Se todos os Sistemas informáticos estiverem à altura do nosso, o mercado dos lares vai receber uma ajuda preciosa nos processos e mecanismos do dia a dia no que diz respeito ao registo e consulta de informação. Claro que os sistemas vão evoluindo de acordo com as necessidades encontradas, e aquele que hoje é muito bom e vêm melhorar mto as condições de trabalho e o apoio à saude do sénior no futuro será ainda melhor. A tecnologia serve para evoluir.
Respondo agora às questões colocadas:
@farma360
em que sentido a informatização irá melhor os espaços para os idosos?
como melhora a qualidade de vida do idoso?
não funcionará apenas como uma ajuda aos profissionais? E consequentemente influencia em algo a prestação ao idoso? Ou será que apenas será informatização da informação relacionada com o idoso, passando do papel para o computador, em que nada será alterado?
Claro que a informatização irá melhorar os espaços onde estão idosos. Esse espaço será melhor se os profíssionais tiverem melhores condições para aceder a informação do doente, em situações de stress ou de Urgencia é preciso actuar rápido, e a informatização faz toda a diferença.
Se pudermos garantir que o idoso toma o medicamento certo, à hora certa, só isto já é uma significativa melhoria para o estado de saúde do sénior.
Se pudermos registar através de uma foto o estado e a dimensão de uma ferida, por exemplo, e fazer um histórico de como está a evoluir, será util para o medico e para o enfermeiro poderem agirem mais rápidamente.
Antes de gastar dinheiro com programas informáticos todos os lares deviam de ter enfermeiros segundo os números da lei!
Depois, em vez de gastar dinheiro numa aplicação que só serve para gerir medicação, deveriam era ter uma onde desse para registar os cuidados de enfermagem (e onde já constava toda a medicação do utente).
Parece-me haver neste post alguma inadaptabilidade à informatica.

Concordo quando diz que todos os lares deveriam cumprir a lei.
Acho que também devia ser lei - Que todos os lares tivessem metodos eficazes para controlo e monotorização de todos os actos medicos e de enfermaria que sejam realizados.
Mas infelizmente ainda estamos longe disso.
Cumprimentos.