Autor Tópico: "Bombeiros vs Cruz Vermelha"  (Lida 11340 vezes)

Offline Valgaeren

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: "Bombeiros vs Cruz Vermelha"
« Responder #15 em: Dezembro 08, 2008, 07:17:14 »
Citação de: Marquez
Citação de: Valgaeren
eu pensei mt bem antes de escrever...
nao gosto dos bombeiros
pra mim so trabalhavam nos incendios... é pra isso q servem

E tu serves para quê?
Será que serves só para comentar aquilo que não era o objectivo do tópico? Se quiseres inicia um tópico novo, mas antes de transmitir a tua opinião, convém apresentares os teus motivos e justificações... e olha que há de tudo, não é por andares a tripular ambulancias com um colete vermelho e uma cruz nas costas, que te traz o direito de dizer isto ou aquilo dos bombeiros... não vou descer ao teu nivel, respeito a instituição ao qual te vanglorias e acredita que não sois o "rei" da EPH, mas acredito que não deves conhecer a realidade da EPH nos bombeiros, ou foste daqueles que até gostava de uma carreira nos bombeiros... mas olha que aquilo não é para todos, muito menos para ti, que até te fazia bem teres uma passagem por um vulgo quartel, talvez aprendesses qualquer coisa...
Pelo que tenho reparado os teus comentários são completamente desprovidos em respeito, pois para se ter uma opinião, não é necessário sermos mesquinhos, perante uma instituição à qual devias ter mais respeito.
Talvez um dia precises deles...

Cumprimentos
1º - eu conheço a realidade dos bombeiros (pelos menos os da minha area de residencia) pois trabalho com alguns e ouço os comentarios dos enfermeiros nas urgencias e no CODU.
2º -  se eu kisesse ir para bombeiro teria ido... mas nao gosto de apagar incendios.
3º - muita gente pensa como eu, mas muita gente mesmo. perguntem a qk pessoa da CVP. simplesmente eu tenho coragem de dizer o q penso.
DURA PRAXIS SED PRAXIS

Offline Ryodu

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Dezembro 08, 2008, 09:12:50 »
Tenho a dizer que já fiz voluntariado nos Bombeiros e desisti por causa dos tais abusos no sumo de cevada.
Os meus colegas eram os próprios a dizer que os Bombeiros eram movidos a alcol. Mas isto não acontece em todas as corporações, conheço outras onde tudo funciona bem. Por exemplo em corpos de Bombeiros Municipais, uma vez que a maioria são profissionais têm uma postura diferente, e a cevada é normalmente posta de parte, acontece mais em corpos apenas de voluntários uma vez que não existe tanto rigor e reina o espírito do "Sou voluntário, se me querem aqui deixem-me beber.".
A verdade é que há coisas boas e más em todo lado, a cruz vermelha normalmente tem muito menos saídas de emergência do que os Bombeiros mas tem mais horas de formação a nível de serviço de Ambulância, nos Bombeiros pode tirar o curso de Salvamento e desencarceramento que é bastante útil, depende muito do que procura a cruz vermelha também faz um tipo de voluntariado mais social e de prevenção em eventos enquanto que os Bombeiros são 100% virados para o socorro. Acho que deves ir a corporação antes de te inscreveres e tentar perceber como é o ambiente (naquela onde estive era péssimo, não havia camaradagem, andavam-se sempre a lixar uns aos outros), e não tenhas problemas em perguntar directamente ao comandante se os homens bebem em serviço e na cruz vermelha pergunta como é a nível de serviço, quantas saídas costumam ter, como é a formação, como são escalados os piquetes, etc. Espero que tenhas melhor sorte que eu, que acabei por deixar de fazer uma coisa de que gostava bastante por causa da ignorância e falta de responsabilidade dos outros.  ;)
Mais uma vez repito, acontecia na corporação onde estive, não quer dizer que aconteça em todas.

