Forumenfermagem

Autor Tópico: Envio de CV em quantidades industriais  (Lida 6449 vezes)

Offline zeus

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://dahh.net
Envio de CV em quantidades industriais
« em: Março 06, 2009, 21:40:11 »
Andei a procura e nao encontrei discussão nenhuma que tratasse isto (se ja existe entao o meu pedido de desculpas adiantado).

Eu sou um recém Licenciado. Acabei à cerca de um mês o curso. Como todos fiz o meu curriculo e estou atento a eventuais propostas de emprego que apareçam.
Claro, como somos mais que muitos nesta situaçao temos tendencia a falar entre nós, Maioritariamente sobre envio de curriculos. E claro a resposta que recebemos vai dar invariavelmente sempre ao mesmo tipo:
"Ja perdi a conta aos curriculos que enviei!"
"Já enviei dezenas deles!" (daqui a uns meses essas dezenas passam a centenas infelizmente)

Ok, sentimos esta necessidade de enviar curriculos para quase tudo o que aparece. Enquanto temos curriculos espalhados vamos tendo esperança.

Vamos à nosso caixa de correio electrónico e reparamos que os e-mails enviados ja excedem em larga escala os mails recebidos.
Estamos um dia no café todos juntos e combina-mos um "Curriculum Tour". Traça-mos no mapa os pontos de paragem, adapta-mos os curriculos para cada ponto, pedi-mos dinheiro aos nossos pais e partimos em busca do tão desejado primeiro emprego.
...
"É um dia novo, deixa la ver para onde vou hoje fazer a minha candidatura espontânea".

Vemos um concurso aberto, uma proposta de emprego e la vai mais um curriculo, mesmo que no final de contas não tenhamos os requisitos necessarios para podermos ser admitidos nesse concurso ou proposta:
- Não possuimos experiencia profissional;
- Não possuimos cédula profissional pq para tal, o nosso processo na ordem tem de passar por 5 sítios diferentes, demorando o processo todo cerca de 2 meses (entretanto, nesses 2 meses a quantia dispendida por todos nós no acto da inscrição ja rendeu uns valentes juros no banco!)
mas apesar disto tudo, enviamos o curriculo na esperança de sermos aceites - "Pode ser que passe...".

Agora a minha questão é:
Até que ponto esta situação generalizada(?) não pode trazer mais mal que bem?

Todos ja ouvimos rumores de empresas, lares e afins que têm "receio" de colocar anuncios de emprego para enfermeiros porque ja sabem que vao ter as linhas telefónicas entupidas, caixas de correio cheias, a sala de espera vai encher (aumentando o racio de enfermeiros naquela zona para valores ao nível da OCDE, que tao feliz faria a nossa ordem :O)

Conheço um enfermeiro supervisor que comentou comigo que tiveram que arranjar uma sala para fazer repositorio de curriculos. Está cheia! Ele diz q qd precisa de um enfermeiro vai a sala e escolhe um CV dos montes empoeirados... Ele comenta que se visse todos os curriculos que lhe mandam, entao não fazia outra coisa durante as horas de trabalho.

Quem é que ainda não foi entregar curriculo e mal deu um passo na entrada ouviu logo "São enfermeiros? Não estamos a aceitar curriculos". Quantas vezes já não fomos atendidos com maus modos e quantas vezes nos vimos "gregos" para conseguir que aceitassem o nosso CV?

Será que nós ao fazermos isto não estamos directa ou indirectamente a piorar a situação?
Estaremos a saturar os responsáveis com curriculos fazendo com que o processo em muitos sitios seja como jogar no euromilhoes?
Que consequencias mais pode trazer este envio compulsivo de CV?

Lá diz o povo: "   Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura"....
Fórum Dahh.net - Enquanto o emprego não aparece...

Offline PedroMendes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Envio de CV em quantidades industriais
« Responder #1 em: Março 06, 2009, 23:43:48 »
Todos os cv que entreguei pessoalmente, ou enviei por correio no espaço de 5 meses de norte a sul do país, açores e madeira (acreditem que foram mesmo muitos), já nem sequer falo por mail, de nada me serviu...Fui a uma entrevista ao algarve (sou do norte) e aos açores...nem quero fazer contas ao € que gastei para nada...

@ zeus

A título exemplificativo, em finais de Novembro fui pessoalmente ao Hospital da Prelada entregar cv e carta de motivação pessoalmente! Já nem sequer aceitavam cv... com um "choradinho" plo meio consegui falar pessoalmente com a Directora de Enfermagem...que me diz: "não estou a aceitar cv...mas como insistiu, pronto...Sabe, está difícil...é que já tenho 7000 cv!!! :o"

Existem instituições que já não aceitam cv, antes o preenchimento de uma folha com os dados pessoais mais relevantes, exactamente para evitar o acumular de caixas e caixas de cvs...

Há que ter esperança e muita dose de paciência...

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Março 08, 2009, 13:08:55 »
Eu consegui começar a trabalhar graças ao envio de CV´s pelo correio.

