Autor Tópico: Assembleia Geral da OE  (Lida 1924 vezes)

Offline Mauro Germano

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 2218
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
Assembleia Geral da OE
« em: Março 16, 2009, 03:35:38 »
"ASSEMBLEIA GERAL DA ORDEM DOS ENFERMEIROS - 21 DE MARÇO - 13H30 - AUDITÓRIO DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO

CONVOCATÓRIA

Convoco os membros efectivos com inscrição em vigor na Ordem dos Enfermeiros para uma reunião ordinária da Assembleia Geral a realizar nos termos do artigo 13.º, n.º 1, do Estatuto da Ordem, no dia 21 de Março de 2009, com início às 13:30 horas, no Auditório do Instituto Superior de Engenharia, Rua Dr. António Bernardino de Almeida,431 , no Porto, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Leitura e aprovação da acta da reunião ordinária da Assembleia Geral realizada em 15 de Março de 2008;


2. Apreciação e votação do Relatório e Contas referentes ao ano 2008, de acordo com a alínea b) do artigo 12.º do Estatuto;


3. Apreciação e votação do Plano de Actividades e Orçamento para o ano 2009, de acordo com a alínea a) do artigo 12.º do Estatuto.

O projecto de acta, bem como as propostas do Conselho Directivo a submeter à discussão e votação serão fornecidos aos membros efectivos que os solicitarem, na Sede ou nas Secções Regionais da Ordem, a partir do dia 27de Fevereiro de 2009.

Se à hora indicada para a realização da Assembleia Geral não se verificar a presença de 5% dos membros efectivos, a mesma terá lugar trinta minutos depois, com qualquer número de membros, de acordo com o artigo 16.º, n.º 1, do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros.

Os membros devem fazer-se acompanhar da Cédula Profissional válida para o ano em curso.

Lisboa, 7 de Fevereiro de 2009

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Ana Sara Alves de Brito


GCI/LCN"


Retirado de http://www.ordemenfermeiros.pt

Gostaria que a OE, no âmbito da reforma dos CSP, disponibilizasse/facultasse um sistema de informação adequado à prática de Enfermagem , que já exista ou que incentive a sua criação.

Offline Mauro Germano

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 2218
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
Re: Assembleia Geral da OE
« Responder #1 em: Março 22, 2009, 15:12:03 »
Engraçado isto... Um dos maiores acontecimentos da OE e ninguém comenta sequer...

Ontem decorreu a Assembleia Geral da OE com vista à aprovação do plano de actividades e orçamento para 2009 entre outros assuntos, os quais foram aprovados por unanimidade.

Sendo a primeira assembleia geral a que assisti confesso que não esperava , nomeadamente nesta altura(com tantos problemas a assolar a profissão), encontrar tão poucos enfermeiros na sala. Embora a sala estivesse quase cheia, se pensarmos que existem mais de 56 mil enfermeiros inscritos, uma fatia tão diminuta estivesse presente.

Para quem quiser o plano de actividades ... pode ir ao site da OE à secção reservada.

Queria ressaltar alguns aspectos que não sendo por si só negativos ao ponto de provocar a rejeição do Plano, me deixam um pouco preocupado:

- Não houve nenhuma menção à palavra Desemprego durante toda a sessão (mas também porquê referi-lo se dos interessados o número seria reduzidíssimo?)

- Acerca dos pedidos de esclarecimento relativos a algumas temáticas, nomeadamente acerca da elaboração do guia de boas práticas em enfermagem na saúde pediátrica e infantil, alguns ficaram sem resposta (omissão? falta de tempo? ausência de conteúdo para esclarecimento) ou então a resposta foi uma não resposta, em que os assuntos foram rodeados de tal forma que ficámos a saber o mesmo: envolvimento da OE no acompanhamento da reforma dos CSP, Saúde Mental, estudo das necessidades em cuidados de enfermagem, papel dos enfermeiros gestores e sua relação com a deontologia assim como do apoio da OE a estes.

- O plano pareceu-me mais uma declaração de boas intenções ficando na dúvida como muitas das intervenções serão operacionalizadas, não deixando contudo de serem boas intenções.

Entre outras...

Mais alguém esteve presente?

-

Offline Pedro Godinho Ferreira

  • Membro Associado
  • *****
  • Mensagens: 573
    • Ver Perfil
Re: Assembleia Geral da OE
« Responder #2 em: Março 22, 2009, 15:47:24 »
Uma dúvida minha, somente os sócios é que podem estar presentes?! Como estudante de Enfermagem poderia ter entrado?

Por não ter estado online nos ultimos dias não tive informação da Assembleia. Se me fosse concedida a entrada  de certo que estaria presente. Para a próxima tentarei não falhar!

