Autor Tópico: Utilização do Catrix  (Lida 11896 vezes)

Offline clinton

• Membro
    • Ver Perfil
Utilização do Catrix
« em: Agosto 03, 2008, 00:18:43 »
Quero perguntar se ulgum de vós já utilizou o Catrix, para acelerar o processo de cicatrização de escaras COM tecido de granulação?

Obrigado

amsr

Offline paulo_ramos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Utilização do Catrix
« Responder #1 em: Agosto 03, 2008, 13:43:53 »
Olá.

Já utilizei esse produto, é um bom promotor da cicatrização.

Paulo

Offline Allie

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Agosto 03, 2008, 15:42:12 »
Ainda não o utilizei mas fiz um curso sobre tratamento de feridas em que foi abordado este produto e fiquei com muita vontade de o utilizar, não apenas em escaras por úlceras de pressão, mas também em úlceras de perna. Alguém tem conhecimento de qual é o laboratório que comercializa o catrix?

Offline clinton

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Agosto 03, 2008, 16:34:09 »
Eu não sei, qual o laboratório, apenas utilizei este produto num dte que tinha sido operado a um abcesso perianal e em que a cicatrização se apresentava dificil.Então o cirurgião prescreveu este produto, que é apresentado em carteiras, tipo Aspegic ou Lisaspin, com um pó que pode ser aplicado directamente na ferida ou,ligeiramente, diluido em soro fisiológico(em que se forma um tipo de pasta).Sei que em 10 dias a ferida cicatrizou.
   A minha dúvida é se por exemplo resulta em feridas, tipo escaras na região sacrococcigea, idendendentemente de apresentarem tecido de granulação.
   Só uma nota, o produto é caro, pois cada carteira custava oano passado mais de 25 euros e penso que não é comparticipado.

amsr 

Offline paulo_ramos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Agosto 04, 2008, 14:25:17 »
O laboratório que vem referenciado nas carteiras é o ICN, mas não sei quem distribui o produto no nosso país. Este produto é sem dúvida muito bom numa fase em que a ferida se encontra apenas com tecido viável e pretendemos uma rápida proliferação celular. Contudo em alguns utente poder-se-á observar hipergranulação... A minha experiência é da utilização deste produto em úlceras de pressão com bons resultados...

O produto é caro mas isso é porque em produtos dermatológicos (incluindo material de tratamento de feridas), são as farmácias  que lhes atribuem o preço, não havendo PVP....

Paulo

Offline Allie

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Agosto 04, 2008, 18:43:50 »
É caro mas os resultados compensam... Tenho utentes com úlceras de perna com tecido de granulação e sem infecção que nunca mais epitelizam. Acho que o catrix seria um produto bom para acelarar a cicatrização. O problema é que este produto não faz parte da lista de material que é financiada pela ARS. Como é que acham que posso adquirir o produto? Alguém sabe se se vende em qualquer farmácia?

Offline Lauzita

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Agosto 14, 2008, 11:44:05 »
Estou a realizar o penso a uma senhora que há cerca de 4 meses foi submetida a extração de tumor no recto.
Ficou com colostomia e suturaram-lhe o anus.
Porém, ao fim de 7 dias ao que parece a sutura ficou deiscente e ela ganhou uma loca enorme (com cerca de 10 cm de profundidade e 6 de diâmetro, toda infectada, com tecido de necrose e um odor insuportavel.
Já foram utilizados inúmeros produtos na loca ( aquacel Ag, aquacel, cronocol, crystacide) e agora a loca tem apenas cerca de 2 cm de profundidade e 1 de diâmetro.
Estou de momento a relaizar o penso apenas com crystacide. Não haverá algum produto que acelere a cicatrização interna e ajude a fechar aquilo?
è k a senhora já está saturada de realizar o penso todos os dias e eu não venho grandes progressos com o Cristacide.
Não resultaria o Catrix?

Offline paulo_ramos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Agosto 14, 2008, 17:43:43 »
Pelo que descreves poderá haver a possibilidade de existirem células tumorais na zona na ferida e se assim for, dificilmente, fechará... não poderá também existir fístula?

Paulo 

Offline Lauzita

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Outubro 14, 2008, 15:54:30 »
Voltando à questão dessa minha paciente...
Continua com uma micro loca na zona anal, com cerca de 1 cm de profundidade e 1 de diametro.~
Fez uma biópsia ao local que ainda não obtivemos resultado e tentaram suturá-la mais uma vez.
Ora, mais uma vez akilo nao fecha.
Vou retirar os pontos e vou deixar a ferida fechar por si, uma vez que não apresenta incomodo absolutamente nenhum para a paciente.
Que dizem? Faço bem?
Já não sei o que fazer mais naquilo.

Offline paulo_ramos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Outubro 14, 2008, 15:58:33 »
Olá

Penso que essa será a melhor atitude: cicatrização por segunda intensão e dada a localização talvez utilizar um apósito com prata ou iodo para prevenção da infecção.

Fica a sugestão.

Cumprimentos

Offline JoanaCastro

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Dezembro 03, 2013, 16:35:56 »
Olá a todos.

Utilizo o Catrix no tratamento de Úlceras variadas e o resultado tem sido muito bom.

Tenho comprado on-line em http://www.medicalshop.pt e em 24 horas tenho as caixas em casa.

Cumprimentos.

Offline beatrizg89

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Dezembro 17, 2013, 11:36:28 »
Ainda nunca experimentei o produto, mas é sempre bom saber onde adquirir para situações mais complicadas No entanto já tinha ouvido falar de colegas que usaram e dos bons resultados que atingiram.
Enfermagem é uma paixão! Apostar uma distracção!