Temos de avançar de forma convicta, inabaláveis!
Esgota-me que não sejamos reconhecidos pelo Governo. Os grupos privados que neste momento tomam conta da saúde têm, a meu ver, duas actuações distintas com o correr dos tempos: por um lado, democratizam o acesso aos serviços de saúde pois a oferta aumenta sob a forma de produção mais elevada; contudo, não sem espezinhar grupos estruturantes do SNS, como o nosso. A prazo mais longo, e com maior poder e abrangência, o custo para o utente será maior (como parece que já acontece em alguns locais) pois os grupos económicos são isso mesmo, profundamente ligados ao modelo capitalista e que tornam a saúde em números. Logo, cobram mais, pagam menos a quem trabalha (enfermeiros, médicos...) e, no final, o lucro é sempre maior. Estamos a caminhar a passos largos para algo tipo EUA, quem quer saúde paga-a anualmente através de um seguro de saúde, a empresas do ramo segurador (que estes grupos também detêm, tipo BES). E pagam bem!
Hoje é dia de manif. Gostava de ter ido. O Governo que só se governa a ele próprio e desgoverna todo o resto, teima (com a sua habitual arrogância) não nos dar algo que merecemos há muito tempo: equiparação a técnico superior (e não só no nível de complexidade, mas também no salário, que os tempos de trabalhar por amor à camisola ou de celibato da enfermagem já não existem há muito), o não respeito pelas pessoas, mentindo, não cumprindo prazos de negociação da carreira, não cumprindo ele próprio as leis e sempre, sempre, sair impune! Aí é que fico fulo!!
No final, se não os podes vencer, junta-te a eles?? Não sei... se calhar.
Ainda assim, um greve de zelo como já vi propor, paralisar certos serviços com mais visibilidade, tipo consultas externas, bloco operatório, CSP... e o resto da malta dos serviços contribui com uma quota maior para o sindicato, nesse mês, para redistribuir pelos que fizeram greve, de 3/5dias. Assim, sairia pouco do magro bolso de cada um de nós (10 anos que trabalho e dão-me 1113 euros??)
Depois de hoje, a ver vamos...