Quanto ao facto de a palavra "desemprego" não ter sido mencionada, isso não me surpreende! Para a Ordem os rácios e tal estão muito bem na Enfermagem Portuguesa! Enfim . . . Tem de haver mudanças significativas para que se possa discutir esse tema . . .
Peter Sykepleier din tjeneste

Offline pedrojosesilva

  • Administrador
  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1883
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
Re: Assembleia Geral da OE
« Responder #3 em: Março 22, 2009, 16:52:21 »
Estive presente. Mauro, Foi pena não nos termos encontrado por lá.

-Sim, é possível aos estudantes estar presentes na AG, desde que façam um pedido à mesa da AG, e depois seja aprovado.
O mesmo se aplica a jornalistas.
Terão de se retirar no momento das votações. Já agora, os enfermeiros não são sócios mas membros da sua Ordem Profissional.


- Quanto á menção ao desemprego, ela ficou patente na moção entregue pelo conselho directivo e aprovada por unanimidade.
É uma tomada de posição,mas na moção também é explicito o que pode ser feito para pressionar o governo.
Também foi assumido que a acção da OE tem limites, e que depende de cada um de nós informar e divulgar aos colegas, as posições politicas da OE, de forma a fazerem eco na sociedade. Se os próprios enfermeiros não estiverem informados, dificilmente se consegue ampliar as repercussões das posições politicas.

Fica o trecho onde se faz menção aos enfermeiros no desemprego.

Citar
[...]
Paralelamente, mas não de menos importância, releva neste período a revisão da carreira de acordo com o novo quadro jurídico da Administração Pública, que afronta a dignidade dos enfermeiros e faz tábua rasa do histórico de competências dos enfermeiros gestores.
O quadro da actual realidade é de sinais contrários ao anunciado e prometido.
Às competências sobrepõe-se as conveniências, com permanentes atropelos ao papel imprescindível dos enfermeiros prestadores e gestores.
À qualidade sobrepõe-se os números, que escondem a inequidade.
Às dotações seguras, só exequíveis pelo ajustamento efectivo às horas de cuidados necessárias, possível de melhorar pelo crescente número de jovens enfermeiros, oferece-se o desemprego e a instabilidade.

[...]

Postado anteriormente em http://www.forumenfermagem.org/forum/index.php?topic=3537.60

Todos os enfermeiros deveriam participar,pelo menos uma vez na vida, numa AG. Ajudava a desmistificar muitas coisas sobre o funcionamento da OE.

Offline Mauro Germano

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 2218
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
Re: Assembleia Geral da OE
« Responder #4 em: Março 26, 2009, 15:53:36 »
Também tenho pena de não nos termos encontrado. Numa próxima vez espero fazê-lo.

De qualquer forma,temos de admitir ( e faço mea culpa não ter notado esta mini referência ao desemprego mas cheguei logo após essa moção ter sido "votada") que foi quase como se esse assunto fosse minor ou quase insignificante.

Temos também de reconhecer que os pedidos de esclarecimento foram pura e simplesmente nulos. Deixa-me um pouco desconfortável que existam tantas dúvidas e incertezas quanto ao caminho a traçar para operacionalizar a quase totalidade das propostas constantes no Plano para 2009.

A forma como o plano foi apresentado foi um pouco à pressa: pouco tempo para falar dele e pouco tempo para estudá-lo melhor ou criticá-lo.

Ainda... Não vi publicado no site da Ordem a referência à "moção" do Enfermeiro António Manuel


De facto é importante ir a uma AG e aconselho vivamente a todos o mesmo que o PedroJoséSilva. Vão e se não participarem pelo menos assistam e pode ser que duma próxima vez já o façam.

De qualquer forma fico contente que pelo menos estejamos a tentar remar para uma Enfermagem melhor... Tenho é as dúvidas do caminho que estamos a tomar assim como do tempo que estamos a perder... Nomeadamente na questão do nebuloso MDP e da parte das especialidades.

Offline detalhes

  • Iniciante
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Re: Assembleia Geral da OE
« Responder #5 em: Abril 13, 2009, 12:08:56 »
É fundamental que os enfermeiros tenham a preocupação de acompanhar todos os desenvolvimentos da enfermagem em Portugal. Todos os assuntos têm sido debatidos em público, por exemplo, na I Conferência de Regulação, a questão do Modelo de Desenvolvimento Profissional ficou bem esclarecida. Quem tinha dúvidas teve a oportunidade de as colocar. Pena é que os enfermeiros ainda não se convenceram de que têm de se deslocar aos locais adequados, onde a sua participação é fundamental, têm a oportunidade de serem esclarecidos e de cumprirem com o seu dever de cidadania. Afinal vivemos numa democracia e todos têm direito a voto, mas é necessário que estejam presentes. No caso das assembleias gerais e regionais, o transporte é gratuito e se os enfermeiros estiverem realmente interessados, conseguem uma folga para ir... ;)