Autor Tópico: Tatuagem/Expulsão da Instituição!!  (Lida 32168 vezes)

Offline MSeixas

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Tatuagem/Expulsão da Instituição!!
« Responder #45 em: Fevereiro 09, 2009, 14:09:05 »
se calhar se ela tatua-se o nome da instituição por amor a farda se calhar essa senhora superior que se deve achar uma DEUSA, ja adoraria a ideia, tirar a laser? e se lhe tirassem a laser a estupidez dela?se calhara resultava melhor!trabalhos precarios e ainda ter que aturar estas cenas é dose...

Offline **Inês**

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #46 em: Fevereiro 10, 2009, 20:33:42 »
Cada um é como cada qual.. Acho que não temos de ser discriminados por aquilo que fazemos com o nosso corpo.. São opçoes pessoais que não inteferem com o modo como prestamos cuidados..
Uma tatuagem ou um piercing não nos torna menos enfermeiros, menos competentes, menos humanos.....
Muita mais que tratar, CUIDAR!

Offline artur_gaio

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #47 em: Fevereiro 12, 2009, 02:00:13 »
É triste como é que existe alguém que se designa enfermeira, que estudou pelos mesmos livros que todos nós e consegue ter uma atitude tao discriminativa para com uma colega... Sim, porque postos à parte, não deixa de ser colega...
Eu até consigo compreender que n goste muito de ver um profissional no serviço dela com tatuagens, mas podia falar com ela, incentivá-la a utilizar sempre luvas, sei lá, podia utilizar um argumento minimamente inteligente (haverá algum???). Agora, despedimento???
no comments...

Offline nica nurse

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #48 em: Fevereiro 25, 2009, 15:23:14 »
usar sempre luvas?!?!
:)

Offline CatarinaSoares

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #49 em: Fevereiro 25, 2009, 15:28:45 »
  Penso que o artur_gaio terá dito isso porque a tatuagem da enfermeira que foi despedida era na mão... **

Offline artur_gaio

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #50 em: Fevereiro 28, 2009, 20:22:01 »
sim, digo isso, porque a tatuagem é na mão...
Não que concorde minimamente com isso, obviamente, mas é uma tentativa de tentar perceber minimamente o que vai na cabecinha daquela colega que promete despedimento a alguém porque tem uma tatuagem...
Se calhar, pedia-lhe que usasse luvas no contacto com os utentes, embora isso não tenha cabimento nenhum, sei lá..
sinceramente, não consigo entender...

Offline aqui_e_ali

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #51 em: Abril 10, 2009, 22:55:38 »
eu tenho 20 estrelas tatuadas no braco que sao perfeitamente visiveis quando estou fardada e nao so nunca me foi dito rigorosamente nada acerca das tatuagens como os pacientes adoram!

Offline SolGomes

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #52 em: Abril 13, 2009, 17:59:25 »
Colegas...o meu estagio de integração foi realizado em Espanha na capital do Principado das Asturias...Ou seja, a original terra da Familia Real...

Como tal ha costumes e tradiçoes bem vincadas de uma população monarquica...

Eu estive na Urgencia do Hospital Central...e digo-vos...medicos, enfermeiros, auxiliares, tecnicos de todos os ambitos, ate as funcionarias da limpeza...eram tatuagens, piercings de todos os feitios, em todo o lado...Recordo um medico, por sinal estagiário com uma argola no lábio bastante gira..:) desculpem o desabafo...e que era adorado pelos pacientes...

Piercings na lingua que brilhavam quando se falava pros doentes, no nariz, no sobrolho, colorido, metalico...tatuagens a preto, a cores...grandes, pequenas...nas maos ou em qualquer outro lado...

A liberdade do ser humano nunca era posta em causa...e a avaliação do serviço prendia-se pelo desempenho profissional dos tecnicos...

Nao creio que devamos esperar pela mudança da sociedade...devemos nos mesmo ser a mudança...

Se queremos ter um piercing, façamo-lo, se queremos ter uma tatuagem façamo-la...pois se formos decididamente bons no que fazemos, nao ha tinta nem metal que nos tire do nosso local de trabalho...

A minha humilde opiniao...

Saudaçoes
A sorte protege os audazes*

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #53 em: Abril 14, 2009, 10:26:47 »
Citação de: SolGomes
Colegas...o meu estagio de integração foi realizado em Espanha na capital do Principado das Asturias...Ou seja, a original terra da Familia Real...

Como tal ha costumes e tradiçoes bem vincadas de uma população monarquica...

Eu estive na Urgencia do Hospital Central...e digo-vos...medicos, enfermeiros, auxiliares, tecnicos de todos os ambitos, ate as funcionarias da limpeza...eram tatuagens, piercings de todos os feitios, em todo o lado...Recordo um medico, por sinal estagiário com uma argola no lábio bastante gira..:) desculpem o desabafo...e que era adorado pelos pacientes...

Piercings na lingua que brilhavam quando se falava pros doentes, no nariz, no sobrolho, colorido, metalico...tatuagens a preto, a cores...grandes, pequenas...nas maos ou em qualquer outro lado...

A liberdade do ser humano nunca era posta em causa...e a avaliação do serviço prendia-se pelo desempenho profissional dos tecnicos...

Nao creio que devamos esperar pela mudança da sociedade...devemos nos mesmo ser a mudança...

Se queremos ter um piercing, façamo-lo, se queremos ter uma tatuagem façamo-la...pois se formos decididamente bons no que fazemos, nao ha tinta nem metal que nos tire do nosso local de trabalho...

A minha humilde opiniao...

Saudaçoes

Não me parece que a maioria dos profissionais de saúde desse hospital tivesse aderido à moda dos piercings e tatuagens, parece-me exagero essa afirmação... 

