Forumenfermagem

Autor Tópico: Recrutamento de enfermeiros para o exercito  (Lida 23394 vezes)

Offline pikena

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Recrutamento de enfermeiros para o exercito
« em: Novembro 11, 2008, 09:42:59 »

O Exercito esta a recrutar enfermeiros.
Vao ao site do exercito e estao la escritos os recrutamentos, entre os quais enfermeiros 10 vagas.

CONCURSO DE ADMISSÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO MILITAR
EM REGIME DE CONTRATO NA CATEGORIA DE SARGENTOS
AF 26 – SERVIÇO DE SAÚDE MILITAR - 10 (dez)
536 - Enfermeiro
AF 27 – DIRECÇÕES TÉCNICAS - 02 (duas)
000 - Cardiopneumologia
Podem concorrer os cidadãos que satisfaçam os requisitos de admissão e se comprometam a prestar serviço no
Exército por um período mínimo de 02 anos.
1. Prazo de validade – o presente concurso visa exclusivamente o provimento das vagas existentes e
caduca com o seu preenchimento.
2. Local de prestação de serviço – Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército.
3. Remuneração e condições de prestação de serviço – a remuneração base é a correspondente ao escalão
e índice previstos para a categoria, de acordo com a Portaria n.º 88-A/2007, de 18 de Janeiro,
aplicando-se igualmente o disposto no Regulamento de Incentivos (Decreto-Lei n.º 320-A/2000 de 15
de Dezembro, com última alteração do DL 320/07 de 27 de Setembro).
4. Requisitos de admissão:
a) Ter nacionalidade portuguesa;
b) Possuir as habilitações literárias exigidas para o desempenho das funções em concurso,
correspondentes, no mínimo a licenciatura ou bacharelato para a especialidade de Enfermeiro
e Cardiopneumologia e frequência de ensino superior para as restantes.
c) Ter na data da formalização da candidatura idade igual ou inferior a 24.
d) Ter na data da formalização da candidatura idade igual ou inferior a 27 anos, aplicável apenas a
cidadãos possuidores de licenciatura, bacharelato ou habilitação equivalente).
e) Possuir aptidão psicofísica adequada;
f) Ter bom comportamento moral e cívico;
g) Ter cumprido os deveres militares ou de serviço cívico, quando obrigatório;
Página 3 de 5
www.exercito.pt
h) Não estar inibido do exercício de funções públicas ou interdito para o exercício das funções a
que se candidata;
i) Não ter sido condenado criminalmente em pena de prisão efectiva;
j) Ter a altura mínima de 1,60 m (sexo masculino) e de 1,56 m (sexo feminino).
5. Métodos de selecção – Nos critérios de selecção serão considerados os seguintes factores:
a) Verificação Documental
Tem por finalidade verificar a conformidade da candidatura com os requisitos exigidos para a
admissão, bem como os documentos entregues para o concurso;
b) Prova de Aptidão Física (PAF)
1) Tem por finalidade verificar as capacidades motoras e a robustez necessárias para a
frequência do curso e é composta pelos seguintes exercícios:
(a) Extensões de braços no solo: (número mínimo de repetições: 15)
(b) Abdominais em 1 minuto: (número mínimo de repetições: 25)
(c) Corrida de 12 minutos (Cooper): (distância mínima 2000 metros)
(d) Transposição de Muro (60 cm de altura)
(e) Passagem de Pórtico (4m de altura)
2) Consideram-se excluídos os candidatos que não cumpram os mínimos exigidos em cada
um dos exercícios.
c) Prova de Aptidão Psicológica (PAP)
Tem por finalidade avaliar as capacidades e as características da personalidade dos candidatos,
visando determinar a sua adequação ao perfil de Sargento;
d) Prova Médica de Selecção (PMS)
Destina-se a confirmar a inexistência de qualquer doença ou deficiência física que, de acordo
com os limites enumerados na Tabela de Inaptidão publicada pela portaria 790/99 de 07 de
Setembro seja susceptível de impossibilitar a frequência do curso;
e) Entrevista Individual (EI)
Visa avaliar, numa relação interpessoal e, de forma objectiva e sistemática, as aptidões pessoais
dos candidatos para a função, utilizando a seguinte fórmula classificativa: Favorável
Preferencialmente, Favorável, Favorável com Reservas;
f) Avaliação Curricular (AC)
Visa avaliar as aptidões profissionais do candidato na área para que o concurso é aberto, com
base na análise do respectivo currículo profissional.
g) Os métodos de selecção, com excepção da entrevista individual e da avaliação curricular, são
eliminatórios de per si.
6. Classificação e ordenação dos candidatos – o ordenamento final resulta da classificação obtida, por
ordem decrescente, calculada até às milésimas, de acordo com a seguinte fórmula:
CF= [(PAF+PAP+PMS+AC)/4+EI]
Em que:
CF = Classificação Final
PAF = Prova de Aptidão Física
PAP = Prova de Aptidão Psicológica
PMS = Prova Médica de Selecção
Boa Sorte!!!

