Autor Tópico: A quem trabalha em Serviços de Urgência Basica - Qual é o V. rácio por turno?  (Lida 2486 vezes)

Offline Vitor A.

  • Membro Associado
  • *****
  • Mensagens: 512
    • Ver Perfil
Caros Colegas venho por este meio solicitar a vossa colaboração.

Trabalho numa SUB com uma média de atendimentos superior a 100 doentes dia (em 2008 foi de 114 doentes/dia e uma média de 12 doentes em OBS). Somos 3 enfermeiros, um na Triagem de Manchester e os outros dois no atendimento. A minha chefe com os numeros recentes que o programa ALERT dá para ver e tirar estatisticas pediu reforço de equipa dado o aumento de fluxo de doentes e a nossa área de abrangencia mais que duplicou dado o encerramentos dos SAP´s nos concelhos vizinhos. Recentemente soubemos que a Direcção Enfermagem tem intenções de redimensionar a equipa de enfermagem para 2/2/2 conforme a legislação para as SUB´s. (no minimo 2 por turno incluindo o posto de Triagem de Manchester). Alegam que todas as SUB´s do pais tem este racio, o que me levou a questionar se realmente será mesmo assim. Por isso coloco esta questão para poder contra-argumentar. Caso contrário, provávelmente, vai haver mais gente que termina o contrato e não lhe vai ser renovado.

A quem trabalha em Serviços de Urgência Basico - Qual é o V. rácio por turno? E já agora a V. média de atendimentos de doentes por dia.

Nota. O que acho inacreditável é a própria Direcção de Enfermagem que deveria lutar pelas dotações seguras nos serviços face ao volume de doentes e cuidados, são as primeiras a querer baixar o racio apesar dos numeros mostrarem precisamente o contrário!!!!!!!!!!!!

Grato desde já pelo V. tempo em ler este topico e V. colaboração.
No reencaminhamento de mail´s, Por Favor Usem Cco. ou Bcc (Cópia Oculta)
" Retire os endereços dos amigos antes de reenviar "
" Dificulte a disseminação de vírus e spams "
" Proteja a sua privacidade e a dos Outros

Saudações. Vitor A. :)

Offline enfarfr

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 2758
    • Ver Perfil
Olá Vitor.

Também trabalho num Serviço de Urgência Básico.

Atendemos em média 115 pessoas/dia... Dados desde 1 de Janeiro de 2009... Estamos abertos desde Julho de 2008... No Verão estes valores aumentam para o dobro/triplo (Algarve).

O rácio na época baixa é de 3M/3T/2N... Incluindo triagem.

No Verão este valor aumenta para 4M/4T/2N... Penso que este rácio existe em todos os SUB´s (4) do Algarve.

Temos o Alert UBU e como análise de dados temos o Alert ADW... É uma ferramenta potente de análise... Usem-na bem para argumentar o rácio de enfermeiros/turno.

Como curiosidade, 47,4% são verdes, 37,36% amarelos, 8,64% laranjas...