Autor Tópico: Estão os Lares e os enfermeiros preparados para a tecnologia?  (Lida 20122 vezes)

Offline ritabarros

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Estão os Lares e os enfermeiros preparados para a tecnologia?
« Responder #15 em: Setembro 05, 2008, 23:21:09 »
Legislação sobre IPSS
Boa Noite Colegas,

Esta é alguma da legislação de interesse:

• Estatuto das IPSS - Decreto-Lei 119/83 de 25 de Fevereiro
• Lei de Bases da Segurança Social - Lei 32/2002 de 20/12, Artigos 82 a 93 Resumo
• Normas Reguladoras da Cooperação entre o Estado e as IPSS - Despacho Normativo 75/92 de 20 de Maio
• Normas para o cálculo das comparticipações - Circular Normativa nº3 de 2/5/1997
• Protocolo de Cooperação entre o Estado e as IPSS para 2006 - Quadro
• Registo das IPSS's - Portaria nº 778/83, de 23 de Julho
• Estabelece o regime de licenciamento e fiscalização dos estabelecimentos e serviços de apoio social - DL nº 133-A/97 de 30 Maio
• Comparticipações do Estado para as IPSS - Portaria nº 881/2007 de 8 de Agosto

Ficam as referências para quem quiser consultar

Rita

Offline Ena Rot

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://enarot.blogs.sapo.pt/
« Responder #16 em: Setembro 05, 2008, 23:55:31 »
Farma360

Estas minhas perguntas podem ser muito estúpidas...
Porque quer a Farma360 que sejamos nós os Enfermeiros a convencer os gestores dos lares a encomendar os vossos serviços?
Qual o papel que vão ter os Enfermeiros em relação à medicação nos lares servidos pela Farma360?
.: Navegando e tentando Cuidar de outros Navegares :.

Google Reader -Ena Rot's shared items
Rabiscos
what am I doing...

Offline farma360

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Setembro 09, 2008, 10:35:03 »
Olá Ena!!

De forma alguma é uma pergunta sem sentido!! Eu não disse que têm que ser os enfermeiros a convencer os gestores a encomendar os serviços Farma360. A Farma360, embora seja uma empresa pioneira e recente, têm os seus próprios meios para chegar aos clientes alvos. O que eu quis dizer é que se os gestores não têm capacidade de pesquisar ou a preocupação de conhecer novas soluções para melhorar as condições de trabalho e aumentar a qualidade de vida dos séniores, porque não os enfermeiros e médicos serem esse veio de comunicação? No fim de contas, o lar vai ganhar competividade, logo um maior lucro. Mas não só o gestor irá ganhar, porque as soluções criadas visam facilitar as vossas tarefas e a saúde do Idoso. Certamente é mais simples consultarmos um ficheiro clínico num Tablet PC do que andarmos a procura de papeis no arquivo. Concorda cmg?

Cumprimentos.

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Setembro 09, 2008, 11:34:12 »
Colega Farma 360

Não sei se tem interesse, mas que tal dar-nos uma perspectiva do programa de que fala?

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #19 em: Setembro 09, 2008, 15:10:49 »
@Farma360

Só me admira uma coisa nisto tudo... é que estando a pedir colaboração de enfermeiros no desenvolvimento dos vossos serviços não os refiram na vossa equipa nem a eles façam menção no vosso site.... Estranho no mínimo não?

Como dizem e bem... Medicamentos nas mãos de profissionais... Enfermeiros também...

Passem bem...

Offline Ena Rot

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://enarot.blogs.sapo.pt/
« Responder #20 em: Setembro 09, 2008, 15:18:11 »
Farma360

Uma pergunta minha ficou por responder:
Qual o papel que vão ter os Enfermeiros em relação à medicação nos lares servidos pela Farma360?

Tanto no Site da vossa Empresa ( www.farma360.com ) como aqui no Fórum, não consigo encontrar resposta para a minha dúvida.
.: Navegando e tentando Cuidar de outros Navegares :.

Google Reader -Ena Rot's shared items
Rabiscos
what am I doing...

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Setembro 09, 2008, 15:26:23 »
uma boa questão...que papel terá o enfermeiro?

porque não pertencem enfermeiros à equipa da farma360, visto que são estes os responsáveis pela preparação e administração de medicação nos lares de terceira idade?

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Setembro 09, 2008, 15:59:44 »
Parece-me que o farma360 é um serviço de preparação de medicação, sendo que ele está pensada para que não haja necessidade de profissionais qualificados para a administração dos mesmos, neste caso os enfermeiros. No entanto este tipo de serviço poderia perfeitamente ser criado por enfermeiros, mas neste caso os farmacêuticos anteciparam-se. Qualquer dia não vamos ser precisos para nada...

