Autor Tópico: Algaliação em doentes com bexiga neurogénica  (Lida 3874 vezes)

Offline Jacto

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Algaliação em doentes com bexiga neurogénica
« em: Dezembro 06, 2008, 17:59:48 »
Olá a todos colegas,

Gostaria que os colegas me dessem a sua opinião/experiência acerca do tema.Podem falar sobre as dificuldades, as experiências melhores ou piores.Já agora, epara não ter te abriri outro tópico, aos colegas dos Cuidados de Saúde Primários, o que acham das algaliações nos domicílios aos utentes com graves problemas prostáticos e afins?

Gostaria de obter a vossa opinião, entretanto vou discutindo a minha com vocês aqui no fórum, á meida que o pessoal for deixando opinião.

Um abraço.

Offline jotix

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Algaliação em doentes com bexiga neurogénica
« Responder #1 em: Dezembro 13, 2008, 21:27:55 »
Não estou a entender a sua dificuldade, ou certamente, não se fez entender melhor.

Uma bexiga neurogénica, caracteriza-se por desregulação no funcionamento de um dos três componentes do sistema vesical, provocando, naturalmente, uma perda da função normal do sistema vesical.

Em termos anatómicos, não existe, e segundo aquilo que eu sei, alterações significativas. Existe, efectivamente, uma hipo ou hiper-actividade da bexiga, desencadeada por uma alteração da parte neurológica, que leva às famosas retenções urinárias, ou o oposto.

Portanto, a algaliação, obedece aos princípios desta técnica, que todos os enfermeiros devem saber (existem muitos que não sabem, mas isso já é outra história  ;D), e que escuso de os esplanar aqui.
Enfermeiro em França

Offline Jacto

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Algaliação em doentes com bexiga neurogénica
« Responder #2 em: Dezembro 13, 2008, 22:35:17 »
Peço descupa, tem toda a razão, não queria dizer neurogénica mas sim espasmódica.

Cumprimentos.