Autor Tópico: Tatuagem/Expulsão da Instituição!!  (Lida 32183 vezes)

Offline isa_bruna

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Tatuagem/EXPULSÃO DA INSTITUIÇÃO!!
« Responder #30 em: Novembro 07, 2008, 18:14:16 »
Citação de: Enf_R
não consigo compreender como é que uma tatuagens pode vir a a interferir com a qualidade dos cuidados prestados ( que afinal de contas é para isso que lá estamos)
relativamente á expulsão penso que realmente seja melhor informar a ordem e os sindicatos da respectivo problema.... (de forma a ter o apoio legal de alguem)

Creio que não é interferir com a qualidade dos cuidados, na minha escola, não deixavam usar percings (pelo menos os visíveis) e tatuagens teriam que estar tapadas pela farda. É por causa do aspecto fisíco, da aparência.

Beijos  :-*

Offline Tucha

• Membro Associado
    • Ver Perfil
    • http://filipe-etucha.myminicity.com/ind
« Responder #31 em: Novembro 07, 2008, 18:17:42 »
Citação de: isa_bruna
Citação de: Enf_R
não consigo compreender como é que uma tatuagens pode vir a a interferir com a qualidade dos cuidados prestados ( que afinal de contas é para isso que lá estamos)
relativamente á expulsão penso que realmente seja melhor informar a ordem e os sindicatos da respectivo problema.... (de forma a ter o apoio legal de alguem)

Creio que não é interferir com a qualidade dos cuidados, na minha escola, não deixavam usar percings (pelo menos os visíveis) e tatuagens teriam que estar tapadas pela farda. É por causa do aspecto fisíco, da aparência.

Beijos  :-*

??? ??? ??? ???

E a colega concorda com essa situação? Concorda mesmo que a imagem deva ser pré-requisito para se poderem formar enfermeiros na sua faculdade? Não vê isso como discriminação? Preconceito?
"A televisão é como as torradeiras: carrega-se no botão e sai sempre a mesma coisa."

http]

Offline jotix

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Novembro 09, 2008, 21:39:31 »
Mas são as escolas responsáveis por esta realidade, porque elas mesmos proíbem tudo e mais alguma coisa, onde o direito à liberdade de expressão fica sem efeito. E este tipo de educação perpetua-se...

Acho que uma tatuagem por si só não é indicativa de descriminação por parte dos utentes. O bom senso é sempre o que deve ter sido em consideração.
Enfermeiro em França

Offline insitu

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Novembro 10, 2008, 03:18:10 »
Sinceramente acho ridiculo essa situaçao da colega ser expulsa. Embora eu seja um pouco conservadora quanto ao uso de piercings e tatuagens por parte de qualquer pessoa que seja, nao acho que esse seja um motivo de "mau aspecto". Entao...se eu for para a "night" e fizer manha no outro dia...certamente terei pior aspecto que essa pessoa...e se secar o meu cabelo ao secador entao...UI...a minha cabeça triplica de tamanho e os doente fogem de mim. Por isso acho que pelo "mas aspecto" nao tem que pegar. No entanto tudo tem de ter peso e medida. Nao acho mal um enfermeiro ter um piercing ou outro...uma tatuagem ou outra...mas se aparecer la com mais metal pendurado do que o eduardo maos de tesoura...pah...descredibliza um bocado uma pessoa. Se a tatuagem tb nao for cruzes suasticas e diabinhos em posições sexuais...é na boa

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #34 em: Novembro 23, 2008, 22:34:11 »
Colegas, vou partilhar convosco algumas ideias em relação a esta temática. A primeira reacção que tive quando li o título do tópico, foi: eis algo que nunca irei comentar. Asneira fiz. Não devia nunca ter usado a palavra nunca.

Compreendo a revolta e os argumentos exprimidos por quem está contra e por que está a favor. Aliás, quem não concorda com as tatuagens penso que nada tem contra estas, mas simplesmente não as usa. É o meu caso, não as uso, algumas não gosto, outras acho fantásticas. Acho que se deve sempre deixar e respeitar a individualidade e escolhas de cada um.

