Autor Tópico: Qualidade de vida de um enfermeiro  (Lida 6240 vezes)

Offline xeli

• Membro
    • Ver Perfil
Qualidade de vida de um enfermeiro
« em: Setembro 10, 2005, 15:31:36 »
A enfermagem é deveras uma profissão virada para o outro, para uma relação interpessoal, que ve o outro como ser bio-psico-social e que tem um grande interesse em dar o seu máximo para promover uma melhor qualidade de vida daquele a que nos estamos a dedicar.
Sou estudante do 3º ano de enfermagem, sei perfeitamente que estou naquilo que quero e que gosto do que estudo e do que futuramente vou fazer como profissão, mas há algo que me interrogo...
..Os enfermeiros cosneguem ter qualidade de vida??
As historias que oiço são muitas, por vezes bastante negativas, o que me deixa um tanto angustiada, convivemos com tanta doença, com promoção de saude, ou com a promoção de paz para uma morte digna, as reclamações sobre as horas , o trabalho e remuneração que oiço são infinitas, o tempo para a familia é pouco, os empregos muitas vezes mais que um...
...que qualidade de vida tem um enfermeiro?
Gostaria de saber, de ouvir relatos de voçes enfermeiros que já têm voto na matéria e que me podem dar um pouco da vossa experiencia
e tipo de vida que teem
Pois não consigo ter ideia
e sendo o meu futuro também me preocupa

Obrigado
Alguns pensam que para se ser amigo basta querê-lo, como se para se estar são bastasse desejar saúde...

Offline pedromelo

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://enfermeiroonline.no.comunidades.net
« Responder #1 em: Setembro 11, 2005, 04:10:18 »
Olá, Xeli

As tuas questões são muito pertinentes. É verdade que ser Enfermeiro pode ser verdadeiramente desgastante, tanto do ponto de vista físico, como do ponto de vista psicossocial. É também verdade, que apesar de sermos a profissão que mais lida com os limites da vida e da morte, não nos é reconhecida a penosidade e riscos da nossa profissão. É igualmente verdade, que apesar de sermos dos marcos mais importantes na vivência da doença e na gestão de vida saudável, a sociedade ainda não reconhece o Valor Merecido da Enfermagem.

Mas garanto-te que a maior verdade: é que se estiveres na área que gostas, apesar dos apesares, vais chegar a casa ao fim de um dia de exercício e vais sorrir e pensar, Valeu a Pena. Vai valer a pena saberes que mais uma criança ficou livre de uma grave doença porque tu ,Enfermeira, a Vacinaste. Vai valer a pena saberes que mais um idoso te lançou um sorriso de conforto, quando lhe trataste as úlceras de pressão e acima de tudo o aqueceste com o calor da tua presença. Vai valer a pena saberes que aquele doente que todos diziam não se safar, teve alta graças ao teu empenho e presença constantes. Vai valer a pena saberes que mais uma Família melhorou a gestão da sua saúde, porque tu fizeste uma boa avaliação familiar e diagnosticaste com excelência os problemas, orientando e intervindo adequadamente nos mesmos. Vai valer a pena saberes que mais um grupo de adolescentes vai ficar livre das DSTs e evitar gravidezes não desejadas, porque tu interviste nas suas escolas, com estratégias adequadas de Educação para a Saúde.Vai valer a pena saberes que melhoraram os cuidados à população graças aos resultados de mais um trabalho teu de Investigação. Vai valer a pena saberes que aquela lei foi alterada, porque tu, enquanto elemento fulcral do Sistema Nacional de Saúde deste voz à tua opinião e manifestaste a tua influência política em prol da Enfermagem. Porque tudo isto é ser Enfermeiro...

Acredita que podes ser uma excelente Enfermeira.... Eu acredito.

Se assim for, serás feliz e os que te rodeiam sentirão a tua felicidade e a troca de energias positivas trará a Felicidade de todos.

Boa sorte...  :wink:

Pedro Melo
A verdadeira conquista não está em conseguir o que queremos, mas no caminho que percorremos para o conseguir..."
                                               William Shakespeare

Offline Marcia Regina R.Sant

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Setembro 13, 2005, 02:01:13 »
Ola. Pedro ...
Sou recem formada em auxiliar de enfermagem , e essa opiniao dada a Xeli , me incentivou muito !. Com certeza , se amamos a nossa profissao, independente qual seja, a nossa realização maior não esta somente num bom salario ou reconhecimento pelo superior, e sim fazer bem feito , e na nossa profissão, amar o proximo , tratando o como alguem nosso .