Offline mjoaoc

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Dezembro 08, 2008, 10:55:48 »
Bombeiros VS Cruz Vermelha , um grande tema que dá muito que falar

Deixo aqui a minha experiencia pessoal quanto a Bombeiros e CVP.
Simples... Desde 2004 que faço voluntariado a nivel do socorro pré-hospitalar. Tres anos e meio nos bombeiros e estou há meio ano na CVP.
Enquanto que nos bombeiros temos que estar preparados para tudo (desde fogos, desencrceramento, transportes clinicos, aberturas de porta e emergencia pre hospitalar, entre outros serviços), na CVP, a nossa acção é dirigida para a emergencia pre hospitalar, intervençao em catastrofe e emergencia social.
Sim. O numero de serviços é menor e sim a tendencia é para que a CVP se especialize na emergencia social e no apoio a catastrofes, tal como acontece no resto do mundo. Mas a tendencia dos bombeiros também é ficarem com menos volume de saidas em emergencia pre hospitalar, especialmente agora com a nova proposta de lei da carreira de técnico de Emergencia Médica implementada pelo INEM e pelo STAE.

Os bombeiros estão muitas vezes conotados e associados com bebedeiras, irresponsabilidade...Factos historicos que nao sao apelativos para a sua imagem. Não podemos generalizar as coisas dessa forma, pois nos bombeiros também há gente com formação superior e bons profissionais de emergencia, mesmo sendo voluntarios. O que se passa é que qualquer um pode ser voluntario nos bombeiros, nao havendo grandes criterios de selecção dos voluntarios, uma vez que a necessidade de recursos humanos é de tal ordem que nao há uma analise previa da historia pessoal de cada um. Pelo menos é a realidade do corpo de bombeiros onde estive.

Ja na CVP, os criterios de selecção sao muito rigidos. Estamos a falar de registo criminal, curriculo completo, formação a nivel do 12 ano ou frequencia em curso superior, atestado medico e uma serie de registos que é necessario para se ser voluntario na CVP. Na minha unidade local de emergencia é assim que funciona. 80% das pessoas são enfermeiros ou estudantes de enfermagem.
Já por aqui se vê a diferença.
A CVP por outro lado só tem experiencia em emergencia pre hospitalar, sendo os seus cursos identicos aos do INEM, com mais horas de socorrismo e provas muito mais exigentes. Formação a nivel de saude é superior em relação aos bombeiros.

Mas o melhor local para fazer um estagio é sem duvida no INEM,...além de ficarmos com outro traquejo, conhecemos a realidade dos profissionais do pre hospitalar. Quem puder aconselho vivamente a pedir estagio ao INEM.

Está na hora de jogarmos todos com a mesma cor da camisola... o socorro em si. Vamos deixar de lado essas guerras entre "arlindos", "coca-colas" e "matutanos".
Como trabalho ou ja trabalhei e colaboro frequentemente com as tres entidades que asseguram a emergencia pre hospitalar, nao concordo com essas politiquices que causam mau estar à populaçao e a todos nós que necessitamos do socorro.

Optem pela qualidade e nao pela quantidade de serviços!! Só assim teremos credibilidade independentemente da instituiçao que pretencemos... ;)

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Dezembro 08, 2008, 13:48:37 »
Muito fala dos bombeiros quem não os conhece realmente!
Estou cansado de fundamentalismos!
Se fosse para falar dos podres das instituições também muito haveria a dizer da Cruz Vermelha, provavelmente aspectos sobre os quais os seus elementos operacionais nunca reflectiram...mas a ideia do tópico não é essa.

Se é verdade que os bombeiros até há algum tempo eram menos exigentes na selecção do pessoal, hoje tal não acontece. Com os novos enquadramentos legais haverá um aumento qualitativo nos bombeiros, que já se vem verificando há alguns anos, mesmo antes das novas leis.

Se em algumas corporações ainda é comum a cultura do álcool, noutras ela está totalmente banida. E se existe quem não cumpra nos bombeiros, certamente também existe na CVP e até no INEM.

