Autor Tópico: como fariam?  (Lida 22769 vezes)

Offline FJ

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
como fariam?
« em: Setembro 19, 2008, 17:06:15 »
Deixo aqui umas fotos......de ulceras crónicas.....que insistem em nao progredir na cicatrização!

em 04 Agosto 2008

em 19 Setembro 2008

e aqui com os tratamentos.....

em 19 Setembro 2008

Bastante exsudativa de conteúdo sero-hemático, cheiro fétido, bordos bem definidos mas ligeiramente macerados!

Tratamentos com óxido de zinco para proteger a tegumentação em redor do leito da feria e preservar os bordos da lesão, e aplicação de Hidrofibra com prata....Contenção com ligadura até ao joelho.

Gostaria de saber as vossas opiniões relativamente a este caso....e sobre o referido tratamento...obrigado!

Offline Nelson_Mendao

• Membro
    • Ver Perfil
Re: como fariam?
« Responder #1 em: Setembro 19, 2008, 17:37:50 »
Antes da selecção do material de penso aconselharia-te a calcular o índice de pressão tornozelo braço. Para isso é necessário um doppler. Só se tiveres um IPTB > 0,8 poderás utilizar a terapia compressiva. Tenho tido  bons resultados com as ligaduras de curta tracção. No entanto estas são mais indicadas para utentes que não apresentam défice de mobilidade. Para utentes com défice de mobilidade serão mais indicadas as ligaduras elásticas.
No entanto deves fazer uma avaliação holistica da pessoa e uma boa colheita de dados pq ha situações que não se pode aplicar a terapia compressiva. Por exemplo utente diabético só deve ser aplicada compressão quando glicemia capliar controlada.
Aconselho.te a ler "Boas práticas no tratamento e prevenção da ulceras de perna de origem venosa" G@if 2007 da Elaine Pina Kátia Furtado e António Albino.
Se o IPTB < 0,8 não é possivel aplicar terapia compressiva, deves referenciar o utente para o médico de família que posteriormente o devia encaminhar para a cirurgia vascular.

Offline FJ

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Setembro 19, 2008, 17:50:45 »
Citação de: Nelson_Mendao

Se o IPTB < 0,8 não é possivel aplicar terapia compressiva, deves referenciar o utente para o médico de família que posteriormente o devia encaminhar para a cirurgia vascular.

Infelizmente no CS onde trbalho..nao existe doppler....! O utente tem andado num Vaivém...entre medico de familia e cirurgia vascular.....mas "ouvi dizer" ;) que desta vez o cirurgião vai meter as maos no assunto como deve ser.

Realmente falhei um pouco, omitindo os dados e antecedentes pessoais do utente.....vou colocar o que posso...e o que sei!...Porque tendo o utente processo na SEDE do CS...e andando eu em serviço rotativo pelas varias extensões....sao poucas as vezes em que me encontro com este...

Prometo tentar explorar bem o processo deste utente..para complementar o topico...

Obrigado

Offline hotvitor

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Setembro 19, 2008, 18:25:24 »
Colega (IPTB à parte), essa ferida parece pelo que refere, estar acima de tudo infectada. O aquacell é bom, mas com tanto exsudado, parece pouco para esse volume de exsudado. Experimentaria a utilização de Calgitrol AG+ da BBraun que tem uma camada negra de prata nano cristalina muito eficaz (experiência própria), mas duvido que o centro de saúde tenha. Uma solução barata, antiga e muito eficaz consiste na sulfadiazina de prata, que é uma pomada em boiões pretos, muito eficazes em ulceras infectadas. Muitos poderão argumentar que não funciona, que é indicado para queimaduras...enfim funciona muito bem, por vezes temos é de ter cuidado pois como qualquer penso de prata fomenta muito facilmente a hipergranulação. conheço muitas úlceras com mais de 10/20 anos fechadas graças a isto.
No que respeita ao iodo, poderias aplicar inadine em dupla ou quadrupula camada, embora haja actualmente uma excelente solução, por parte da smith e nephew, o cadexomero de iodo, iodosorb em pó. é excelente, porem caro.
A antibioticoterapia é util, mas às cegas é perigosa, pelo que só apostaria depois de experimentar o supracitado, mas atenção que as zaragatoas só tem cerca de 10% de fiabilidade em ulceras cronicas pelo que o melhor seria biopsia (o que por cá é impossivel), ou na melhor das hipoteses um lavado da ferida com  sf para bacteriologia.
Enfim experimenta a sulfadiazina, cujo nome comercial é o flammazine ou o sicazine, pois mesmo que o teu cs não tenha, o proprio utente pode adquirir na farmácia.

