Forumenfermagem

Autor Tópico: Uso de Nitrato de Prata  (Lida 20355 vezes)

Offline Jacto

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Uso de Nitrato de Prata
« em: Março 15, 2009, 15:49:12 »
Boas,

Gostaria que os colegas me informassem em que situações utilizam as canetas de Nitrato de Prata. Utilizam-nas por iniciativa própria ou apenas com prescrição médica (visto ser uma técnica muito agressiva). Utilzam em doentes hipocoagulados, diabéticos e afins?

Gostaria de ver aqui as vossas opiniões.

Darei a minha ao longo da "discussão".

O meu muito obrigado.

Offline bicho_do_mato

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Uso de Nitrato de Prata
« Responder #1 em: Abril 02, 2009, 01:00:50 »
Olá,
as canetas/lápis já usei várias vezes.
Geralmente por indicação médica, porque não tem tantas indicações como isso.
Uso quando o tecido de granulação está muito exacerbado em relação à pele.
Em relação ao tipo de situações que perguntaste, não tenho feito nenhuma diferenciação.
Temos é de ter cuidado que há alguns tipos de pele que são demasiado reactivas e aumentam a lesão (do género corrosão) porque as pessoas são "alérgicas" à prata.

Offline Jacto

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Abril 24, 2009, 11:38:19 »
Bicho_do_mato, é precisamente por causa dessas lesões que tu indicaste que eu expus o assunto em discussão.Por isso perguntei como fazem com utentes hipocoagulados, diabéticos e afins?

Abraço.

Offline Danoninha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Abril 25, 2009, 22:56:51 »
Nas situações de utentes diabéticos e hipocoagulados pode também ser utilizado, com maior precaução claro pelas razões já por vós apontadas. Nomeadamente nas situações de lesão fibrinosa/cicatricial proliferativa (quelóide) em que o nitrato de prata é geralmente aplicado como assim o afirmaram, pode haver um maior controlo da evolução da lesão observando a lesão diariamente se assim for possível sem desrespeitar a utilização de eventuais apósitos, medição de diâmetros de lesão,...Tendo em conta que o nitrato não é de utilização frequente, basta uma utilização e se assim se justificar, novas utilizações ocasionais...deixando ver a evolução do processo.É uma questão de experimentar e de acordo com a gravidade da hipocoagulação ou da patologia diabética inerente.
Quanto à questão de intervenção autónoma vs interdependente, depende não só da experiência do enfermeiro no tratamento das úlceras, como também do serviço e da equipa médica e de enfermagem.Será sempre oportuno questionar a restante equipa de enfermagem, e possivelmente o médico assistente, sobre a utilização do nitrato de prata em determinado doente.
Saudações RB
Danoninha TM

Offline JoanaCastro

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Janeiro 25, 2016, 10:37:17 »
Conheço muita gente que utiliza por iniciativa própria e eu sou uma delas! :D
No caso de utentes diabéticos e hipocoagulados obviamente com maior precaução...

Já agora qual o melhor sítio para adquirir?

Tenho comprado on-line na MEDICALSHOP http://www.medicalshop.pt.
Não encontro mais barato em lado nenhum!