Agora a escolha é de cada um e cada um terá direito à sua opinião. Por mim sou bombeiro com muito orgulho e respeito as outras instituições.
Só espero sinceramente que quem tem uma raiva tão grande aos bombeiros (o nosso amigo Feud provavelmente explicaria isso)...não veja a sua casinha em chamas e aí veremos quem quererá por perto...

Offline Átomo

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Dezembro 08, 2008, 15:36:56 »
Não consigo ficar indiferente a certas barbaridades escritas pelo Valgaeren!!!!! Acho que antes de falar deve pensar que generalizar e fazer juizos de valor são coisas que não devem ser feitas.

Em primeiro lugar quero apenas dizer que posso falar com razão de causa, porque estive 2anos e meio na cruz vermelha e desde à 2anos que sou bombeira. E pela experiencia que tive e tenho nestas instituições, posso dizer k prefiro mil vezes os bombeiros!!! Mas lá está... tudo depende das pessoas que estão à frente das ditas instituições. Nunca fui tão mal tratada como na cruz vermelha.... e por isso é k desisti! Devo ter tido azar.... ou sorte....

Mas respondendo à pergunta do tópico, não posso deixar de ser tendenciosa!!! Acho que a formação de bombeiros é mais exigente que a da cruz vermelha, não só em tempo mas também em conteúdos! Ser bombeiro não é só para quem quer... é para quem pode! Como ja foi dito a cruz vermelha está mais direccionada para a emergencia pré-hospitalar e apoio social, mas os bombeiros é muito mais que isso! Com a formação específica da nossa profissão, com os devidos complementos de formação principalmente na área do trauma, e com certos cursos que são ministrados pela escola nacional de bombeiros, tais como o Curso de Salvamento e Desencarceramento e também Salvamento em Grande Ângulo, e para além de seres intruido para Busca e Salvamento em diversas situações, acho que consegues ver satisfeitas as tuas expectativas em relação à emergência pré-hospitalar. Isto sublinhando o facto que por seres bombeiro com formação específica és a maior parte das vezes o primeiro e único a alcançar vitimas em condições adversas.

Já agora quero só dizer que na minha corporação só estão habilitados e autorizados para a emergencia pré-hospitalar bombeiros com formação específica, nomeadamente TAS ou que tenham formação na area da saúde (no meu caso ser licenciada em enfermagem). Não há nenhum TAT (e mesmo estudante de enfermagem) que seja escalado exclusivamente para as ambulancias de socorro! E quem vai para os bombeiros apenas com o "bichinho" do pré-hospitalar, rapidamente é contagiado pelo resto ;D E neste momento preferir um carro de fogo do que uma ambulancia :D

Offline Valgaeren

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Dezembro 08, 2008, 17:46:05 »
Citação de: SandroMelo

Agora a escolha é de cada um e cada um terá direito à sua opinião. Por mim sou bombeiro com muito orgulho e respeito as outras instituições.
Só espero sinceramente que quem tem uma raiva tão grande aos bombeiros (o nosso amigo Feud provavelmente explicaria isso)...não veja a sua casinha em chamas e aí veremos quem quererá por perto...

ai esta, foi isso q disse... os bombeiros deviam limitar-se a essa area de actuaçao... pq admiro isso neles. é realmente preciso coragem pra tal... tenho muitos amigos bombeiros devido aos anos q tou na CVP. e eles proprios assumem q bebem em serviço e q muitas vezes so se limitam a transportar doentes. mas isso tb acontece em todo o lado.
so q o proprio CODU diz q nao confia nos Bombeiros. nao sou eu a dizer. Amigos Enfermeiros da Urgencia tb dizem q nao confiem neles. a posso eu fazer contra isso?
DURA PRAXIS SED PRAXIS

