Autor Tópico: Silvercel - alginato de cálcio com prata - alguém conhece?  (Lida 11226 vezes)

Offline bicho_do_mato

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Já tive 2 experiências positivas com este produto. Gostaria de saber as vossa opiniões.
A primeira vez foi com 1 pessoa que trouxe o produto da associação dos diabéticos. Foi amputado e tinha IMENSO tecido desvitalizado. Eu não dava nada por aquilo e estava a ver que tinham de amputar mais acima. A pessoa começou a fazer o penso com este produto e não é que melhorou?
Como tinham deixado amostras do dito cujo no serviço, apliquei numa pessoa diabética que tinha-se picado num prego que estava numa estrumeira de porcos. O que fiz foi:
- primeiro penso com aquacel Ag e foi o caos! Não conseguia absorver o exsudado (de 1 dia para o outro) e ficou com sinais inflamatórios. Péssimo;
- 2º dia com rifocina, que reduziu o exsudado;
- 3º dia e seguintes com o silvercel e melhou bastante.

Offline And_Guimaraes

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Silvercel - alginato de cálcio com prata - alguém conhece?
« Responder #1 em: Abril 14, 2009, 02:51:12 »
Se o utente melhorou ainda bem. Pessoalmente não tenho tido grande resultados com este produto. Confio bem mais no Aquacel Ag ( passo a publicidade...) que conheço mais estudos e na minha pratica tenho visto melhores resultados..

Offline Lunatorres

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Abril 17, 2009, 16:29:03 »
Bom Dia!!!!!!

No meu serviço costumamos usar o "Aquacel Ag" com ótimos resultados, quanto a rifocina no meu pais ela é condenada pela Agencia de Vigilancia Sanitaria portanto não fazemos uso...
Apenas alguns médicos insistem em usar mas não com grandes resultados...

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Maio 16, 2009, 12:38:08 »
Citação de: bicho_do_mato
Já tive 2 experiências positivas com este produto. Gostaria de saber as vossa opiniões.
A primeira vez foi com 1 pessoa que trouxe o produto da associação dos diabéticos. Foi amputado e tinha IMENSO tecido desvitalizado. Eu não dava nada por aquilo e estava a ver que tinham de amputar mais acima. A pessoa começou a fazer o penso com este produto e não é que melhorou?
Como tinham deixado amostras do dito cujo no serviço, apliquei numa pessoa diabética que tinha-se picado num prego que estava numa estrumeira de porcos. O que fiz foi:
- primeiro penso com aquacel Ag e foi o caos! Não conseguia absorver o exsudado (de 1 dia para o outro) e ficou com sinais inflamatórios. Péssimo;
- 2º dia com rifocina, que reduziu o exsudado;
- 3º dia e seguintes com o silvercel e melhou bastante.

três dias três tratamentos diferentes...qualquer tratamento deve ser usado durante pelo menos 15 dias para poder surtir algum efeito...talvez se tivesse dado continuidade ao tratamento com aquacel Ag, associando-lhe um penso secundário absorvente (poliuretano), os efeitos poderiam ter começado a notar-se...o aquacel, ou sem fazer publicidade, as hidrofibras são muito absorventes, associadas à prata podem ser usadas para tratamento de feridas infectadas, mas havendo muito exsudato deve-se colocar sempre outro penso secundário muito absorvente...

Já agora por curiosidade...estou neste momento a fazer o penso a uma úlcera de perna (numa binita perna com insuficiência venosa), felizmente sem sinais de "úlcera varicosa " pelo menos por enquanto...não sei que tratamento lhe estavam a fazer antes mas o exsudato era verde ::) e o leito da ferida parecia ter sido tratado com betadine (totalmente contra)...desde que o senhor veio ter comigo experimentei o tratamento com alginato de cálcio+hidrogel+ligadura de compressão e os efeitos são notórios...e o exsudato verde desapareceu ::)

Offline tralha

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Junho 02, 2009, 16:06:29 »
No meu local de trabalho(ULS) faz parte do protocolo do tratamento de feridas e tem sido muito usado em todo o tipo de feridas com resultados muito favoraveis. É essenciamente usado em feridas muito exudativas e com sinais de infecção, pode ser usado ate 7 dias e também ser utilizado como penso secundario ( das associações que temos realizado não surgiram reacções)
 Ja agora acrescento que o aquacel AG o principio activo é o mesmo simplesmente com  ligeiras alterações do laboratorio.

Offline paulo_ramos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Junho 03, 2009, 21:12:31 »
O silvercel e o aquacel ag não tem o mesmo principio activo, ambos são pensos com prata no entanto o 1º é uma alginato com prata e o segundo é hidrofibra com prata exclusivo da convatec pois tem a patente da tecnologia hidrofibra.

Offline fernandes.jcb

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Junho 07, 2009, 18:30:43 »
Apesar de ainda ser usada aos pontapés, nunca é demais relembrar que o uso de antibioterapia tópica está contra-indicada...
portanto não percebo porque ainda continua a ser usada rifocina...

Offline bicho_do_mato

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Junho 08, 2009, 21:40:22 »
Ao que pareçe está muita gente ceptica, mas volto a referir que o aquacel em feridas de pé diabético não é solução pois deixa o tecido em redor demasiado húmido o que faz com que fique com imensos sinais inflamatórios. Também já usei aquacel noutros pensos e não é a maravilha que dizem dele. Aliás, faz imensas vezes um biofilme complicadísimo de eliminar. Este pareceu-me muito mais absorvente e menos irritante para os tecidos em redor. Biofilme nem vê-lo, pois o leito da ferida não fica tão húmido.

Offline npires

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Julho 14, 2009, 12:20:49 »
Boas!!!!

Eu já tive bastante contacto com o silvercell e aconselho pk se trata sem dúvida alguma de um excelente produto com a grande vantagem de possuir prata iónica e metálica o que lhe confere maior potencial antimicrobiano que (por ex) a hidrofibra com prata...

Posso dizer-vos que apliquei num caso semelhante (senão o mesmo caso) e que a úlcera teve uma evolução fantástica...Agr não banalizem o uso dos antimicrobianos e utilizem-nos quando necessário...

Dsc colega bicho_do_mato  mas tenho de fazer uma observação, 3 dias 3 tipos de pensos não me parece uma boa ideia e cuidado com a rifocina...Não quero que leve a mal mas não houve tempo para evolução da lesão...

Com os melhores cumprimentos...