Autor Tópico: Porquê os Enf.º fazem isso?  (Lida 5749 vezes)

Offline Enf_Boy

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
Porquê os Enf.º fazem isso?
« em: Março 23, 2005, 15:21:11 »
Olá a todos! Criei este tópico com o intuito de obter respostas verdadeiras de algo que me inquieta. Sou estudante de enfermagem e como tal tenho feito estágio em hospital. O que tenho observado e que me deixa um bocado descontente é a maneira como os enfermeiros passam as suas acções para os auxiliares. Sim, cheguei a ver administração de medicamentos via oral, enemas e preparação de aerossóis. A minha questão é por que é que os enfermeiros fazem isso? Falta de tempo para desempenhar essas acções? Cansaço? O que mais me arrepia é ver recem-formados a fazerem isso e ainda mais me arrepia o facto de no futuro, como enfermeiro, poder vir a cair nesse "poço" e fazer o mesmo. E quanto ao facto de correr alguma coisa mal no desempenho dessas acções por parte do auxiliar, sabendo que quem é responsabilizado é o enfermeiro? Não vos assusta como enfermeiros serem responsabilizados por algo que correu mal e que não foi desempenhado por vós?

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #1 em: Março 24, 2005, 00:30:28 »
O titulo deveria ser "Porque aqueles Enfermeiros deixam de fazer isso?"

Acho que não deves generalizar, mal de nós se a Enfermagem agi-se dessa forma.

Na verdade acho que deverias perguntar a esses colegas o porque dessa situação, seria interessante que tentar perceber o que está por detrás da transmissão de acções que à partida não são delegaveis.

Será que se conseguem justificar?

Offline Enf_Boy

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Março 24, 2005, 20:25:04 »
Obrigado por ter reformulado a pergunta Pedro! Na verdade acredito que nem todos os enfermeiros fazem isso e daí que a pergunta deveria ser: "por que é que certos enfermeiros deixam de fazer certas acções que são da estrita competência da enfermegem delegando-as a outros profissionais?" . Continua então a pergunta no ar...

Offline lionferdinand

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Março 25, 2005, 00:14:07 »
Enf_Boy nunca experienciei casos tão graves como esses, mas também eu senti o desinteresse de colegas meus e a tendência para a delegação de competências noutros profissionais.
E como recém-profissional também já me coloquei essa pergunta. Acredita que que pode originar reflexões importantes sobre a enfermagem.
Antes demais as respostas que indagaste para responder à questão nunca deveriam ser admissiveis, mas já as ouvi. Nenhum utente aceitaria que um tratamento médico fosse efectuado por um outro qualquer profissional sem qualificação, por falta de tempo ou por cansaço!!!  Já alguns enfermeiros utilizam essa desculpa como fossem vítimas de uma fatalidade inerente à profissão. É um problema devido essenciamente ao não preenchimento dos quadros por enfermeiros e deveriamos lutar para a sua resolução.
Também acho inaceitável colegas delegarem compentências por cansaço, principalmente quando acumulam funções em diversos locais de trabalho.
Penso que alguns nós enfermeiros substimamos a nossa profissão face às outras e não temos o hábito de reflectir sobre a  enfermagem e a sua autonomia, bem como a  importância das nossas acções para a saúde dos utentes.
Mais importante de tudo Enf_Boy é nunca te conformares, saber justificar porque determinada acção é da tua competência e reflectir sobre as novas competências podes assumir para te valorizares e consequentemente valorizar a enfermagem.

