Autor Tópico: Pele plastica (opsite Spray)- aplicações e implicações  (Lida 8186 vezes)

Offline tbento

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Boa noite!

Após alguma pesquisa (apenas na WEB), nao consegui encontrar informação sufiente que me esclarecesse esta pequena dúvida....

Hoje durante a realização de um curativo a uma ferida traumática, após suturada, na face com cerca de 4cm de comprimento, após uma lavagem com SF e uma pequena desinfecção com betadine, surgiu a dúvida se a pele plástica poderia ser utilizada como um recurso para a protecção desta lesao.

Protegendo as mucosas e olhos, pretendia aplicar a pele plastica, contudo foi-me dito que a pele plastica, sendo aplicada na face, existiria risco desta afectar a cicatrização e por consequencia, ficar uma cicatriz mais evidente.

Alguém me sabe informar se existem evidendencias de que a pele plastica (nomeadamente o Opsite Spray), quando aplicado, impede o normal processo de cicatrização e conduza a uma cicatriz mais evidente???

Alguém sabe de algum estudo sobre a aplicação da pele plastica que demonstre que esta podera deixar uma cicatriz mais evidente? Sera que afecta o processo de reepitelização?

Segundo este site http://www.medisave.co.uk/opsite-transparent-film-dressing-spray-100ml-p-4031.html esta "pele" permite uma normal trasnpiração da pele e o processo de cicatrização.

O curativo acabou por ser feito aplenas com Oxitetraciclina e a lesao ficou "ao ar"...

Obrigado pela ajuda!!!
 :)

Offline tbento

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Pele plastica (opsite Spray)- aplicações e implicações
« Responder #1 em: Maio 22, 2009, 20:28:16 »
126 views e ninguem encontra nada k me ajude?

Offline paulo_ramos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Maio 23, 2009, 11:36:00 »
Olá!

Eu já tive uma ferida traumática na face na zona do mento e aplicaram-me pele plástica; não apreciei a experiência, ficou com a impressão de "repuxamento" da pele. Outro problema desses produtos é a sua base alcoólica que secam a pele, depois ficam restos desse produto na pele e é preciso remover habitualmente com éter ou acetona que também são agressivos para a pele e tecido circundante . Se a ferida a que te referes não tiver sinais de complicações pode simplesmente ficar ao ar, pois ao fim de 24 horas a mesma já se encontra selada pelos fibroblastos. O que expus é com base apenas na minha experiência e num caso pessoal por isso vale o que vale. espero mesmo assim ter ajudado.

Paulo ramos

Offline tbento

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Maio 23, 2009, 15:14:58 »
Ja vale muito, obrigado pela partilha....

A sua ferida foi suturada? Nao foi repuxamento pela sutura?

Sim realmente a pele é um pouco complicada de remover, mas se nao sai com uma simples limpeza tb nao é preciso tar a forçar a sua saída pk tal como refere, a ferida forma a ponte de fibroblasts ficando com uma boa barreira perante microorganismos e sugidade.

A função da pele sera proteger ate a formação adquada dessa ponte....

Offline Parreira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Maio 23, 2009, 18:21:22 »
Não há qualquer contra indicação de aplicação de pele plástica na pele em qualquer região do corpo (atenção às mucosas estas devem ser protegidas e não aplicar), eu já o fiz tenho bastante experiencia e nunca vi efeitos secundário pelo seu uso, esta apenas age como protecção e não é assim tão dificil de remover, se assim acontecer o tempo encarrega-se disso. Que se saiba o processo de cicatrização é identico na pele em qualquer região do corpo, o que pode ser diferente é os tempos e estes não influenciam o aspecto final de uma sutura cirurgica, porque as fases são exactamente iguais.

Offline tbento

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Maio 24, 2009, 02:03:26 »
Na face seria o facto da pele transpirar e pelo facto de ter barba que poderia afectar esse processo...

Nao ha aqui ninguem k trab em cirurgia, nomeadamente maxilo facial?

Offline tbento

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Maio 24, 2009, 02:06:19 »
Ah e Obrigado pela ajuda Parreira ajudou bastante ;)

Offline paulo_ramos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Maio 24, 2009, 10:13:36 »
A minha ferida era suturada.

Na neurocirurgia onde trabalhei, usava-se com muita frequência a pele plástica, neste momento já não usamos. Se a ferida está selada pelo próprio corpo, não é necessário mais nenhum produto.