Offline ritabarros

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Setembro 09, 2008, 17:26:33 »
Não me parece que o farma360 queira substituir os enfermeiros mas fala em colaboração. Encontrei um blog : http://farma360.blogspot.com ;

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Setembro 09, 2008, 19:24:53 »
Podem não querer mas esse é o efeito "colateral" que muito provavelmente vai suceder

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Setembro 09, 2008, 19:43:34 »
Aliás, alguns lares só ainda não prescindiram dos enfermeiros pois estes saem mais baratos do que os auxiliares e executam serviços de enfermagem e de auxiliares de lar, chegando mesmo a limpar o chão e  retretes!!! (isto é real, não é ficção do apocalipse).
O Enfermeiro é o verdadeiro 2 em 1!

Offline CCAV

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Setembro 09, 2008, 22:05:02 »
Citação de: Son_Goku
Aliás, alguns lares só ainda não prescindiram dos enfermeiros pois estes saem mais baratos do que os auxiliares e executam serviços de enfermagem e de auxiliares de lar, chegando mesmo a limpar o chão e  retretes!!! (isto é real, não é ficção do apocalipse).
O Enfermeiro é o verdadeiro 2 em 1!

Ai que tristeza... onde nós chegamos!!!

Abraço
Se queres um amigo, cativa-o!

Offline farma360

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Setembro 11, 2008, 23:47:17 »
Boa Noite caros amigos enfermeiros!!!

Peço desculpa pela a demora na resposta, mas questões profissionais impediram a minha vinda mais cedo.
Venho colocar um pouco de agua na fervura. Estejam descansados, que os enfermeiros vão ser sempre precisos nos lares. Até porque a lei assim o exige. A Farma360 não vem substituir as tarefas de qualquer elemento do lar, pelo menos não é esse o 1º objectivo, mas sim a melhoria das condições de trabalho, e a implementação de novas tecnicas/ mecanismos no que diz respeito à gestão, preparação e distribuição de medicação. Pergunto agora, quem fica a ganhar? Os enfermeiros respondo eu. Porque são as pessoas mais competentes para gerir os medicamentos em lares. E não os auxiliares, como acontece em alguns casos. Certamente será muito melhor para vocês, terem um software que vos ajuda a fazerem as compras, ou que os auxilia a gerir stocks, por exemplo. Tudo isto com um apoio farmacêutico e do médico assistente, que em conjunto irão perceber se o doente está a aderir à terapêutica. Para o gestor será fantastico garantir que o medicamento certo, é adminstrado ao residente certo, à hora certa. Para o idoso residente, será fantástico, porque sentirá de dia para dia a melhoria do seu estado de saúde.
Respondendo à questão do estratega e do enfsergio, " Porquê que na nossa equipa não é composta também por enfermeiros"?, não é uma questão de opção. ( consideramos a vossa participação importantissima). Quanto à vossa participação futura? é fácil perceber.
Respondendo à Rita Barros, Obrigado pela fácil compreensão. Leiam o blog e percebam os nossos objectivos que não são meramente comerciais. http://farma360.blogspot.com.

Abraço a todos e obrigado pelos os comentários.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Setembro 12, 2008, 09:31:45 »
A Farma360 não vem substituir as tarefas de qualquer elemento do lar, pelo menos não é esse o 1º objectivo, mas sim a melhoria das condições de trabalho, e a implementação de novas tecnicas/ mecanismos no que diz respeito à gestão, preparação e distribuição de medicação.

Não é o primeiro objectivo e espero que isso não seja nem segundo nem terceiro objectivo  >:D E que se fiquem só pela melhoria das condições de trabalho.

Pergunto agora, quem fica a ganhar? Os enfermeiros respondo eu.

Espero que em primeiro lugar quem fique a ganhar seja o idoso...afinal nós trabalhamos é em prol do idoso...Se nos ajudar também a nós...melhor ainda...

Respondendo à questão do estratega e do enfsergio, " Porquê que na nossa equipa não é composta também por enfermeiros"?, não é uma questão de opção. ( consideramos a vossa participação importantissima). Quanto à vossa participação futura? é fácil perceber.

Não é uma questão de opção??então??    ???

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Setembro 12, 2008, 21:20:38 »
Alguém me pode confirmar a obrigatoriedade da presença de enfermeiro  24 horas num lar?
Penso que é obrigatório e acho que já li qualquer legislação sobre isso, mas não sei precisar onde.