A grande maioria da população portuguesa pura e simplesmente não usa piercings nem tatuagens. Aceitemos o facto!

Nós prestamos cuidados de saúde, não introduzimos modas. As mudanças que queremos introduzir devem ser direccionadas para a área da saúde, deixemos a moda para a restante população. As mudanças produzem-se espontaneamente e não forçadas. Todas as revoluções só foram bem sucedidas quando a maioria as aceitou.

Interessemo-nos pelo que de facto é concernente ao nosso papel!

Offline SolGomes

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #54 em: Abril 14, 2009, 19:54:15 »
Colega, se acha a minha exposição exagero, convido gentilmente a visitar o hospital um dia... mas de facto numa coisa tem razao... a população na sua maioria tambem possui piercings e tatuagens...acontece que em portugal tambem começa a ser comum...

O que nao posso de todo concordar é que tenhamos de nos anular enquanto seres livres e abster-nos de realizar o que para nós terá alguma razão so porque a sociedade pode nao aceitar...

O meu trabalho como enfermeira nao pode ser nunca posto em causa porque tenho uma tatuagem ou um piercing...nao sou melhor profissional por apresentar um ar imaculado de noviça...

A questao aqui, parece-me, nao o possivel julgamento dos utentes em relação ao profissional...mas o julgamento dos proprios colegas que pelos vistos se podem incomodar por trabalhar com uma colega com tatuagens e piercings...

Saudações
A sorte protege os audazes*

Offline msjoao_dias

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
    • http://Johnny-BeeGood.hi5.com
« Responder #55 em: Maio 04, 2009, 02:00:13 »
na minha turma tenho duas moças que tem tatuagens, perfeitamente visíveis (no pulso) e, que por sinal, até são umas florezitas...Quanto tivemos o primeiro ensino clínico e isso chegou aos ouvidos das prof's, algumas delas reagiram logo dizendo que a tatuagem devia ser removida ou coberta...Essas minhas colegas fizeram uma argumentação muito lógica, dizendo que não iam cobrir as tatuagens com adesivo (como era a idéia) porque seria um potencial local de desenvolvimento bacteriano e que podia provocar maceração da pele e bl´blé bká...resumindo: tiveram grandes notas e, até saber, não houve nada que apontar...Muito sinceramente, não acho piada aos piercings e tatuagens, mas concordo com todos os colegas que uma tatuagem cicatrizada não exerce qualquer problema nos cuidados prestados...É verdade que a susceptibilidade de muitas pessoas é ferida apenas por ver uma tatuagem, mas se houver uma aproximação segura do profissional, demonstrando empatia, conhecimento técnico-científico e, principalmente, segurança e respeito à pessoa que passa por uma situação de doença, a situação da tatuagem passa a ser secundária ou mesmo inexistente...É óbvio que, como profissionais, temos uma imagem a zelar, que não é a de um pinguim do ártico, branquinho de alto a baixo (até porque as meias são irrelevantes na prestação de cuidados... ;D), mas uma imagem muito mais de competências do que física...Quanto á situação da barba, também cortei-a de propósito para o estágio...Mas quando cheguei ao fim, e porque comecei a conhecer os orientadores e professores e etc, já tinha a barba aparada, mas grande, e ninguém me apontou dedo! Só me diziam que tinha de estar em condições! e era o que eu fazia!
Cumps!

Offline LOL_lypop

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #56 em: Maio 16, 2009, 17:55:42 »
Colegas... Não conheço as realidades de muitos de vós no entanto n minha escola - Ângelo da Fonseca - há muitos anos de adverte em relação a tatuagens (temporárias ou permanentes) como eventual factor de penalização para selecção de trabalho. Eu também trabalhei com um colega espanhol que estava todo tatuado à excepção da zona de meio do braço para baixo e do pescoço para cima por sempre lhe ter sido exposto o facto dee poder vir a lidar com negas de emprego ou problemas no local onde esteja. Acrescento até que fui à Expo98 com uma colega que era na altura era recém-licenciada e queria fazer uma imagem com henna na mão... Só não fez por estar à espera de colocação num hospital e temer que à chegada não aceitassem contrata-la...
Os tempos mudam, mas 10 anos não é tanto assim e quem chefia não entende as modas... :) A justificação é mesmo o "aspecto" tal como muitos hospitais não querem unhas pintadas nem nas sras da limpeza (para lá de todas as justificações de limpeza que vos possam surgir)...
Por isso eu sempre aconselho quem pensa em tatuagens: façam discretas porque nunca se sabe onde vão trabalhar e podem ter problemas... Eu mesma tenho uma nas costas e um dos meus melhores amigos é tatuador e avisa sempre futurs médicos e enfermeiros sobre esta eventualidade...
Concorde-se ou não, há também algumas normas internas específicas sobre este ponto - e normalmente essas são as das letrinhas pequeninas, não sao ditas à priori.

Offline ac_ferr12

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #57 em: Agosto 30, 2012, 16:44:06 »
Sou estudante de enfermagem e no último estágio que fiz tinha comigo uma colega que foi obrigada a colocar ligaduras nas tatuagens que tinha visiveis no antebraço... bem podem imaginar o mau aspecto, os doentes julgavam que ela se tinha magoado :s a questão é que nos disseram que a própria ordem não permite o exercício da profissão com tatuagens visiveis. Será isto possível?...

Offline otnemeM

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #58 em: Agosto 31, 2012, 01:22:58 »
a questão é que nos disseram que a própria ordem não permite o exercício da profissão com tatuagens visiveis
Onde é que isso está escrito?

Offline EnfermeiroAC

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #59 em: Agosto 31, 2012, 11:26:27 »
também concordo com o facto de a colega ser livre de usar o que quiser EXCEPTO algo que posa comprometer os cuidados de enfermagem  ^-^
Nurses]