Contudo se tivesse uma empresa de enfermeiros iria gostar que eles primassem pela apresentação e por algumas regras que deixem boa imagem, imagem essa fundamental para o sucesso empresarial desta. Disse enfermeiros como poderia dizer outro profissional qualquer.

Percebam que não é discriminar, é dar as pessoas o que elas querem. Será que os vossos avós iam todos querer ser tratados por um enfermeiro com uma tatuagem nítida e por exemplo associada a uma caveira (as quais acho algumas fantásticas)?? é nestas pequenas coisas que na minha humilde opinião temos de pensar, é ver que temos a nossa opinião, mas que temos sempre de respeitar o do outro. Os enfermeiros não podem nunca assumir um postura arrogante senão não vão nunca assumir algum espaço na saúde.

Offline IS

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Novembro 23, 2008, 22:57:05 »
Eu vivi numa aldeia a cerca de 30 km de Coimbra onde a maioria das pessoas com mais de 50 anos tem uma opinião negativa sobre piercings e tatuagens, muitas vezes associam-nos a toxicodependência e infecções.
Não quero com isto defender a opinião dessa superior, mas a verdade é que pode haver gente que não ache piada a ser tratada por alguém que tem uma tatuagem e que veja o profissional de forma negativa apenas pela tatuagem.
É a cultura em que vivemos e que ainda vai demorar a mudar as opiniões.

Offline **Inês**

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Fevereiro 06, 2009, 04:21:39 »
Eu ainda sou estudante e para os ensinos clinicos a escola exige tudo e mais alguma coisa.. è a farda que tem que ter certas medidas, para as raparigas a tunica tem que ficar por baixo do rabo ao dobrar, os cabelos tem que ser perfeitamente apanhadose afins...
A escola também nao permite que se usem piercings e tatuagens... E eu tenho colegas tanto com uma coisa como com outra e para o ensino clínico tem que retirar os piercings e tapar as tatuagens.. Regras!!
Para mim cada um tem direito à sua individualidade e a fazer o que bem entende com o seu corpo.. E os enfermeiros não sao nenhuma exepçao... É obvio que ainda há muita gente, principalmente nos meios pequenos, que fica chocada com este genero de coisas mas as mentalidades tem vindo a mudar e cada vez mais é preciso acabar com os tabus...  :)
Muita mais que tratar, CUIDAR!

Offline Pedro Godinho Ferreira

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Fevereiro 06, 2009, 21:19:06 »
Citação de: InesFNurse
Eu ainda sou estudante e para os ensinos clinicos a escola exige tudo e mais alguma coisa.. è a farda que tem que ter certas medidas, para as raparigas a tunica tem que ficar por baixo do rabo ao dobrar, os cabelos tem que ser perfeitamente apanhadose afins...
A escola também nao permite que se usem piercings e tatuagens... E eu tenho colegas tanto com uma coisa como com outra e para o ensino clínico tem que retirar os piercings e tapar as tatuagens.. Regras!!

E por vezes não é só o tapar os piercings e/ou as tatuagens. No meu caso, por exemplo, fui "obrigado" a desfazer a barba que estava de 3 dias  >:(

Como se isso fosse o determinante para a minha postura como estudante, aliás, com barba até tinha uma imagem mais "envelhecida" não tão de puto  lol  :P

São estas pequenas coisas que não deviam acontecer
Peter Sykepleier din tjeneste

Offline smcb

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Fevereiro 06, 2009, 23:10:17 »

pois... sempre achei interessante esta dualidade das escolas, até porque na minha passa-se exactamente o mesmo...

se por um lado nos dizem para respeitramos a individualidade de cada pessoa
por outro são elas mesmo (as escolas) e desrrespeitar a individualidade de cada um dos seus alunos...

quanto à colega da tatuagem força nisso, cabeça levantada, e bom trabalho  ;)
:)

Offline **Inês**

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Fevereiro 08, 2009, 00:25:01 »
Citação de: pedrogfc

E por vezes não é só o tapar os piercings e/ou as tatuagens. No meu caso, por exemplo, fui "obrigado" a desfazer a barba que estava de 3 dias  >:(

Como se isso fosse o determinante para a minha postura como estudante, aliás, com barba até tinha uma imagem mais "envelhecida" não tão de puto  lol  :P

São estas pequenas coisas que não deviam acontecer
Citação de: smcb

pois... sempre achei interessante esta dualidade das escolas, até porque na minha passa-se exactamente o mesmo...

se por um lado nos dizem para respeitramos a individualidade de cada pessoa
por outro são elas mesmo (as escolas) e desrrespeitar a individualidade de cada um dos seus alunos...

quanto à colega da tatuagem força nisso, cabeça levantada, e bom trabalho  ;)

são coisas que não tem logica nenhuma..
O que fazemos com o nosso corpo não implica com aquio que nos fazemos, com o nosso trabalho, com as nossas competencias...

