Forumenfermagem

Autor Tópico: Ajuda sobre úlceras de pressão  (Lida 8366 vezes)

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
Ajuda sobre úlceras de pressão
« em: Agosto 19, 2004, 11:55:39 »
Michele escreveu em http://www.enfermagem.org/forum/phpBB2/ ... hp?p=23#23   (site brasileiro).

Quis abordar este tema e colocar tudo o que sei sobre as úlceras pois em uma das enfermarias onde trabalho estou com um paciente assim, sr de idade acamado a 3 anos com o surgimento da ferida há 2 meses, que vive em condições precarias com lesões em regial costal e coccigeana, costal apresenta em torno 25cm de estensão, e as outras 15cm cada na região do coccix sendo sua segunda internação pelo mesmo problema em menos de um mês.Submetido a dois debridamentos sendo este último o pior pois havia muito tecido necrosado,muito exsudato e secreção mucopurusanguinolenta com uma porta de entrada que drenava a secreçao com odor fétido,quadro infeccioso e entrato com antibioticoterapia, curativo 2x ao dia.
As medidas acima estão sendo todas realizadas, só que infelismente nosso curativo é precario pois não temos àcidos graxos como o dersani, ou curativos prontos industrializados, ou carvão ativado para usar na ferida; é feito com toda técnica para não contaminar mais e limpo com soro fisiologico e fechado com material estéril, apesar do debridamento nào vejo melhora na ferida, continua identica como descrevi acima, gostaria de saber dos colegas o que mais eu posso fazer para melhorar o curativo sem ter muitos recursos disponiveis. :Tenho medo que possa apresentar um quadro de septicemia. Aguardo respostas e idéias  .

@All
Parabéns aos colegas brasileiros pela iniciativa deste site. Força, espero também dar o meu contributo...

@Michele
Este caso parece-me ter uma componente social muito forte. Acho interessante a adequação de materiais baratos como o açucar ao tratamento de úlceras de pressão.
Já tinha ouvido falar do açucar em feridas pouco e moderadamente exsudativas, exactamente porque absorve os liquidos exsudativos e tem um papel supostamente antiinflamatório. desconheço investigação sobre o assunto.
Um factor fundamental neste doente será a activação da circulação através de movimentos passivos (já que não se mexe por ele), e o aumento do aporte proteico.
Este último ponto, pode implicar o recurso a suplementos protéicos (em Portugal nutribraun, cubitan, fortimel, etc...).
Não conheço a realidade brasileira, mas os recursos limitados também existem em Portugal, uma solução poderá ser adicionar carne à sopa deste Sr.
Ele alimenta-se por via oral ou por sonda nasogastrica (SNG)?
Por último, parece-me que o exsudato so vai diminuir quando o antibiotico fizer mesmo efeito. É necessario monitorizar se o antibiotico está a resultar ou não, para o mudar se necessario. Um agente que normalmente infecta úlceras de pressão é a pseudomona (que tem um odor característico).

Vou divulgar este tópico no meu site para que os colegas te possam ajudar...

quem quiser ajudar a Michele, pode postar em http://www.enfermagem.org/forum/phpBB2/ ... hp?p=23#23
Por outro lado, gostaria que a discussão continua-se aqui no nosso forum com esta questão:  que material de penso costumam usar em ulceras sem tecido necrosado mas com grande quantidade de fibrina?
No meu serviço, usamos muito o Biafine pomada, com resultados bons em feridas (normalmente deiscências de sutura operatória torácica) com quantidade moderada de fibrina....

Offline ruienf

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Ajuda sobre úlceras de pressão
« Responder #1 em: Agosto 19, 2004, 22:35:02 »
O caso descrito tem tanto de interessante como de dramático. A ausência de recursos é um forte obstáculo à prestação de bons cuidados de enfermagem.

A minah experiência relativamente a feridas com fibrina revela que a colagenase (Ulcerase) apresenta maior efeito que os hidrogéis (Askina Gel, NuGel, IntraSite GEl, etc.).

No entanto, os resultados mais rápidos foram obtidos com o TenderWet (solução de Ringer impregnada num apósito próprio). Este produto é fabricado pela Hartmann e tem como principal efeito secundário a dor.

Quanto à Biafine, a minha experiência aponta para um efeito mais lento que a colagenase, mas com a vantagem de ser indolor, bacteriostática e inofensiva para o tecido são.

De realçar a maceração dos bordos da ferida que se verifica quando se utiliza a colagenase ou o TenderWet, pelo que os mesmos devem ser bem protegidos; tenho utilizado o Cavilon (3M) para esse efeito e com excelentes resultados.
Rui Pedro Silva