Marcia
Garota dedicada totalmente por enfermagem.

Offline _

• Membro Associado
    • Ver Perfil
    • http://www.apnep.pt
« Responder #3 em: Setembro 20, 2005, 12:34:35 »
A minha experiência como Enfermeiro, é praticamente nula, resumindo-se aos estágios efectuados, mas em especial ao último estágio, realizado num serviço de cuidados intensivos, com a duração de 3 meses.

Isto para dizer o que? Foi apenas neste serviço que realizei o horário completo, incluindo fins de semana. Até lá, apenas eram tardes e manhãs durante. Mas isto é só um àparte, que pretende ressalvar a minha inexperiência.

Mas mesmo assim, atrevo-me a afirmar, corroborando afirmações anteriores, que o importante será estar com e para a Enfermagem. Ou seja, o cansaço físico acumulado com os turnos seguidos, poderá ser de certa forma minimizado com palavras, gestos daquilo que será o ponto de chegada e de partida dos nossos cuidados - o ser humano que está perante nós.

Mas claro que haverá situações que exigem um grande estofo psicológico, e um "treino" para as suportarmos. Ressalvo que com o termo "treino" não pretendo obter respostas mecanizadas, mas sim o uso de certos mecanismos de defesa, que noutras ocasiões não estariam presentes.

Dentro desta assunto, aconselho o filme "Patch Adams", em que a personagem principal lida com diversas situações com uma arma "muito poderosa", lidando com situações deveras delicadas.
Abílio Cardoso Teixeira
(SCI1: CHP - HSA)

Offline ruienf

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Outubro 27, 2005, 10:32:28 »
Excelente a sugestão do filme!

Pedro Melo:

Fantásticas palavras... é reconfortante e motivador encontrar quem idealiza a enfermagem dessa forma! Penso que o Abílio pensará o mesmo, já que o que conheço dele o coloca nesse nível de inteligibilidade da essência da enfermagem..

Quanto à qualidade de vida dos enfermeiros, vou ser um pouco má-língua... Faz-me espécie (já não sei onde ouvi esta expressão, mas acho-a curiosa...) ouvir alguns enfermeiros a queixar-se da sua vida, porque não têm tempo para nada, porque andam sempre cansados, porque nunca vêm os filhos, etc...., quando têm três empregos e não pensam em abdicar de nenhum.

Se o nosso horário está estipulado em 35 horas semanais, por alguma razão é... Está certo que cada qual é livre de fazer o quer bem entender do seu tempo livre... mas que depois não se queixem como se tivesse aparecido alguém a ameaçá-los com uma faca e a obrigá-los a trabalhar em três sítios...

Há que ser coerente...
Rui Pedro Silva

Offline Paulo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Novembro 09, 2005, 07:55:30 »
Penso que não existe qualquer dúvida, subscrevo tudo o que aqui foi dito.
a questão não é essa mas sim a mudança de comportamentos e atitudes que cada um tem de fazer e isso é que é complicado. A dependência do ter em vez do ser, na enfermagem "olha para o que digo não olhes para o que faço" assenta como uma luva.
A questão penso que não é tanto que qualidade de vida mas porque tem os enfermeiros esta qualidade de vida, porque fazem mais de 35 horas por semana, porque tem duplo e triplo emprego, porque não se empenham mais na profissão em termos de reflexão e qualidade dos cuidados.
Porque não se põe em causa a norma e o normal?
Porque todos reagimos contra os segundos empregos e depois de começar a trabalhar é o que mais desejamos?
Será que para nós que conhecemos tão bem a fragilidade humana, o assegurar da imortalidade passa pelo arrecadar bens materiais?
um abraço e garanto-vos os duplos e triplos empregos são como outra dependencia qualquer, por isso livrem-se das más companhias e o melhor é não experimentar.
um abraço,
Paulo

Vamos trabalhar para uma enfermagem melhor, não se limitem a fazer bem, façam cada dia melhor!