Offline onlyli

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Março 08, 2009, 16:37:46 »
Citação de: enfarfr
Eu consegui começar a trabalhar graças ao envio de CV´s pelo correio.

Eu consegui através de um que enviei por mail!

Offline CristyFerreira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Março 08, 2009, 18:57:08 »
Apesar de a minha única experiência profissional ter sido apenas numa empresa de apoio ao domicílio durante 1 mês e uma semana  :P consegui isto através de um CV que enviei por email. Mesmo depois de ter enviado por correio e de ter sido devolvido, insisti por email, e marcaram-me uma entrevista nesse mesmo dia. Enfim, temos de tentar de todas as formas que conseguirmos.

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Março 08, 2009, 19:00:35 »
O meu problema é k nunca sei muito bem pra onde enviar espontâneas... :'(...já enviei pra alguns lados que tem tópicos próprios para recrutamento ou um mail próprio mas fora isso sinto-me como se tivesse a ver navios :-[

Offline MPNT

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Envio de CV
« Responder #6 em: Março 08, 2009, 21:11:40 »
Olá  :). Eu também sou recém-licenciada e já enviei imensos currículos por email como resposta a vários concursos do norte a sul do país e até á data nem uma resposta positiva recebi. Tenho é dúvidas em como fazer uma carta de apresentação a candidaturas tanto espontâneas como em resposta a concursos. Alguém me pode ajudar?
“A melhor preparação para enfrentar o amanhã, é fazer surpreendentemente bem o trabalho de hoje!”

Offline zeus

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://dahh.net
« Responder #7 em: Março 08, 2009, 21:14:24 »
Citação de: PedroMendes
com um "choradinho" plo meio consegui falar pessoalmente com a Directora de Enfermagem...que me diz: "não estou a aceitar cv...mas como insistiu, pronto...Sabe, está difícil...é que já tenho 7000 cv!!! :o"
Exactamente. Tive ate uma professora que referiu pa nos nao enviarmos curriculos, mas sim ir directamente ao local e pedir para entregarmos o CV directamente ao enf responsavel pelo recrutamento, nem que para isso tenhamos que esperar horas... Diz que isso é mais proficuo. Demonstra ao empregador a nossa vontade e preserverança....

Citação de: PedroMendes
Existem instituições que já não aceitam cv, antes o preenchimento de uma folha com os dados pessoais mais relevantes, exactamente para evitar o acumular de caixas e caixas de cvs...
Parece-me o caminho mais lógico a seguir plas instituições...

Já agora... Smp que enviarem um curriculo por e-mail certifiquem-se que activam a opção de aviso de leitura caso esteja disponível para voces.
Fórum Dahh.net - Enquanto o emprego não aparece...

Offline PedroMendes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Março 08, 2009, 21:34:00 »
Exactamente. Tive ate uma professora que referiu pa nos nao enviarmos curriculos, mas sim ir directamente ao local e pedir para entregarmos o CV directamente ao enf responsavel pelo recrutamento, nem que para isso tenhamos que esperar horas... Diz que isso é mais proficuo. Demonstra ao empregador a nossa vontade e preserverança....

Plenamente de acordo com o que dizes em epígrafe, @ zeus ;)

Offline keliinha

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Março 08, 2009, 23:00:58 »
Eu também concordo que as quantidades de cvs que as instituições recebem são enormes, mas se não enviarmos cv, de que forma poderemos ter contacto com as instituições??

Eu penso que os hospitais e outras instituições de saude deverião começar a optar por outros metodos, como fazem outras empresas, têm no site um local onde podemos efectuar uma candidatura espontanea, essa candidatura é feita ja num programa informatico que permite seriar os candidatos consoante os criterios que pretendam utilizar. Por ex: por media de curso, por exp profissional, por horas de formação, e é deste grupo de pessoas que podem fazer uma análise do cv e até chamar para entrevistas.
Tem que haver sempre uma seriação inicial, não podem analisar tds os cvs.

Offline [Luna]

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Março 09, 2009, 17:01:48 »
Concordo que realmente as quantidades de CV enviados por todos nós sao industriais.. ja para nao falar nos euritos gastos :(

Já agora sera que me sabem responder a uma cena..
Quando entregam um CV pessoalmente enviam em anexo uma copia autenticada do certificado de licenciatura?!

Kisses
('o',)

Offline Enf. AS

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Março 09, 2009, 17:17:34 »
Olá colega Luna. Realmente quando envio um currículo pessoalmente envio em anexo uma cópia do certificado de licenciatura e uma cópia da cédula profissional, mas nenhuma destas é autenticada é uma simples cópia.
Cumps.

Offline [Luna]

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Março 09, 2009, 17:39:11 »
Oki Bigada colega AS ;)
*
('o',)

Offline CatarinaSoares

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Março 09, 2009, 19:46:31 »
  Colega, sabes o preço de uma cópia autenticada?? Era impossível... **

Offline [Luna]

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Março 09, 2009, 21:08:51 »
@CatarinaSoares.. por saber é que questionei pk me tinham dito que devia ser sempre autenticado :(

Abraço
('o',)