Offline Luís Carlos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Março 25, 2005, 15:16:32 »
como estudante de enfermagem e apesar d ainda no 2º ano ja tive a sorte d estagiar em 4 lokais diferents entre CS's e Hospitais (em vários serviços)... e é kom mto agrado k analisando a tua kestão e rekorrendo ás minhas memorias d estagio k felizmente nunka presenceei tais situaçoes... tenhu tido o prazer d estagiar kom bastantes enfermeiros kada um kom as suas karacteristicas, uns mais novos, outos mais velhos, uns recem-formados, outros kom mais esperiencia, todos kom personalidades bastante diferents, mas uma koisa é certa... nunka vi nenhum deles passar esse tipo d funçoes a auxiliares d acção medika... n sei s apenas n o faziam por estarmos (alunos estagiários) perto ou por o simples facto d nunka o fazerem mas isso é uma kestão k ja n sei... klaro k akredito k haja kem o faça (e sei k ha), mas é importante salientar k n é a globalidade e acredito k seja mm apenas uma minoria a faze-lo... sendo axim a minha opinião é d k isso é mal feito pk estamus a deskartar-nos das noxas funçoes e paxa-las a pessoas k tem vastos konhecimentos (ou mm nenhuns) na área e s algo korre mal depois é k é pior... mas n so por isso... é k s a função é noxa somus nós k a devemus desempenhar pois temus k gerir o noxo tempo ja k foi a profissão k eskolhemus e temus k desempenha-la kom toda a dedikação... no k diz respeito á kestão da responsabilidade é obvio k a responsabilidade é noxa pk as funçoes tão ao noxo kargo e os doentes em kaso tb... nós é k temus k responder pelas kestões dos noxos doentes e n os auxiliares... por isso para evitar isso é mto simples... fazemos nós mms!! é apenas a minha opinião... n sei o k axam voces... pode ser tb aki um motivo d diskussão... ja agr a bordagem do tema foi uma boa xkolha :)
Os anjos estão no céu... Os Enfermeiros na terra...

Offline nunotavares

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.enfermeiro-de-anestesia.blogspot.com
« Responder #5 em: Março 27, 2005, 11:42:46 »
De facto é muito comum que alguns enfermeiros deleguem algumas das suas funções aos aam, e isso muitas vezes advém do facto de muitas das vezes estar 1 único enfermeiro de serviço (nas noites) e 1 aam para quase 30 camas.....acabando nessas situações por ser delegadas algumas actividades no âmbito do exercício profissional de enfermagem....ora, com o passar do tempo muitos enfermeiros pensam que os aam já estão tão habituados a fazer alguns tipos de trabalho, que essas funções acabam mesmo por lhes ser atribuídas! O mais grave é que na maior parte das vezes as funções são delegadas, por preguiça do próprio profissional!

No meu ponto de vista, isto é um escândalo.....ainda por cima depois de toda a polémica gerada em torno desta temática....não se admite que este tipo de situações se verifique....

Certo é que, caso algo corra mal, a resposabilidade é sempre do enfermeiro....por isso nada melhor que aplicar a velha máxima "Cada macaco no seu galho...."

Um abraço,  :)

Offline Stephan

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Março 28, 2005, 03:17:21 »
Já estive perante situações em que enfermeiros (e outros profissionais de saúde) deleguem funções para outros profissionais que não têm competência naquele area.

É fácil condenar este atitude, e de facto não é uma atitude correcta. Pessoalmente penso que nunca deleguei funções ou competências, mas não tenho a certeza absoluta.

Contudo, também não é preciso exalter-se, pois isto faz parte da "dinâmica"   :roll:  do actual sistema de saúde, onde temos uma hierarquia aam-enfermeiro-médico (fundamentalmente). E vemos na prática muitas situações onde o "limite" das competências é algo obscuro. Não estou a falar de exemplos flagrantes como o de preparar medicação, mas das coisas mais subteis. Os cuidados de higiene. Quem faz o quê, quando é que uma aam pode prestar cuidados sózinho sem "supervisão" do enfermeiro? (Vou vos dizer, nunca! E quantos vezes é que isso acontece?? E daí, o que é "supervisão"?)

Temos que ser razoáveis na abordagem destas coisas porque também é uma competência saber avaliar certas situações.

O que eu pessoalmente acho mais preocupante é o facto que, por vezes, os enfermeiros fazem mais coisas do que deviam; orgulhosamente contam que fizeram aquilo e aquilo (que normalmente é uma competência médica).
Quantos colegas, fazem coisas dos quais dizem; "devia ser o médico fazer isto, mas se eu não o faço, nunca será feita." Verdade; o médico não delegou nada, então porque é que o enfermeiro faz aquilo?
Perguntam os colegas dos UCI o que fazem durante a noite em termos de medicação, etc. sem a presença física de um médico.
Mas se calhar tambem aqui temos que ser razoáveis.