Offline IS

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Recrutamento de enfermeiros para o exercito
« Responder #1 em: Novembro 11, 2008, 10:13:56 »
As remuneraçºões de um enf do exército nãosão as mesmas de um enfermeiro "normal". São de acordo com os escalões do próprio exército e nos primeiros meses pode ser mais baixo, com a vantagem de ter comida, roupa e casa.
Há centros de recruta que têm dias marcados para tirar dúvidas dos exercicios ou que ensinam a fazê-los correctamente.

Offline Enf_TelRosa

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Novembro 11, 2008, 10:16:49 »
a data de publicação foi no dia 9 de out..se o prazo for de 20 dias uteis entao acabou a 6 de nov..axo eu...se o documento de recrutamento é este que eu vi: http://www.exercito.pt/recrutamento/Ficheiros_pdf/1.º%20Curso%20de%20Formação%20de%20Sargentos%20RC_2009.pdf agora n sei se tou correcta...

Offline yellow85

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Novembro 11, 2008, 12:50:24 »
Alguém tem novidades sobre este concurso? :)

Offline dani_c_a_7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Novembro 11, 2008, 13:30:25 »
eu tb já tinha visto este concurso pk uma colega postou noutro tópico... de facto o prazo pra concorrer já era...

Offline ritaenf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Novembro 11, 2008, 23:01:20 »
ola a todos!
pois o prazo ja acabou, ja vao começar a xamar em janeiro. têm propostas mt tentadoras ja que ser militar tem bastante beneficios relativamente aos civis, incluindo prioridade nos concursos publicos. no entanto sei d fonte segura que eles não facilitam as provas fisicas, ja existe alguma concorrencia mm no exercito!!lool ah, e quem vê mal (tipo eu, que sou mm pitosga!) à partida é dado logo como inapto...  ::) **

Offline PAULO SANTOS

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Novembro 11, 2008, 23:36:56 »
MEUS AMIGOS CONCURSOS NAS FORÇAS ARMADAS CUIDADO OK. PASSO A EXPLICAR:
1. PONTO SAO LICENCIADOS TINHAM DE IR PARA OFICIAL E NAO SARGENTOS POIS OS PSICLOGOS E NUTRICIONISTAS E TECNICA DE AMBIENTE VÃO PARA OFICIAIS. ESTA ESCRITO QUE QUALQUER INDIVIDUO NAS FORÇAS ARMADAS COM CURSO SUPERIOR VAI PARA OFICIAL ILEGALIDADE QUE ACHAM!!!
2. CONTRATOS VÃO ATÉ E DIGO ATÉ 10 ANOS NAO MAIS.
3. O POSTO MAXIMO É 2 SARGENTO, INFORMO QUE O MAXIMO DOS POSTOS DESTA CLASSE É SARGENTO MOR.
4. O ORDENADO SERA NO MAXIMO 1200 EUROS MAS NAO SE ESQUEÇAM QUE PODEM IR PARA O PORTO MADEIRA AÇORES OU GUINE CONGO etc...

