Autor Tópico: Hemorragia em algaliação masculina  (Lida 6572 vezes)

Offline Jacto

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 209
    • Ver Perfil
Hemorragia em algaliação masculina
« em: Fevereiro 07, 2009, 18:55:43 »
Mais uma dúvida que gostaria de ver desfeita.Mais uma vez vou apenas deixar a pergunta no ar para não influenciar respostas.

Quais as possíveis causas de hemorragia numa algaliação masculina e quais as consequências que daí poderão advir?

Obrigado mais uma vez...

Offline enfarfr

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 2758
    • Ver Perfil
Re: Hemorragia em algaliação masculina
« Responder #1 em: Fevereiro 07, 2009, 19:08:54 »
Parabéns pelas dúvidas que aqui colocas!  :D

A primeira causa (pelos menos na minha prática) é a existência de hiperplasia benigna da próstata.

Como complicação principal: infecção.

Offline Jacto

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 209
    • Ver Perfil
Re: Hemorragia em algaliação masculina
« Responder #2 em: Fevereiro 07, 2009, 19:21:29 »
Obrigado enfarfr. :)

Tento colocar aqui dúvidas pertinentes que vão surgindo no dia a dia, e assim uso este espaço de debate para serem colocadas e emancipadas com a ajuda de colegas com maior experiência.Assim, como todas estas coisas, mais tarde ou mais cedo, acontecerão em algum percurso da nossa carreira, já se terá debatido aqui alguma vez, e até poderá ajudar na altura de tomar alguma decisão, quiçá...

De qualqeur maneira são dúvidas perfeitamente normais ao mais comum dos enfermeiros.E claro está... problemas acontecem a todos... menos aqueles que não trabalham ou empurram o trabalho para o colega...  O0

Abraço.

Aguardo mais opiniões dos colegas.

Offline PCBV

  • Membro
  • ***
  • Mensagens: 69
    • Ver Perfil
Re: Hemorragia em algaliação masculina
« Responder #3 em: Fevereiro 07, 2009, 20:42:42 »
Olá! Pela experiência que tenho a algaliação masculina torna-se difícil e por vezes traumática aquando da existência da Hipertrofia Benigna da Próstata. Em raros casos também apanhamos alguns homens com alteração anatómica nas vias urinárias, enfim. Claro que daí poderão advir várias complicações como a cistite. Bjs e espero ter ajudado  :)

Offline BbEeLlIiNnHhAa

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 185
    • Ver Perfil
Re: Hemorragia em algaliação masculina
« Responder #4 em: Fevereiro 07, 2009, 22:12:21 »
é claro que o que aconteceu é rarissimo mas aconteceu a uma colega minha de algaliar um utente com neoplasia da bexiga e aquando da algaliação lhe perfurar a bexiga....  :-

Offline Enf.Miguel

  • Membro
  • ***
  • Mensagens: 23
    • Ver Perfil
Re: Hemorragia em algaliação masculina
« Responder #5 em: Fevereiro 09, 2009, 02:59:15 »
De facto cistite, retenção, perfuração, dor e as proprias consequências da hemorragia são problemas a ter em conta.........

Offline Jacto

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 209
    • Ver Perfil
Re: Hemorragia em algaliação masculina
« Responder #6 em: Setembro 10, 2012, 20:08:12 »
Sendo assim, não acham que os utentes com problemas susceptíveis de complicações, como por exemplo HBP e outros, deveriam ser algaliados em ambiente hospitalar em deterimento do ambiente domiciliário, nomeadamente na valência de urologia (se existir e se não houver essa valência na urgência)?

Abraço.

Offline EnfermeiroMaravilhas

  • Membro
  • ***
  • Mensagens: 84
    • Ver Perfil
Re: Hemorragia em algaliação masculina
« Responder #7 em: Fevereiro 06, 2013, 12:21:14 »
Citação de: enfarfr
Parabéns pelas dúvidas que aqui colocas!  :D

A primeira causa (pelos menos na minha prática) é a existência de hiperplasia benigna da próstata.

Como complicação principal: infecção.

é ISTO!!!! + a sonda urinária obstruir-se o que é absolutamente HORRIVEL. porquê???? porque  pode ser necessária um sonda de duplo lumen para lavagens, o que implica resondar o doente e blá blá blá.

 segredo é não forçar em demasia e dito isto acrescento: não olhem para os urulogistas a sondar doentes. CANIFICINA!!!!!

Offline clinton

  • Membro
  • ***
  • Mensagens: 68
    • Ver Perfil
Re: Hemorragia em algaliação masculina
« Responder #8 em: Fevereiro 09, 2013, 17:25:08 »
Nos doentes que estejam a fazer varfine, pode acontecer( não raras vezes).

                            clinton

Offline Mauro Germano

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 2218
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com