Autor Tópico: Verdade ou Boato?  (Lida 2794 vezes)

Offline Vitor A.

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Verdade ou Boato?
« em: Outubro 14, 2008, 00:33:34 »
Por diversas vezes tenho visto e certamente não serei o unico, varios comentarios em blog´s que dizem por estas e outras palavras:

os turnos que os médicos fazem nos quais só trabalham porque os enfermeiros detectaram uma descompensação, uma alteração fisico-orgância, na qual por imperativos éticos, e legais, o médico tem que comparecer, são remunerados em EXTRAS (refiro-me aos turnos de noites, feriados, fins-semana, e afins).
os enfermeiros por seu lado, somos remunerados com suplementos (que a partir de janeiro 2009, vão diminuir sabiam? - é a ministra que temos…).
Sic do colega VirtualEnfermeiro em Cogitaire em Saúde.

Verdade ou Boato (o que está a Bold)?
Alguém sabe?

Saudações Colegas.
No reencaminhamento de mail´s, Por Favor Usem Cco. ou Bcc (Cópia Oculta)
" Retire os endereços dos amigos antes de reenviar "
" Dificulte a disseminação de vírus e spams "
" Proteja a sua privacidade e a dos Outros

Saudações. Vitor A. :)

Offline LOL_lypop

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Verdade ou Boato?
« Responder #1 em: Outubro 14, 2008, 05:55:09 »
É de facto verdade. Alguns hospitais já começaram por eliminar as horas de qualidade - por exemplo em LX o H S. Francisco Xavier ( e consequentemente o Egas Moniz e Santa Cruz que são do mesmo grupo ) já não pagam horas de qualidade. Sem quaisquer outras contrapartidas. E os colegas que lutaram como puderam acabaram por ser forçados a admitir esta situação sob pena de vir para a rua. Ou seja, em breve fazer noites ou fds vai ser igual para muitos de nós...
:(

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #2 em: Outubro 14, 2008, 13:19:17 »
Isso está a acontecer a quem tinha contratos.

Enquanto os contratos de FP estiverem relacionados com a actual carreira e negociação dos sindicatos não me parece que seja fácil alterar esta situação. Contudo, estejam atentos e lutem para o impedir.

Para já é apenas um boato.

Offline ritabarros

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 15, 2008, 00:55:06 »
Consultem a Lei nº 99/2003 e a Lei 59/2008.Na hierarquia das normas jurídicas, nenhum regulamento interno , seja do que for,  poderá sobrepor-se à lei e esta rege-se em conformidade com a Constituição da República, sujeita , por sua vez, às normas europeias de transposição obrigatória.
De qualquer modo penso que deveriam explicitar de modo claro em que consistiam os direitos anteriores, onde estavam explicitados e o que mudou entretanto .
Nesta balbúrdia de juris laboris em que AR e governo têm sido profíquos; nesta produção legislativa que diariamente conduz a uma série de revogações, há uma certa confusão entre o que deve ser feito e o que pode ser feito.
Se suspeitarem de que os direitos previstos ainda na lei estão em linha descendente, deverão contactar os gabinetes jurídicos dos sindicatos. Os advogados saberão dar respostas em conformidade.

abraço

ritabarros

Offline Roten_Boy

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
« Responder #4 em: Outubro 15, 2008, 09:43:55 »
Desde Novembro 2007 (no HEM) que só recebo 25% como suplemento das 22h às 7h, independentemente do dia da semana ou se é feriado ou não...

Digamos que trabalhar a mais de 300km da terra de origem  na noite de 24 de Dezembro e ganhar pouco mais para um bom pequeno-almoço... é deveras entusiasmante...  >:(

Já disse no serviço, quem quiser fazer as minhas noites... não vale apena o esforço...

Offline J.Ribeiro

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 19, 2008, 21:34:05 »
Citação de: Caldas
Isso está a acontecer a quem tinha contratos.

Enquanto os contratos de FP estiverem relacionados com a actual carreira e negociação dos sindicatos não me parece que seja fácil alterar esta situação. Contudo, estejam atentos e lutem para o impedir.

Para já é apenas um boato.

desculpa lá... o colega sabe o que diz  ??  lutar ?? com que argumento ??

porque mereço, porque sou bom menino ?? 

como é que se contrapoe algo como :  ou queres ou poes-te a andar...  ??

Ora diga lá senhor enfermeiro!!

se fizer o favor...

continue com o focinho enfiado na areia... continue a dizer que os enfermeiros não devem, tal como os outros..., aproveitar todos os nichos e oportunidades de ganhar dinheiro... tal como a orientação de alunos...

saudações...

pode editar!

Offline Ana B.

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 20, 2008, 19:51:06 »
Efectivamente já há uma grande parte dos hospitais a pagarem as horas de qualidade a 25%... Na instituição onde trabalho ainda pagam as horas de qualidade "como deve de ser". É triste, mas a meu ver há muito pouco a fazer, principalmente porque chegámos a um ponto em que somos mais enfermeiros do que oportunidades de trabalho, e "eles" sabem q "o q uns não querem, outros estão desertos". Com isto quero dizer q, se não estão(estamos) satisfeitos, podem(os) ir embora porque rapidamente arranjam alguém q vos(nos) substitua... Acho q este é o lema das administrações dos hospitais... Eu, pessoalmente, não sei se continuarei a trabalhar por turnos se me disserem q serei paga só a 25%, quer seja natal, páscoa, domingo, ou segunda-feira... uma vez q será tudo igual... 
Malta, vai um despedimento em "massa"??? :P 

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 22, 2008, 02:33:37 »
É a lei da oferta e da procura... INFELIZMENTE!

Offline J.Ribeiro

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Maio 12, 2010, 15:13:19 »
Citação de: Herodes
É a lei da oferta e da procura... INFELIZMENTE!

Isto não tem nada de infelizmente...  a regra já é conhecida da humanidade à milénios... os enfermeiros é que só lá chegaram agora...