ANALISEM

Offline IS

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Novembro 11, 2008, 23:46:05 »
Eles abriram concurso em Maio (creio) e nessa altura fui informar-me e não tenho certezas de remuneração, mas nos primeiros meses era mesmo baixo, tenho quase a certeza que não era superior a 250 euros. Mas informem-se bem...

Offline lluisa

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Novembro 11, 2008, 23:57:37 »
Boa noite a odos,

alguém sabe ao certo dizer quando saiu o anúncio e até quando se pode concorrer? (se é que tal ainda é possivel).

Obrigada.

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Novembro 12, 2008, 07:51:32 »
Acordem!
Não aceitem ir para as Forças Armadas sem ser como oficiais...
Vocês são licenciados têm que ter o mesmo direito que os outros licenciados que são todos oficiais, menos os toscos dos enfermeiros.

Offline yellow85

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Novembro 12, 2008, 11:16:09 »
A publicação no Diário da República foi no dia 17 de Outubro... Os 20 dias úteis são contados a partir desta data...

Offline Pegamonstra

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Novembro 15, 2008, 02:16:26 »
Mas como qualquer outro mortal, têm que primeiro passar pelo tempo de recruta antes de passar a oficial... Ao contrario dos comuns mortais, nao têm que passar pela hierarquia de praça ou sargento, é aqui a grande diferença.
Lógico que não vai para o exercito quem nao esta integrado no seu contexto, daí a recruta e os requesitos de entrada, sem falar da remuneraçao miserável durante o seu decurso. :P

Offline Roberto

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Novembro 19, 2008, 18:41:46 »
Olá Paulo, por vezes é dificil perceber o que está entre as linhas de determinados textos, neste caso tal como tu, percebo que poderá ser um grande embuste para os mais novos e inexperientes enfermeiros que por essas aguas se aventurarem. Em todo o modo, continuamos a ver pessoas (nossos colegas ou talvez coleguinhas), que levam esta vida ou vidinha de enfermeiro/a, como se estivessem no pátio das cantigas. Por isso apesar da exploração e ilegalidade que o Exército possa estar a cometer, uma coisa será certa, ao final de 10 anos teremos mais 10 enfermeiros aptos, bem formados, calejados pela vida, que certamente daram cor e o brio tão necessário que esta profissão merece...
Pois de bébes crescidos que usam o uniforme de enfermagem, penso que já todos estaremos um pouco fartos...

Offline Mary_nurse

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Dezembro 02, 2008, 00:21:59 »
Olá! Sou novata nestas andanças do fórum mas quando vi o tópico achei que podia falar sobre a minha experiencia (ainda curta)como enfermeira no Exército.
Eu fui seleccionada para o Curso de Formação de Sargentos em Março deste ano.concorri porque já tinha terminado o curso há mais de meio ano e nenhuma oportunidade, esta surgiu por acaso.
Passei por 2 meses de recruta em que a remuneração era inferior a 250eur, recebia menos de 200eur durante este período inicial. quando terminei o curso (recruta) fui colocada numa unidade e até se regularizar a papelada, continuei a receber pouco. No entanto recebi os rectroactivos desde o dia em que fui graduada como 2furriel, que é o posto que eu tenho no exército.
o contrato é no máximo até 6 anos, o ordenado é abaixo do ordenado base civil. É certo que temos algumas regalias, alojamento,alimentaçao, fardamento, descontos na rede CP e após 5 anos de contrato temos prioridade nos concursos publicos.

Em relaçao à experiencia profissional..bem, vai depender do local em que somos colocados. se tiverem a sorte (k nao foi o meu caso) de ficarem num hospital militar, a experiencia é boa. para quem fica numa unidade (quartel) a experiencia é bastante limitada.contudo é melhor que ficar em casa e sempre se ganham uns trocos para apostar em formaçao, por exemplo.
Outra das vantagens do Exército é a possibilidade de realizar uma missao  ;)

Para aqueles que concorreram boa sorte. o prazo de candidatura já terminou. Convém irem minimamente preparados fisicamente para as provas, o resto é fácil.
:)