@ Luis Carlos

Será possível fazer-me uma tradução daquilo que escreveu, porque como estrangeiro só percebi metada dessa nova lingua... (pensava por exemplo que o alfabeto portugues não tinha a letra "K"   : :roll:)   :wink:

Offline Luís Carlos

• Membro
    • Ver Perfil
Tradução
« Responder #7 em: Março 28, 2005, 14:55:43 »
@ Stephan

Muitas desculpas mas é a força do hábito escrever assim... é a linguagem típica da internet então já sai sem eu dar conta...

Passo a traduzir então:

"Como estudante de enfermagem e apesar de ainda no 2º ano, já tive a sorte de estagiar em 4 locais diferentes, entre Centros de Saúde e Hospitais (em vários serviços)... e é com muito agrado, que analisando a tua questão e recorrendo ás minhas memórias de estágio, que felizmente nunca presenceei tais situações... tenho tido o prazer de estagiar com bastantes enfermeiros, cada um com as suas características, uns mais novos, outos mais velhos, uns recém-formados, outros com mais esperiência e todos com personalidades bastante diferentes, mas uma coisa é certa... nunca vi nenhum deles passar esse tipo de funções a auxiliares de acção médica... não sei se apenas não o faziam por estarmos (alunos estagiários) perto, ou pelo simples facto de nunca o fazerem, mas isso é uma questão que já não sei... claro que acredito que haja quem o faça (e sei que há), mas é importante salientar que não é a globalidade e acredito que seja mesmo apenas uma minoria a fazê-lo... sendo assim, a minha opinião é de que isso é mal feito, porque estamos a descartar-nos das nossas funções e passa-las a pessoas que têm vastos conhecimentos (ou mesmo nenhuns) na área e se algo corre mal depois é que é pior... mas não só por isso... é que se a função é nossa, somos nós que a devemos desempenhar, pois temos que gerir o nosso tempo já que foi a profissão que escolhemos e temos que desempenha-la com toda a dedicação... no que diz respeito à questão da responsabilidade, é obvio que a responsabilidade é nossa porque as funções estão ao nosso cargo e os doentes em caso também... nós é que temos que responder pelas questões dos nossos doentes e não os auxiliares... por isso para evitar isso é muito simples... fazemos nós mesmos!! é apenas a minha opinião... não sei o que acham vocês... pode ser também aqui um motivo de discussão... já agora a bordagem do tema foi uma boa escolha."

Espero que agora o texto já seja de fácil leitura e mais uma vez peço imensa desculpa e tentarei escrever correctamente da próxima vez...
Os anjos estão no céu... Os Enfermeiros na terra...

Offline Stephan

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Março 28, 2005, 16:00:05 »
@ Luis Carlos

Muito obrigado pela "tradução",  assim já consegui ler o post numa vez só. :D

Concordo com o que dizes, claro, mas continou a afirmar tambem aquilo que referi no meu post anterior: existe uma area onde responsabilidades e competências se "cruzam". Acho que muitas das vezes quando a carga de trabalho é mais elevada, que é dessa area que são "delegadas" algumas coisas. Sem dúvida uma atitude "condenável" mas tambem por vezes "compreensível".

Offline Monikafigas

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Março 28, 2005, 19:49:03 »
:lol: Olá a todos. Vou responder a este tema com um deja vu de já o ter referido antes.
Em relação à questão de delegar funções de enfermagem:
Os Hospitais SA até iriam perferir que isto fosse assim. Os aam iriam gostar pois era um melhoramento na carreira, mas ao mesmo tempo não pensam que iriam ser apenas mão-de-obra barata.
Acho que todos deveriamos um dia ir aos hospitais militares onde não se vêem desrespeitos pelos profissionais de saúde. Hoje em dia ve-se muito os aam desrespeitarem os enfermeiros.
Não estamos só a perder funções ao delegarmos funções nos aam, mas também perdemos muitas outras coisas para outros profissionais como fisioterapeutas, psicólogos, etc.
Não sei se me fiz entender.
Boas tardes para vós :wink:

Offline RuiFerreira

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Abril 11, 2005, 04:30:50 »
Ola a todos

Eh realmente uma tristeza, para nao dizer pior, que alguns enfermeiros ajam desta forma. Mas cuidado a todos aqueles que agora comecam a sua vida profissional, eh muito facil cair na tentacao.