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Dezembro 08, 2008, 18:20:26 »
Já agora Valgaeren...qual é o CODU que diz que nao confia nos bombeiros?
É que estar aqui a fazer afirmações sem fundamento pode ser no mínimo deselegante, ainda para mais envolvendo outras pessoas.
E mais...não sei há quanto tempo "fazes rua" mas eu já o faço há 11 anos! Sou bombeiro antes mesmo de ter ido para enfermagem. Sou um dos pioneiros do projecto SIV do INEM e formador de TAS com mais de 2000 horas de formação ministradas. Estes dados não são para me vagloriar, são apenas para ver se reflectes antes de falar...
Ando na rua há tempo suficiente para te dizer que na esmagadora maioria das vezes prefiro trabalhar em pré-hospitalar com elementos dos bombeiros do que com quaisquer elementos de outras instituições.
Para mim terias muito mais valor se defendesses com essa garra a Cruz Vermelha em vez de atacares outras entidades...

Offline Ryodu

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Dezembro 08, 2008, 19:25:43 »
É verdade que se nota uma diferença enorme entre Bombeiros e socorristas da CVP no que diz respeito ao Pre-hospitalar. Os Bombeiros têm mais pratica, mais saídas. Eu saí da corporação em que estava pelo mau ambiente que havia e pelo facto de muitas vezes ter de aturar as "cadelas" de colegas menos responsáveis, fora isso teria continuado.

Offline Andre Abilio

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Dezembro 08, 2008, 21:54:13 »
Citação de: "Valgaeren"
Citação de: "SandroMelo"

ai esta, foi isso q disse... os bombeiros deviam limitar-se a essa area de actuaçao... pq admiro isso neles. é realmente preciso coragem pra tal... tenho muitos amigos bombeiros devido aos anos q tou na CVP. e eles proprios assumem q bebem em serviço e q muitas vezes so se limitam a transportar doentes. mas isso tb acontece em todo o lado.
so q o proprio CODU diz q nao confia nos Bombeiros. nao sou eu a dizer. Amigos Enfermeiros da Urgencia tb dizem q nao confiem neles. a posso eu fazer contra isso?

Estava a dar-lhe o beneficio da dúvida...

Contudo, com as sucessivas investidas contra os Bombeiros, cheguei á conclusão que afinal as suas palavras nao FORAM PROFERIDAS SEM PENSAR..

Não me vou referir à CPV, porque HÁ pessoas na Cruz Vermelha que merecem o meu respeito, e elas nao podem pagar por algumas pessoas.

Como sou Bombeiro posso falar dos BOMBEIROS. :)
      - Como estamos a falar do Pré-hospitalar vou apenas falar deste aspecto.

* Bem... falaram em Catastrofe
   Eu e alguns dos meus colegas da minha corperaçao temos curso de Catastofre,  para além disso, temos formação interna sobre este tema. Para alem de treinos e dos simulacros que  realizamos, conjuntamente com outras cooperaçoes da área e restantes elementos do SIEM.
Tenho conhecimento de muitos elementos de outras coorperaçoes que tiraram este tipo de cursos.       OS BOMBEIROS ESTÃO PREPARADOS

* Apoio à comunidade 
   Sempre o fizemos e sempre o vamos fazer, 'VIDA POR VIDA' estamos prontos para qualquer situação.    A COMUNIDADE PRECISA DE NÓS, ESTAMOS PRONTOS PRA SERVIR

* Desencarceramento
   Se nao são os Bombeiros... quem vai fazer?  Nao tenho conhecimento de mais ninguem.. 

* Socorro Pré-Hospitalar
   :)

Os Bombeiros estão CÁ PRO QUE DER E VIER e prontos para tudo 24 sobre 24 horas.
     Mts vezes sem o apoio de outro meio mais diferenciado, nós triamos as vitimas, estabelizamos, desencarceramos, socorremos..

Até se pode faxer contas simples..   ex:acidente frontal entre duas viaturas ligueiras 3 vitimas, 1 das quais encarcerada.

