Autor Tópico: Tratamento de Feridas: Ulcerase  (Lida 9747 vezes)

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
Tratamento de Feridas: Ulcerase
« em: Agosto 09, 2004, 05:53:35 »
Colegas, gostaria de saber a vossa opinião acerca do uso do desbridamento químico-enzimático por colagenase (ulcerase).
Eu era um de muitos que acreditam que este produto é bom para desbridar o tecido necrosado, mas que é potencialmente perigoso para o restante tecido. Ora bem, sem querer estar a fazer publicidade, a verdade é que experimentei numa ferida por deiscência de uma safenectomia (membro inferior esquerdo), que apresentava 1/3 da sua extensão , em tecido necrosado. A verdade é que no dia seguinte a colocação de ulcerase, o tecido necrosado, já estava a desintegrar-se passando da cor escura habitual, para uma cor esbranquiçada e menor consistência. Depois de 5 dias de utilização fiz uma remoção mecanica com bisturi do tecido esbranquiçado (que entretanto já era reduzido), que praticamente já estava separado do tecido de granulação.
O resto da ferida?  Impecável, sem sinais de agressão, e além do mais cada vez que retirava o penso, a ferida estava humedecida com um liquido transparente incolor e inodor, que suponho que seja produto da actuação do produto.
A minha experiência com este produto é reduzida, se alguém tiver experiencias semelhantes ou diferentes, por favor deixe aqui a sua opinião, sabendo de antemão que cada caso é um caso, e que existem inumeros factores que condicionam o processo de cicatrização.

Abraço!

Offline Guytonn

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #1 em: Agosto 09, 2004, 14:27:39 »
O Ulcerase tem a sua mais valia no desbridamento de material necrótico. Na minha opinião não é tão eficaz nas úlceras que apresentam fibrina em grande quantidade.
Aliado ao desbridamento  manual consegue-se ampliar os benefícios do Ulcerase.
O Hidrogel e o Tenderwet são produtos a ter também em consideração apesar de terem um custo acrescido.
PRESENTE É SIMULTÂNEAMENTE O EPÍLOGO DO PASSADO E O PRÓLOGO DO FUTURO.

Offline ruienf

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Agosto 19, 2004, 22:40:32 »
A minha experiência relativamente a feridas com fibrina revela que a colagenase (Ulcerase) apresenta maior efeito que os hidrogéis (Askina Gel, NuGel, IntraSite GEl, etc.).

No entanto, os resultados mais rápidos foram obtidos com o TenderWet (solução de Ringer impregnada num apósito próprio). Este produto é fabricado pela Hartmann e tem como principal efeito secundário a dor.

Quanto à Biafine, a minha experiência aponta para um efeito mais lento que a colagenase, mas com a vantagem de ser indolor, bacteriostática e inofensiva para o tecido são.

De realçar a maceração dos bordos da ferida que se verifica quando se utiliza a colagenase ou o TenderWet, pelo que os mesmos devem ser bem protegidos; tenho utilizado o Cavilon (3M) para esse efeito e com excelentes resultados.
Rui Pedro Silva