As escolas deviam era ensinar aos alunos a realidade dos serviços dos nossos hospitais e não preocupar-se com estas coisinhas porque depois os alunos vao para ensino clinico e sabem o ideal e não a realidade...  :-[

Força!

Offline Trancinhas

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Fevereiro 08, 2009, 01:07:48 »
Boa noite

A minha escola (Lisboa) tal como outras já mencionadas também não permitia piercings e tatuagens. As colegas com piercings também tinham que os tapar e ninguém poderia ter tatuagens visíveis.

Aconteceu inclusive o caso de uma colega que quando entrou para a escola já tinha uma tatuagem, também na mão. O que aconteceu? As professoras infernizaram a vida desta colega ao ponto dela desistir do curso!!!

Não concordo com esta atitude das minhas prof. e também não concordo com a atitude desta supervisora. Partilho da opinião que uma tatuagem na mão não influencia os cuidados prestados. Já uma tatuagem como a imagem que o colega Son_Goku mostrou, se eu fosse o doente, seria muito díficil o estabelecimento de uma relação de confiança.

Cumprimentos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Fevereiro 08, 2009, 01:35:21 »
Citação de: Trancinhas

Aconteceu inclusive o caso de uma colega que quando entrou para a escola já tinha uma tatuagem, também na mão. O que aconteceu? As professoras infernizaram a vida desta colega ao ponto dela desistir do curso!!!

Cumprimentos

Como é possível isto acontecer, ou deixarem acontecer??

Que mundo este em que se calhar uma boa profissional foi obrigada a sair do curso!

Offline **Inês**

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Fevereiro 08, 2009, 02:39:35 »
Realmente são coisas que não têm lógica nenhuma... Quase parece uma ditadura..  :-X

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Tatuagem/Expulsão da Instituição!!
« Responder #43 em: Fevereiro 08, 2009, 14:04:49 »
Realmente são coisas que não têm lógica nenhuma... Quase parece uma ditadura..  :-X

É mesmo!

Offline projenf

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Tatuagem/Expulsão da Instituição!!
« Responder #44 em: Fevereiro 08, 2009, 22:44:51 »
Meus caros colegas, entendam que a nossa cultura mude de um dia para o outro, temos uma população idosa, educada com certos rigores que passam ainda para outras gerações, dependendo dos meios familiares.

A foto que foi colocada num testemunho deste tópico é claramente exagerada mas entende-se perfeitamente o objectivo. Num dos meus ensinos clinicos, pude observar que um aluno de medicina tinha um visual que até a mim, me causou alguma perplexidade nos primeiros contactos, agora imagino se eu fosse uma das utentes, deitada numa cama.

Respeito a individualidade de todos mas temos que nos lembrar que temos uma imagem profissional a manter e à qual keremos que esteja sempre associada uma mão cheia de respeito e confiança.

Já basta muita vez ouvirmos comentários dos utentes apenas porque somos jovens, qt mais se tivermos algo na nossa imagem que ajude ainda mais à nossa "marginalização".

Recentemente fui a uma entrevista onde valorizavam a cem por cento a imagem do enfermeiro, e gostaram muito da minha pois nao tenho nada de "exagerado", tento manter uma imagem clean, nem abandalhada nem extremamente adornada. Passados alguns dias a minha cabeleireira decidiu fazer umas nuances meio avermelhadas e qd saí de lá vinha chocada porque tenho plena noção que se a dita entrevista fosse no dia seguinte, apenas teria demorado cinco minutos e mandavam-me embora.

Não é algo contra a pessoa em si mas sim a defesa de uma imagem da nossa classe profissional.

Beijinhus