penso que falam do facto de hoje haver dentes mentais quando afinal poderão ser "profetas" tal como descrito na bíblia.. ??? E se for ao contrário? E se não tinham os meios para justificar esses problemas e então interpretavam como sendo profetas que falavam com Deus? Também na época havia doenças que hoje já não existem...E não são só as doenças mentais que não existem na bíblia e hoje "existem"...
Não sei bem se é isto que está em discussão mas fiz o que pude com o pouco que percebi...

Offline Zeus-electro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Agosto 12, 2009, 19:51:40 »
Parece-me mais um tópico para a sala do café.
Ainda não entendi quais eram as questões, nem porque é que acha que os enfermeiros em concreto o podem ajudar? Parece-me uma discussão de cariz teológica ou filosófica e não das ciências da saúde.

Já agora os dogmas não são questionáveis, simplesmente porque são dogmas:
"Um dogma (do grego ?????, plural ???????) é uma crença/doutrina imposta, que não admite contestação, cada um dos pontos fundamentais e indiscutíveis de uma crença religiosa. No campo religioso, alega-se ser uma verdade divina, revelada e acatada pelos fiéis. No catolicismo, os dogmas surgem das Escrituras e da autoridade da Igreja Católica." O contrário seria a lógica e a razão.

"Uma pesquiza no google da geito" ;D

Offline Enfermeiro Estagiario

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://enfermeiroseestagiarios.blogspot.com
« Responder #11 em: Agosto 13, 2009, 18:57:28 »
Não percebi de todo o objectivo do tópico. Fiquei com a impressão de que o que questionavas era o porquê de julgarmos determinadas pessoas doentes quando na realidade podem estar mais despertas do que nós para outras realidades, é isso?
Se é devo dizer-te que posso concordar em parte contigo. A questão é que temos o hábito de que quando não sabemos a origem de alguma situação tentamos sempre encontrar uma resposta que seja credível para nós e que ao mesmo tempo vá de encontro à resposta que gostaríamos de ter.
Se calhar daqui a alguns anos vamos descobrir que afinal não existem doenças mentais, mas neste momento essas pessoas têm comportamentos e atitudes que não se encaixam na sociedade, que os colocam a eles próprios e aos outros em perigo, mas que no entanto se encaixam em quadros daquilo a que chamas de doenças mentais. Como tal procura-se uma explicação para o que levou a que existissem comportamentos considerados desviados e tentam-se corrigir de maneira a que essa pessoa se encaixe da melhor forma possível na sociedade actual.
Pelo menos é a minha forma de ver as coisas, não sei se te ajudei minimamente ou não...  :-X