Forumenfermagem

Autor Tópico: começar no bloco... o que fazer?  (Lida 4422 vezes)

Offline Pedroviseu

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
começar no bloco... o que fazer?
« em: Agosto 13, 2008, 19:32:26 »
Agora iniciei funções num bloco como circulante, mas sinto-me tão perdido como um barco à deriva sem combustivel.

Como estou numa clinica privada o que se passa é que na realidade estou a acumular funções como enfermeiro de anestesia, preciso de fontes de informação que me possam auxiliar a desempenhar as minhas funções com elevados parametros de qualidade, como não gosto de ser macaco e copiar o que os outros fazem sem saber o porquê dos meus cuidados e das minhas acções, gostaria que me ajudassem ao nível bibliográfico e se possivel quem já tenha experiência no ramo que me dê alguma orientação.

Saudações

Enf. Pedro

Offline Enf.Pipa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: começar no bloco... o que fazer?
« Responder #1 em: Agosto 13, 2008, 19:39:29 »
Já somos dois!:) Tb iniciei funções no bloco, e tb estou a deriva, mas pelo que converso com os meus colegas todos dizem k é normal pk estás a começar do zero, e tudo novo, desde dinâmica, funções, material, fármacos...etc.
Qto a bibliografia, comprei dois livros que me pareceram bons, um é da AESPO (acho k é assim), e o outro é Cuidados de Enfermagem ao Paciente cirúrgico da Margaret Meeker e Jane Rothrock.
Mas quem tem mais experiencia na área que ajude nisto de bibliografia.
Boa sorte

Offline Pedroviseu

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Agosto 13, 2008, 19:50:20 »
Obrigado colega...

O meu problema é que me encontro numa clinica em espanha, tinha-me esquecido desse pormenor.. e assim não posso recorrer aos meus colegas espanhois pois ainda não consigo estudar em castelhano apesar de ter tentado, é dificil absorver a informação...

Saudações

Pedro

Offline Enf.Pipa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Agosto 13, 2008, 20:37:13 »
Ah!Isso é um pormenor mto importante. Eu estou em Portugal, é bem mais fácil, kdo tenho dúvidas tou sp a xatear os meus colegas e sp colada a eles.
Mas colega, nada como ler, observar e fazer!

Saudações!

Offline Hina

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Enfermagem em Bloco Operatório
« Responder #4 em: Novembro 08, 2009, 11:54:45 »
Ola colegas. Sou Enfermeira ha relativamente pouco tempo e o meu primeiro emprego foi/é no Bloco. Nunca pensei trabalhar nesta área mas ao fim de 1 ano percebi que gosto realmente do que faço. Assim decidi começar a investir nesta área. Porém sinto-me um pouco perdida. A anestesia é uma coisa que fascina qualquer um mas a instrumentação é algo que me cativa muito. Ortopedia e Plástica são especialidades em que gostaria de investir. Será que me podem ajudar, aconselhando-me bibliografia, cursos, congressos, etc...? Obg. Beijinhos para todos!

Offline Jconeves

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Enfermagem em Bloco Operatório
« Responder #5 em: Novembro 08, 2009, 15:13:33 »
Colega, partilho consigo esse especial interesse. Embora apenas tenha a experiência do bloco do meu estágio de final de curso que foi realizado no BO de ortopedia.

Embora ainda não esteja a desenvolver-me e a aprofundar conhecimentos nessa área, acompanho com especial atenção os eventos relacionados com esta vertente dos cuidados.

desta forma deixo alguns eventos na área:

I jornadas de instrumentação cirúrgica - 21 de novembro em famalicão

XV Congresso internacional AESOP - 12 e 13 de março de 2010 Lisboa

Pós graduação em Enfermagem de Anestesia e Emergência  - ISLA Candidaturas até: 18 de Dezembro de 2009

Estes são alguns, mas penso ser pertinente o tópico e espero que apareçam mais sugestões, que também eu estarei atento.

cumprimentos

Offline Hina

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Novembro 08, 2009, 17:05:26 »
Muito obrigada pelos conselhos. Tive conhecimento das Jornadas de Instrumentação e claro que vou la estar!
Beijinhos

Offline zeus

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://dahh.net
« Responder #7 em: Novembro 10, 2009, 16:19:31 »
e mesmo dificil arranjar material para enfermagem de bloco... todos se queixam, mesmo os que ja la andam ha algum tempo
Fórum Dahh.net - Enquanto o emprego não aparece...

Offline persepolis

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Dezembro 24, 2009, 18:45:52 »
então porque não começar a desenvolver essa área em termos de bibliografia? acho que podíamos melhorar muito em vez de andar sempre à procura de literatura estrangeira...
que tal começar um trabalho de investigaçao tendo como ponto de partida o ingresso no B.O e abordar a enorme dificuldade em ter suporte teórico ou mesmo formaçao?

é por estas que tenho pena n trabalhar...
acho que só desenvolvemos se soubermos aquilo que precisamos e fizermos um levantamento das necessidades...
"We know that while living we are more or less exposed to envy ...
but after our death our enemies no longer hate us "
Demóstenes