Autor Tópico: Tatuagem/Expulsão da Instituição!!  (Lida 32167 vezes)

Offline PCBV

• Membro
    • Ver Perfil
Tatuagem/Expulsão da Instituição!!
« em: Outubro 24, 2008, 06:32:17 »
Olá pessoal. Tenho uma amiga que trabalha no quadro do hospital e que resolveu  fazer uma tatuagem na mão, começando a meio do polegar prolongando-se até parte do braço (uma silva). A nossa "superior hierárquica" viu-a no café da instituição, fardada e disse à mesma que esta não poderia usar semelhantes "adereços" e que se ela não a tirasse a laser ou fosse como fosse iria correr o risco de a expulsar da instituição, terminando com o futuro e com a escolha de vida da nossa colega. Gostava da vossa opinião a respeito pois não sei se têm o direito de fazerem isso connosco pois acho que a tatuagem não coloca em risco a vida de ninguém e a colega em questão é uma óptima profissional e penso que ainda temos "direitos" sobre o nosso corpo ou será que já pertence à instituição (fazendo parte do contrato) e esquecemos-nos de ler tal clausula?! Beijinhos para todos e desde já o meu obrigada.  ???

Offline Lipa85

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Tatuagem/EXPULSÃO DA INSTITUIÇÃO!!
« Responder #1 em: Outubro 24, 2008, 09:05:54 »
Legalmente penso que ninguém pode ser despedido por uma tatuagem. Mas se essa superior quizer realmente cumprir com o prometido mt provavelmente vai é "infernizar" a vida da tua colega até arranjar algo que possa justificar o despedimento por justa causa.

Pessoalmente acho que é de muito mau tom esse controlo da vida pessoal qd o que está em questão n afecta directamente o profissionalismo da tua colega.

Penso que p se salvaguardar a colega poderia desde já expor a situação a um sindicato...

Offline enf. susaninha

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Outubro 24, 2008, 09:28:30 »
apesar de ser recem licenciada em Enfermagem, trabalho há quatro anos numa empresa em que lidamos muito com o publico. Os meus colegas também estão proibidos de fazer tatuagens  devido ao mau aspecto que dá. O que eu acho é que essa superior está a pensar é mesmo o que vão pensar os outros.

Offline Enf_Ri

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 24, 2008, 10:27:16 »
não consigo compreender como é que uma tatuagens pode vir a a interferir com a qualidade dos cuidados prestados ( que afinal de contas é para isso que lá estamos)
relativamente á expulsão penso que realmente seja melhor informar a ordem e os sindicatos da respectivo problema.... (de forma a ter o apoio legal de alguem)

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Outubro 24, 2008, 13:05:03 »
Pois, sincerament existem coisas que me ultrapassam... nós cmo profissionais de saude, temos de respeitar os utentes sejam eles cmo forem (com cabelo em pé, tatuagens até à ponta das unhas dos pés, cheirar mal que temos de deixar de respirar para falar com eles, ficar com amigas novas chamadas pulgas lol), mas ao contrário não nos podem respeitar... porque ficamos mal vistos (a imagem é essencial eu sei), mas somos pessoas também, temos os nossos direitos além dos deveres (estes estão sempre a repeti-los), e somos acima de tudo profissionais... se não implica com o nosso trabalho o facto de termos tatuagens, qual o problema??? ah, pois é... fica mal...  :-

Offline Jb_enf

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 24, 2008, 13:57:10 »
pois...se a dita "madre-superiora" disse isso..é bem capaz d infernizar a vida dela ate arrnjar uma boa desculpa p a despedir...e n vai ser por causa da tatuagem....ou ela é realmente uma boa profissional e n se deixa influenciar pelo que a senhora diz...ou entao vai ter a vida dela mal parada...n s eskeçam k apesar d tudo sao os superiores que têm a faca e o queijo na ~mão...apesar d eu n concordar nada c a opinião dessa senhora....parece k p além d sermos escravos do trabalho...o nosso corpo vai ser tb apoderado...irra >:(

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 24, 2008, 14:00:17 »
Para a admissão de comissários de bordo em muitas companhias aéreas também é exigido que estes não tenham tatuagens visíveis! Faz parte da política de imagem das empresas.

