Forumenfermagem

Autor Tópico: Sondas PEG  (Lida 15579 vezes)

Offline Seringa

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Sondas PEG
« em: Outubro 30, 2008, 12:39:33 »
Sou enfermeiro na unidade de cuidados continuados de VRSA e neste momento temos internada uma utente com uma sonda PEG, visto não ser muito usual este tipo de sonda para alimentação, venho pedir informaçoes a algum colega que tenha tido contacto com estas sondas (tempo de duração, cuidados especiais a ter...)

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Sondas PEG
« Responder #1 em: Outubro 30, 2008, 12:53:59 »

Offline crisenf

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Outubro 30, 2008, 12:58:16 »
oi. da experiência que tenho com Peg, os cuidados a ter são exactamente os mesmos a ter com uma sonda de gastrostomia normal  ou SNG, a não ser que a peg que essa senhora tem seja ou de calibre muito reduzido sendo que ideal nesses casos são os suplementos nutricionais, ou então tipo um botão em que tens que adaptar o prolongador ao botão e só posteriormente administrar a comida. no fim de administrares a alimentação tens que lavar o tal prolongar em água corrente.
em relação ao tempo de uso depende dos serviços de gastrenterologia e rotinas dos hospitais. ou marcam consultas d efollow up ou então quando a sonda tem algum problema, tal como seja exteriorização de conteudo alimentar entre o estoma e a pele, os doentes têm indicação de ir ao serviço onde foi colocada a PEG.
bom trabalho

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 30, 2008, 16:21:53 »
Pela minha experiência, na Gastrostomia Endoscópica Percutânea, vulgarmente designada por PEG, os cuidados são em tudo idênticos aos cuidados com SNG.

Offline elektrica

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 05, 2008, 13:02:41 »