Os Bombeiros colocam la :
                                                  1 VSAE + 1 ABSC de apoio á equipa de desencarceramento (prevenção)
                                                   mais 1 ABSC por cada vitima ou seja 3 ABSC, num total de 4 ABSC .

(sem contar com um VCOT)
                                       elementos no local:

1 VSAE --------  5 ELEMENTOS
                                                    4 ABSC --------  2*4 = 8 ELEMENTOS

no total de   13 ELEMENTOS.

Se necessário mais meios e mais elementos até s pode tocar a sirene... :)

AS VITIMAS NÃO ESCOLHERAM SER SOCORRIDAS POR NÓS.. NÓS É QUE ESCOLHEMOS SOCORRE-LAS 

ESTAMOS PRONTOS PARA SERVIR.. SOBRE QQ CIRCUNSTANCIA

NAO SABEMOS SE VOLTAMOS, MAS...    VAMOS..

Quem não conhece a realidade dos BOMBEIROS é melhor abster-s de comentários ..

Offline Valgaeren

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Dezembro 08, 2008, 22:18:47 »
[/quote]

* Desencarceramento
   Se nao são os Bombeiros... quem vai fazer?  Nao tenho conhecimento de mais ninguem.. 

[/quote]

Existe unidades de socorro da CVP tb com carros de desencarceramento
[/quote]

* Socorro Pré-Hospitalar
   :)

Os Bombeiros estão CÁ PRO QUE DER E VIER e prontos para tudo 24 sobre 24 horas.
    [/quote]
digam isso aos utente q temos de ir buscar dps de esperar 12h... sim 12h pelos bombeiros.
e qd se passa por la o q se descobre? nao lhes apeteceu fazer o transporte, esperando q a utente ligue pra outra corporaçao insinuando q tao mt ocupados.

caro colega, eu nao tou a falar dos Enfermeiros q tb sao bombeiros, nem dos Enfermeiros q sao socorristas pois sabemos q esses têm a obrigaçao de bem servir.
DURA PRAXIS SED PRAXIS

Offline feferreira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Dezembro 08, 2008, 23:04:41 »
Citação de: enfdragao
Para responder à pergunta principal ( e única inteligente) deste tópico...

entre bombeiros e druz vermelha, acho que a colega deve perceber qual os que mais a ajudaram a preencher os seus objectivos... Mas qjá que é enfermeira, porque não fazer um estágio numa vmer ou siv, já que lá trabalham colegas e assim poderá tirar proveitos mais direccionados...

Pois colega..obrigado pela ideia :) mas como j]a referi anteriormente, ja fiz estagio em VMER e na SIV estou a aguardar o mesmo...ja esta tudo tratado ;) Por isso queria mesmo fazer um voluntariado numa destas institui;oes..dai pedir opiniao sobre ambas..obrigado e cumprimentos.

Offline Valgaeren

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Dezembro 08, 2008, 23:43:15 »
Citação de: feferreira
Citação de: enfdragao
Para responder à pergunta principal ( e única inteligente) deste tópico...

entre bombeiros e druz vermelha, acho que a colega deve perceber qual os que mais a ajudaram a preencher os seus objectivos... Mas qjá que é enfermeira, porque não fazer um estágio numa vmer ou siv, já que lá trabalham colegas e assim poderá tirar proveitos mais direccionados...

Pois colega..obrigado pela ideia :) mas como j]a referi anteriormente, ja fiz estagio em VMER e na SIV estou a aguardar o mesmo...ja esta tudo tratado ;) Por isso queria mesmo fazer um voluntariado numa destas institui;oes..dai pedir opiniao sobre ambas..obrigado e cumprimentos.
tenta informar-t junto ao corpo de Enfermagem da cruz Vermelha da tua residencia. ou entao se keres ser simplesmente um tripulante de ambulancia fala com o Comandante. isto na CVP.
nos bombeiros, nao sei como funciona esse esquema de ingressao.
DURA PRAXIS SED PRAXIS