Cumprimentos

Offline FJ

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Setembro 19, 2008, 18:36:38 »
"Calgitrol AG+".....

usado em tratamentos anteriores...prolongados nao surtiu qualquer efeito......e tinha ainda o inconveniente de "sujar" bastante o leito da ferida com a placa de prata.

Vou pesquisar sobre a sulfadiazina...obrigado!

:th_up:

Offline hotvitor

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Setembro 19, 2008, 19:42:14 »
Tinha-me esquecido de outra coisa! Caso não ceda aos anti-infecciosos, ou se não tiver sinais de infecção e não cicatrizar, podes usar colageneo, nome comercial promogran da johnson, é diferença quase de um dia para o outro. boa sorte.

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Setembro 19, 2008, 19:57:10 »
Bem, perante uma ferida assim... estou de acordo em tudo o que dissest. Também tenho em mãos ulceras varicosas em ambros os membros inferiores, não está tão mal como a das fotos. Mas penso que perante as fotos e as informaçoes que disponibilizaste, deves mesmo aplicar Aquacel Ag ou Actisorb, e esperar para ver. Estes apósitos têm normalmente bons resultados em feridas deste estilo... Boa Sort

Offline Biscuit

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Setembro 19, 2008, 20:16:03 »
Primeiramente, utilizaria o Promogran, com o qual se obtêm resultados espectaculares (rápido e eficaz). Se não resultasse, como plano B, utilizaria o Aquacel AG. Aplicaria também halibut nas zonas perilesionais para proteger os bordos que se encontram macerados.

Offline F_NIGHTINGALE

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Setembro 20, 2008, 03:09:29 »
Percebo a preocupação de fundo deste tópico: resolver o problema a esta pessoa.
Mas não sei até que ponto não estaremos a violar a privacidade dos utentes, sobretudo se não fazemos referência a uma eventual “AUTORIZAÇÃO” da parte dos mesmos, relativamente à exibição de fotografias deste teor.
Vejo também que esta temática passa ao lado de muitos enfermeiros, uma vez tratar-se de algo muito específico, e que portanto, só alguns dominam. Parabéns aos cuidados de saúde primários.
Fico contente por se usarem aqui termos como “Doppler”, “IPTB”…
Mas entristece-me ouvir: “…desta vez o cirurgião vai meter as mãos no assunto como deve ser…”
Ou seja, até aqui, TODOS (sem excepção) andaram a brincar com o utente. Uns por não lhe prestarem a devida a tenção… outros por pactuarem com isso…
Assim vai a Saúde em Portugal.

Offline Nelson_Mendao

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Setembro 20, 2008, 05:57:50 »
Um pequeno à parte, o termo ulcera varicosa foi abolido. Ou é uma ulcera venosa ou arterial, varicosa não existe!
Para além do mais, os  Enfermeiros não fazem diagnósticos clínicos, a nossa competência vai até ao cálculo do IPTB. Apenas é da nossa competência dizer IPTB x ou IPTB Y. 
Não tens doopler no teu centro de saúde, faz uma proposta a um laboratório de ligaduras compressivas e faz um estudo de caso a este utente, concerteza que te fornecem o doppler e as ligaduras para testares no utente (isto se IPTB > 0,8 e se não existir histórico de patologias impeditivas do uso de terapia compressiva). Tenho um colega que trabalhou com a Hartman (r) e foram 5 estrelas! Se tiveres bons resultados é meio caminho andando para a tua ARS adquirir um doppler!

