Autor Tópico: Dia Internacional do Livro Infantil  (Lida 2864 vezes)

Offline joana santos

  • Membro Associado
  • *****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
Dia Internacional do Livro Infantil
« em: Abril 02, 2005, 15:57:05 »
Dia Internacional do Livro Infantil

Desde 1967, o aniversário de Hans Christian Andersen, dia 2 de Abril, é assinalado como Dia Internacional do Livro Infantil, visando suscitar o gosto pela leitura e chamar a atenção para os livros pelas crianças.
Hans Christian Andersen: Escritor dinamarquês, de origem humilde, filho de um sapateiro, nascido em 1805, tendo falecido em 1875. Em 1819 instala-se em Copenhaga, onde, graças à ajuda de generosos protectores, estuda canto e dança. Mas na realidade a sua formação é autodidacta, nutrida por abundantes leituras. A partir de 1833 começa a publicar obras dramáticas, diários, apontamentos de viagens e alguns romances.

Mas a obra que o torna célebre em todo o mundo é Contos, traduzidos para uma infinidade de idiomas. Publica os primeiros em 1835-37, e continua a escrever e a publicar até chegar, em 1872, a um total de 156 contos. Os contos mais antigos estão enraizados na tradição popular: Companheiro de Viagem, Os Cisnes Selvagens. Posteriormente, Andersen dedica-se ao conto literário no mundo das fadas (O Duende, A Colina dos Elfos), numa concepção idílica da natureza (O Rouxinol, O Sapo, O Abeto, As Flores da Pequena Ida) e, inclusive, nas relações misteriosas entre os objectos mais prosaicos (A Agulha de Remendar, A Gota de Água, A Velha Lanterna, Os Trapos). Alguns dos seus contos mais famosos deixam entrever elementos autobiográficos: O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia.

In: ttp://www.vidaslusofonas.pt

Boas leituras, jinhos, Joana :)

Offline tcasaleiro

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 102
    • Ver Perfil
    • http://atravesdajanela.wordpress.com
Dia Internacional do Livro Infantil
« Responder #1 em: Abril 04, 2005, 09:53:54 »
Nos dias de hojee, tendo eu uma irmã com 7 anos, estou muito atento a esta realidade e tenho a concluir que apesar de haver livros muito bons, existem ainda muitos livros com erros ortográficos e de sintaxe, pergunto eu como é possível??
Temos de pensar realmente na qualidade dos livros e fazer a selecção para ñão mostrar às crianças livros que possam ter erros...
Garanto-vos não há melhor coisa do que ler os contos infantis já conhecidos, ganhei esse prazer a contar histórias à minha mana :)

ASS: Tcasaleiro
"O Cuidar manifesta-se nas Pequenas coisas"