Forumenfermagem

Autor Tópico: Sondas PEG  (Lida 15579 vezes)

Offline Seringa

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Sondas PEG
« em: Outubro 30, 2008, 12:39:33 »
Sou enfermeiro na unidade de cuidados continuados de VRSA e neste momento temos internada uma utente com uma sonda PEG, visto não ser muito usual este tipo de sonda para alimentação, venho pedir informaçoes a algum colega que tenha tido contacto com estas sondas (tempo de duração, cuidados especiais a ter...)

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Sondas PEG
« Responder #1 em: Outubro 30, 2008, 12:53:59 »

Offline crisenf

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Outubro 30, 2008, 12:58:16 »
oi. da experiência que tenho com Peg, os cuidados a ter são exactamente os mesmos a ter com uma sonda de gastrostomia normal  ou SNG, a não ser que a peg que essa senhora tem seja ou de calibre muito reduzido sendo que ideal nesses casos são os suplementos nutricionais, ou então tipo um botão em que tens que adaptar o prolongador ao botão e só posteriormente administrar a comida. no fim de administrares a alimentação tens que lavar o tal prolongar em água corrente.
em relação ao tempo de uso depende dos serviços de gastrenterologia e rotinas dos hospitais. ou marcam consultas d efollow up ou então quando a sonda tem algum problema, tal como seja exteriorização de conteudo alimentar entre o estoma e a pele, os doentes têm indicação de ir ao serviço onde foi colocada a PEG.
bom trabalho

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 30, 2008, 16:21:53 »
Pela minha experiência, na Gastrostomia Endoscópica Percutânea, vulgarmente designada por PEG, os cuidados são em tudo idênticos aos cuidados com SNG.

Offline elektrica

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 05, 2008, 13:02:41 »
oi... eu trabalho numa residencia geriatrica em espanha, onde nao se colocam PEGs, vao ao hospital ser colocadas quando o idoso ja nao se alimenta ou rejeita alimentação à tanto tempo que a colocar sondas nasogástricas já é massacrá-lo.

Pela minha experiencia nesta área, os cuidados básicos que tenho sao: trocar as compressas de 2 em 2 dias (protocolo de serviço); antes de administrar alimentação administro 60cc de agua (tamanho das seringas k temos); administramos batidos normalmente hiperproteicos e hipercaloricos (normalmente 250cc de cada 3 em 3 horas, sempre com confirmação do conteudo gastrico); e depois, voltamos a administrar outra seringa de agua.

Sem ser isto, a clampagem da sonda para administrar uma nova seringa de alimentação é exatamente do mesmo modo que a SNG.

Quanto à tua duvida sobre alteração de sonda PEG, em espanha por norma vão de 6 em 6 meses alterá-la ao serviço de estomatologia no hospital geral. Se notarmos alguma alteração da entrada do estoma procedemos aos cuidados gerais de estomatologia que pelo menos eu aprendi na universidade, se quiseres envio-te isso depois ;)

Boa sorte com esse novo desafio ;)

Offline glennmcgrath

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Abril 24, 2015, 05:57:48 »
Alguns idosos passam o tempo a fazer o que gostam: ler, fazer ponto de cruz, renda… realizam actividades… outros estão somente à espera da morte… Custa muito aos cuidadores ver a tristeza nos olhos destas pessoas, custa diariamente ver esta pessoa já não se interessar pela vida, sem se queixar de dores (sabemos que as tem), sem dizer “eu estou aqui…”. É triste ver estes idosos com tantas histórias vividas e presenciadas, deixarem-se morrer ou estar à espera da morte… é triste…

Offline glennmcgrath

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Abril 24, 2015, 06:06:10 »
Citação de: "glennmcgrath"
Alguns idosos passam o tempo a fazer o que gostam: ler, fazer ponto de cruz, renda… realizam actividades… outros estão somente à espera da morte… Custa muito aos cuidadores ver a tristeza pass4sure 200-120 brain dumps
 nos olhos destas pessoas, custa diariamente ver esta pessoa já não se interessar pela vida, sem se queixar de dores (sabemos que as tem), sem dizer “eu estou aqui…”. É triste ver estes idosos com tantas histórias vividas e presenciadas, deixarem-se morrer ou estar à espera da morte… é triste…

Offline beatrizg89

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Abril 29, 2015, 17:23:41 »
É triste, mas todos têm de ser fortes: familiares, amigos, o cuidador e, claro, o próprio idoso!
Enfermagem é uma paixão! Apostar uma distracção!