Autor Tópico: AJUDA - Valvula Fonatoria  (Lida 5215 vezes)

Offline InesCosta

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
AJUDA - Valvula Fonatoria
« em: Abril 22, 2009, 14:34:52 »
Muito Boa Tarde

Sou aluna de enfermagem e encontro-me actualmente a estagiar num serviço de cuidados continuados onde cuido, diariamente, de utentes ventilados por traqueostomia, que se vêm incapacitados de falar. Como tal, gostaria de obter informaçoes relativamente às válvulas fonatórias, mais precisamente, a válvula Passy-Muir, de forma a contribuir para uma maior qualidade de vida destes mesmos utentes. Foi-me comunicado que estas valvulas não sao muito utilizadas em Portugal, como tal gostaria de compreender o porquê da sua não utilização.

Agradeço qualquer ajuda que me for prestada, mesmo que pequena.

Muito Obrigada

Cumprimentos

Inês Costa

Offline InesCosta

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
PEDIDO AJUDA - VALVULA FONATÓRIA (VENTILAÇAO)
« Responder #1 em: Abril 23, 2009, 20:31:29 »
Muito Boa Tarde

Sou aluna de enfermagem e encontro-me actualmente a estagiar num serviço de cuidados continuados onde cuido, diariamente, de utentes ventilados por traqueostomia, que se vêm incapacitados de falar. Como tal, gostaria de obter informaçoes relativamente às válvulas fonatórias, mais precisamente, a válvula Passy-Muir, de forma a contribuir para uma maior qualidade de vida destes mesmos utentes. Foi-me comunicado que estas valvulas não sao muito utilizadas em Portugal, como tal gostaria de compreender o porquê da sua não utilização.

Agradeço qualquer ajuda que me for prestada, mesmo que pequena.

Muito Obrigada

Cumprimentos

Inês Costa

Offline yellow85

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: AJUDA - Valvula Fonatoria
« Responder #2 em: Abril 24, 2009, 18:11:39 »
A prótese fonatória é uma válvula que permite a reabililtação verbal de uma pessoa com traqueostomia, que é um dos pontos fundamentais para a sua reabilitação.

Para a colocação destas próteses é realizada uma punção traqueoesofágica, abertura entre a parede da traqueia e o esófago, onde é inserida a prótese. Esta prótese possibilita o uso do ar expirado para a a produção de voz. Esta só abre quando o ar expirado passa através dela, mantendo-se encerrada durante a deglutição, de modo a prevenir a aspiração de alimentos ou saliva.

Quando se tapa o traqueostoma o ar expirado é conduzido através da prótese para o esófago. No esófago e na faringe a mucosa que cobre os músculos constritor e/ou cricofaríngeo serve de nova fonte sonora (neoglote). A corrente de ar expirado, ao entrar no esófago, inicia a vibração da noeglote e o som produzido é modulado em fala pelos ressoadores e pelos órgãos articulatórios. A prótese fonatória não gera por si só voz, mas permite a passagem do ar dos pulmões para o esófago. Quando o doente oblitera o traqueostoma, com o dedo é possível emitir som.

Offline yellow85

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Abril 24, 2009, 22:03:52 »
Os doentes portadores de prótese fonatória devem ser ensinados a limpa-la regularmente  utilizando o mandril da mesma, para que esta não obstrua e para prolongar a sua longevidade. Existem dois tipos de prótese fonatória. Um modelo aplicado e substituído em meio hospitalar de duração mais longa, outro modelo é a prótese descartável, que pode ser substituída pelo laringectomizado no domicílio. Ambas as próteses são substituídas quando se verifica extravasamento de líquido do esófago para a traqueia. A prótese descartável é substituída normalmente de 15 em 15 dias. O laringectomizado retira a prótese utilizando a patilha de segurança e introduz a nova prótese utilizando o mandril. A prótese deve ser removida, limpa e reinserida rapidamente de forma a que a fístula não estenose.

Offline InesCosta

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: PEDIDO AJUDA - VALVULA FONATÓRIA (VENTILAÇAO)
« Responder #4 em: Abril 30, 2009, 06:11:41 »
pequena correcção
vêm = vêem

Offline InesCosta

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Abril 30, 2009, 06:23:10 »
pequena correcção

vêm = vêem.

Muito obrigado pela informação disponibilizada. Já agora têm conhecimento de algum artigo na internet que fale sobre a  existência destas válvulas ou algum livro onde eu possa encontrar informação de forma mais detalhada?
Trabalham em UCI? Nos vossos serviços são utilizadas estas proteses? Foi-me comunicado que estas valvulas não são muito utilizadas em Portugal, pelo que eu gostaria de entender o porquê.

Cumprimentos