Aconselho-te a ler o suplemento sobre feridas da revista nursing de Março de 2008 Edição 231 onde tens algumas orientações para o cálculo do IPTB num artigo da Enfermeira Miguens

É urgente capacitar os enfermeiros que antes de controlar o exsudado, a infecção, o tipo de tecido, os bordos... é preciso perceber a causa desta ferida! Não adianta começarmos a promover um chuva de materiais de penso, e um jogo do experimenta e do adivinha se não sabemos a causa da ferida!

Offline Peage

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Setembro 20, 2008, 11:45:36 »
Citação de: Biscuit
Primeiramente, utilizaria o Promogran, com o qual se obtêm resultados espectaculares (rápido e eficaz). Se não resultasse, como plano B, utilizaria o Aquacel AG. Aplicaria também halibut nas zonas perilesionais para proteger os bordos que se encontram macerados.

se tiver infectado não deves usar o promogran, está contra-indicado

mas na generalidade estão a referir mtas boas soluções, mas a verdade é que mtas vezes nem a mais obvia é aquela que funciona, por isso é que mtas vezes estão 10/20 anos para fechar

Offline Peage

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Setembro 20, 2008, 11:47:56 »
Citação de: F_NIGHTINGALE
Mas não sei até que ponto não estaremos a violar a privacidade dos utentes, sobretudo se não fazemos referência a uma eventual “AUTORIZAÇÃO”

sabes quem é esta pessoa pelas fotos?

como sabes se estas pernas não são minhas?

8) estou a gozar, mas acho que nunca violas a privacidade assim com estas fotos, acho eu!!!

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Setembro 20, 2008, 12:21:13 »
Citação de: Rui Pedro
Mas não sei até que ponto não estaremos a violar a privacidade dos utentes, sobretudo se não fazemos referência a uma eventual “AUTORIZAÇÃO”

sabes quem é esta pessoa pelas fotos?

como sabes se estas pernas não são minhas?

8) estou a gozar, mas acho que nunca violas a privacidade assim com estas fotos, acho eu!!!

Nesse caso não há problema de privacidade na minha opinião...

Offline FJ

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Setembro 20, 2008, 12:53:22 »
Citação de: Nelson_Mendao
Tenho um colega que trabalhou com a Hartman (r) e foram 5 estrelas! Se tiveres bons resultados é meio caminho andando para a tua ARS adquirir um doppler!

Aconselho-te a ler o suplemento sobre feridas da revista nursing de Março de 2008 Edição 231 onde tens algumas orientações para o cálculo do IPTB num artigo da Enfermeira Miguens

Obrigado pelas dicas Nelson Mandao..... ;)

não sei até que ponto não estaremos a violar a privacidade dos utentes, sobretudo se não fazemos referência a uma eventual “AUTORIZAÇÃO” da parte dos mesmos, relativamente à exibição de fotografias deste teor.

Era impensável para mim, tirar e expor fotografias desta natureza sem o prévio consentimento informado das pessoas intervenientes! Sendo esta uma prática usual no CS onde exerço funções, e julgando que os restantes colegas têm também o mesmo tipo de atitude, face a qualquer estudo deste tipo que realizem, passei um pouco ao lado da necessidade e da obrigatoriedade de referência a uma eventual “AUTORIZAÇÃO” neste tópico, estando esse ponto mais do que definido e assente no meu método de trabalho!

Assim, quer pela própria composição fotografias, quer pelo consentimento prévio e assinado pelo Sr. X, julgo não ter violado em qualquer aspecto a privacidade desta pessoa..

Obrigado pelas opiniões..!

Offline Lindomenino

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Outubro 01, 2008, 22:56:34 »
Eu aplicava o Biatain ag ,da ideia de estar infectada e via a sua avaliaçao passado 2 dias ...para ver como estava.

E a minha sugestão.

Abraços
LiNdOmEnInO =)