Depois nao se venham queixar que algum iluminado deste pais alguma vez pensou em recriar os auxiliares de enfermagem para substituir enfermeiros... a culpa eh nossa.

Rui

Offline Joana Margarida Sant

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Abril 12, 2005, 15:27:17 »
oi!!

apesar de novata nestas andanças da Enfermagem (aluna do 1º ano), concordo com o rui. de facto, nesse aspecto,a falha é mesmo nossa..o qué é pena  :(  !! não gosto de falar do futuro, até porque não sei como será, mas espero não cair nessa prática fácil que é delegarmos as nossas funções!!!!

beijocas a todos...portem-se mal  :lol:
quot;o que a larva chama de fim de vida, o mestre chama de borboleta"

Offline master ingenirium

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Abril 12, 2005, 17:25:43 »
Olá a todos,
ao ler os vários posts aqui presentes surgiram logo alguns pensamentos:
é claro que os enfermeiros não devem delegar funções em pessoas sem formação para as realizar, como sendo a preparação e administração da medicação, não nos podemos esquecer que a preparação e administração de fármacos devem ser realizadas de uma forma consciente e atenta, para evitar erros e problemas para o doente/utente e profissional. Assim, a delegação destas actividades não pode nunca acontecer. Se alguns a fazem, estão a desrespeitar as indicações emanadas da Ordem, estrutra que nos tutela. Mas daí a generalizar estas acusações, é um pouco de mais, não acham? Ninguém  é perfeito, mas estar a dizer que os enfermeiros fazem isso vem tratar muito mal os profissionais zelosos e responsáveis que existem no nosso país.
Mas esta postura torna-se fácil de assumir em questões claras como a medicação, mas noutras já nãoe é tão clara, como por exemplo o banho. Um banho no chuveiro, terá de ser sempre supervisionado em presença por um enfermeiro? Será mesmo necessário? Nestas situações o que fazer? Deixar outras coisas por fazer  e ficar ali à espera?
Penso que é nestas situações que se deve reflectir e não nos casos flagrantes de irresponsabilidade profissional.
Para terminar, apenas um outro assunto. Também eu já trabalhei num hospital militar, e, sinceramente, não entendi a opinião expressa por alguém aqui que aí não há desrespeito, por existir uma estrutura mais rígida. E aqueles casos em que militares, que não percebem nada de saúde mas que, só por terem um posto superior na hierarqui militar, acham que podem mudar a nossa prática? E não estou a inventar, foi por mim presenciado...
E aí, não há Ordem ou sindicatos que nos defendam, pois, aí, caso não saibam, não têm jurisdição!!

E agora é mesmo a última nota: deixem por for favor essa ideia pouco feliz de escrever com erros de forma propositada só pq é de moda escrever assim na Internet!!
Para além de ficar muito pouco entendível, é um grande trauma para a nossa língua!!
Pensem nisto.

Cumprimentos para todos

Offline ruienf

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Abril 20, 2005, 01:28:33 »
Pois é... Penso que ainda muita tinta (ou caracteres...) correrá antes de este assunto estar definitivamente encerrado.

Mas devemos começar pelo início: sem uma explicitação clara por parte da OE sobre quais as funções do enfermeiro, o limbo da atribuição de competências existirá sempre, em maior ou menor grau...

E deixo uma questão: uma pesso que necessita de ajuda parcial para se autocuidar no WC deve ser acompanhada por um AAM ou por um enfermeiro? Quem dos dois está mais preparado para lidar com a conservação da privacidade, com a adaptação da pessoa dependente à sua situação de dependência e com as intervenções necessárias para que a mesma adquira o maior grau de independência relativamente ao seu autocuidado: higiene?

Tal como acontece com a medicação, não se deve brincar com a promoção da independência de uma pessoa...

Aparentemente, ser um AAM a dar medicação é mais grave que não ser um enfermeiro a prestar cuidados de higiene a quem se encontra num processo de adaptação... mas que não se queixem os enfermeiros de não ter tempo para desenvolver estratégias adaptativas quando deixam escapar situações ideais de desenvolvimento das mesmas...

Não está na altura de mudarmos a mentalidade?

PS: pf não confundam o que eu disse com a ideia de que devem ser sempre os enfermeiros a prestar cuidados de higiene no WC...
Rui Pedro Silva