Autor Tópico: Autocuidado comprometido  (Lida 1866 vezes)

Offline caramulo

  • Novato
  • **
  • Mensagens: 6
    • Ver Perfil
Autocuidado comprometido
« em: Novembro 08, 2012, 16:05:32 »
Boa tarde!

Infelizmente tenho de vos chatear pois me surgiu uma duvida!

Caso:
Uma senhora submetida a uma cirurgia encontra-se num 1º dia do pós-operatóro. Antes de ser realizado o levante vou dar-lhe o banho na cama. A minha dúvida, provem do facto de que á la CIPE versão 2 ela poderá ter "Capacidade para tomar banho comprometido" ou "Autocuidado tomar banho comprometido em grau moderado".

Esta dúvida focaliza-se no facto de ela estar comprometida no autocuidado pois esta deitada. Não de uma capacidade comprometida pois neste caso não lhe vou promover independencia vou simplesmente dar-lhe o banho e manter um padrão de higiene.

Podem-me ajudar?

Agradeço em avanço 

Offline Salgueirus

  • Novato
  • **
  • Mensagens: 6
    • Ver Perfil
Re: Autocuidado comprometido
« Responder #1 em: Novembro 08, 2012, 19:27:16 »
Boa tarde

Se bem me lembro, com a CIPE versão 2 o termo "autocuidado" desaparece, sendo substituido pela capacidade (capacidade para tomar banho, p.e.) ou pela acção (tomar banho), assim como os graus também já não são utilizados (penso eu).

No seu lugar, se fosse um doente que previamente fosse completamente autónomo e que após a cirurgia e consequente recuperação voltasse a ser autónomo (ex. fracturas de membros), apostava no "tomar banho comprometido", uma vez que nós não vamos intervir sobre a capacidade que ele tem para tomar banho, mas sim no facto de que ele, por ter sido submetido a uma cirurgia, não consegue autocuidar-se. Se previamente era um doente já com algumas dificuldades a nivel do autocuidado ou era previamente independente e após a cirurgia ficará com limitações mesmo após a recuperação, elencaria "capacidade para tomar banho (por exemplo) comprometida", pois aí já teremos de trabalhar no sentido de aumentar ou manter a capacidade que ele possuia anteriormente.

Espero que, COM A MINHA OPINIÃO, o tenha ajudado!  ;)

Abraço