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Qualidade de vida de um enfermeiro
« Responder #6 em: Agosto 02, 2009, 21:55:26 »
Penso estar na altura de se assumir que não faz sentido que continuem os duplos empregos.
Há imensa gente com dificuldade em arranjar colocação, outros ficam no desemprego e há muito quem tenha de emigrar.
O problema é que muitos de habituaram a auferir salários chorudos (graças a 2 ou 3 empregos) e agora não se conseguem ver livres disso.
Gostava de ver uma reacção da bastonária em relação a este problema.

Offline AddSilva

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Agosto 02, 2009, 23:29:31 »
Citação de: Herodes
Penso estar na altura de se assumir que não faz sentido que continuem os duplos empregos.
Há imensa gente com dificuldade em arranjar colocação, outros ficam no desemprego e há muito quem tenha de emigrar.
O problema é que muitos de habituaram a auferir salários chorudos (graças a 2 ou 3 empregos) e agora não se conseguem ver livres disso.
Gostava de ver uma reacção da bastonária em relação a este problema.

Concordo parcialmente com o que escreveste. No entanto referes que muitos se habituaram a auferir salários chorudos. Acredito que também quererias ter escrito que os enfermeiros também merecem um salário, não digo chorudo, mas substancialmente melhor que aquilo que temos actualmente...A título de exemplo, o meu mecânico, que tem apenas uma garagem pequena a servir de oficina, consegue tirar numa semana (e a fazer descontos e com preço da mão de obra muito bom para o cliente) tanto como um enfermeiro num mês...

Repara que até os técnicos de cardiopneumologia ganham mais do que um enfermeiro...De facto é muito triste...

Cumprimentos

Offline Mahriah

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Agosto 03, 2009, 19:16:00 »
Em primeiro lugar, achei muito engraçado este tópico de conversa ;)  ;)
Em segundo lugar, nao fazia ideia que existiam curso de Auxiliares de Enfermagem, isso é uma licenciatura? Fazem realmente o quê?! Pertencem à nossa ordem????? ??? ??? ??? ??? ???
Em terceiro lugar colega AddSilva os tecnicos cardiopneumologistas nao ganham nada mais que os enfermeiros, sendo que um tecnico cardiopneumologista recem licenciado situa-se em termos remuneratorios, cerca de 2 niveis sensivelmente abaixo do nivel de um enfermeiro de grau 1 recem-licenciado. Efectuvamente o que eles tem a mais que nós é uma INCRIVEL MANIA QUE TAMBEM SAO ENFERMEIROS... >:( >:( >:( >:(
E em quarto lugar, oh colega Xeli, a vida de um enfermeiro é uma vida como qualquer outra , numa outra profissao...depende do modo que se a vive e se a encara...por isso, nao esteja ja a sofrer por antecipação, faça esse favor aos seus nervos! ;D

Cumprimentos Malta  :-*

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Agosto 03, 2009, 20:06:01 »
E por último e para rematar a colega Xeli escreveu isto em 2005 e estão a responder-lhe agora...e digamos que a nossa realidade mudou um bocadinho...para muito pior...mais um tópico desenterrado...

Offline Mahriah

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Agosto 03, 2009, 20:08:51 »
eheheheheh...realmente, eu pessoalmente nem dei conta da data  ;D ;D ;D ;D ;D
Pronto, seja visto como um topico/assunto actual...até porque efectivamente o é, ne??? >:D >:D >:D >:D

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Agosto 03, 2009, 23:48:15 »
Claro que é um tópico actual. Mas lá está, alguns dos moderadores deste forum (?) preferem andar "à caça" em vez de se dedicarem verdadeiramente ao que interessa: que é moderar os temas de conversa.
Alguém tem dúvidas que há dois pesos e duas medidas?

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #12 em: Agosto 20, 2009, 00:25:00 »
Ninguém duvida disso colega Herodes... É a velha história do Pedro e do lobo...

Offline geonos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Agosto 20, 2009, 18:50:07 »
eu para ganhar 900 euros tenho de andar na recolha de residuos sólidos urbanos à chuva,frio e calor!
vocês de certeza que ganham muitissimo mais que 900 euros e ainda dão-me por mal contentes!

Offline susy4

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Agosto 20, 2009, 21:22:52 »
Geonos...não fale do que não conhece...va ver as tabbelas salariais...ahhh e ainda ha os descontos devidos de IRS e ADSE/segurança social...e tenha tb em conta que não subimos na carreira ha cerca de 6 anos...