Offline andrebc

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 24, 2008, 14:01:00 »
Citação de: enf. susaninha
apesar de ser recem licenciada em Enfermagem, trabalho há quatro anos numa empresa em que lidamos muito com o publico. Os meus colegas também estão proibidos de fazer tatuagens  devido ao mau aspecto que dá. O que eu acho é que essa superior está a pensar é mesmo o que vão pensar os outros.

mau aspecto???!!!! por favor susaninha... acho que não era isto que querias dizer...
Se tivermos salvo uma vida, então já valeu a pena

Offline Enf_cata

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Outubro 24, 2008, 14:02:57 »
Eu concordo com tudo o que foi proferido anteriormente.
Para mim nao faz sentido uma enfermeira ser expulsa do seu local de trabalho apenas por ter decido fazer uma tatuagem no seu corpo...sim, no seu... Nem entendo o que isso interfere no desempenho da sua actividade..
Mas, nao nos podemos esquecer que a sociedade que vivemos ainda é muito conservadora e moralista (na minha opinião, falsos moralismos) e existe sempre uma imagem a preservar e um sentido de moralidade a preservar...
É a sociedade em que vivemos...infelizmente...
Mas, algum dia tem que mudar...por isso digo-lhe colega que nao se resigne e lute nao só pelo seu local de trabalho mas, acima de tudo pelo direito à sua intimidade e liberdade de opção e escolha.

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Outubro 24, 2008, 14:11:47 »
Gostavam de ser operados por um Médico que tivesse tatuada uma caveira no pescoço ou que tivesse algo do género que a seguir se ilustra?

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Outubro 24, 2008, 14:58:15 »
:P esta foto está demaiiiisss... lol >:D

Offline tuxapc

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Outubro 24, 2008, 15:50:41 »
Pois, parece-me que a colega em causa vai ser prejudicada pela tatugem...
A superior desta colega vai implicar e arranjar forma de arranjar uma justificação q justifique a sua expulsão da instituição.
Isto é demais, é increditável mas julgo q é o k vai acontecer.

Mt devido a este pensamento conservador e moralista, q isto acontece...
Ou seja, uma pessoa com uma tatuagem e/ou piercing, tem uma conotação negativissima por parte da maioria das pessoas. A isto se chama preconceito!

Offline e

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Outubro 24, 2008, 15:51:44 »
bem,eu pessoalmente ñ concordo em ser expulsa...uma vez q tb tenho uma,e até agr ñ tem interferido com a minha prestacção de cuidados e relação com o utente...aliás até é uma boa maneira de criar laços. eu pelo menos até agr ñ tenho tido problemas e espero continuar assim  :) señ....olá desemprego   :'(

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Outubro 24, 2008, 17:07:46 »
Embora se possa questionar a imagem que transmite essa tatuagem, a menos que algo nas normas da instituição falassem do assunto, não me parece que legalmente possam fazer grande coisa.

Offline Lipa85

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Outubro 24, 2008, 17:13:19 »
Citação de: Son_Goku
Para a admissão de comissários de bordo em muitas companhias aéreas também é exigido que estes não tenham tatuagens visíveis! Faz parte da política de imagem das empresas.

Desculpe colega...mas uma coisa é exigirem algo logo à partida...outra é despedirem!

Para além de que acho que o exemplo que deu n é dps melhores. Para comissario de bordo pode-se ter tatuagem. Três amigos meus concorreram no ano passado e o unico que entrou tem uma tatuagem no pescoço...bem visivel a n ser q ande de cabelo comprido.
Para além de que eles impoem regras que havia de ser bonito...nomeadamente: Tinham que ter uma altura muito restrita (nem alto, nem baixo), pesaram-nos aos tres na entrevista, tinham que falar no minimo a lingua materna e mais duas fluentemente ( a segunda e a terceira entrevista era nessas linguas estrangeiras), o cabelo tinha que ser assim e assado, as raparigas tinham q saber maquilhar-se e apresentarem-se assim na entrevista...coisas do genero!!!
Agr esta colegha foi p uma profissão em que acima de tudo é necessário respeitar a individualidade de cada um...como raio vamos fazer isso se nem a nossa é respeitada. Sou mais contra um verniz nas unhas, por questões bacteriologicas, do que contra uma tatuagem já cicatrizada...Enfim!