Autor Tópico: Tempo contabilizado por cada acto de enfermagem  (Lida 5456 vezes)

Offline clinton

• Membro
    • Ver Perfil
Tempo contabilizado por cada acto de enfermagem
« em: Julho 27, 2008, 17:16:40 »
Eu tenho a ideia de que existe algo sobre tempo, para actos de enfermagem.Do género por exemplo uma injecção é tantos minutos, uma algaliação x , um penso...Eu já vi em tempos um documento, não sei se proveniente da ordem , dos sindicatos ou mesmo do M.S.
  Será que algum de vós tem conhecimento desse documento e em que medida o mesmo pode ser utilizado, para discutir carência/necessidade de enfºs.

Obrigado

amsr

Offline isabelmeireles

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Tempo contabilizado por cada acto de enfermagem
« Responder #1 em: Julho 27, 2008, 19:27:59 »
No meu primeiro emprego, existia um programa informático em que contabilizava o numero de hpras de cuidados de enfermagem para cada doente, para assim distribuir o numero de doentes para cada enfermeiro num turno. Era o Sistema de Classificação de Doentes, que tinha como base o que tu queres saber: tempo para medicação, cuidados de higiene, posicionamentos, etc. Não sei é o tempo que o programa instituiu para cada acto de enfermagem, mas penso que já é uma dica.
Espero ter sido útil.

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #2 em: Julho 27, 2008, 19:41:24 »
Esse sistema de contabilização de que fala é referente ao sistema de classificação de doentes(SCD) uma ferramenta de recolha cujo uso foi iniciado ainda na altura do antigo IGIF (actual ACSS).

É usada ainda nalguns hospitais, de que eu tenha conhecimento aqui nas redondezas,  o IPO Porto usa (alguns serviços pelo menos).

Baseia-se no pressuposto que determinados cuidados, ou actos correspondem a X tempo, expresso em pontos. Contudo, esta relação não é linear, podemos geralmente depreender que quanto maior a dependência de cuidados de enfermagem maior a pontuação, assim como quanto maior o número de prodimentos invasivos maior a pontuação final.

É com base nos dados fornecidos pela aplicação desta ferramenta que a OE argumenta sobre a dotação inadequada de enfermeiros nas insitituições hospitalares (uma das fontes dos dados pelo menos).

Todos os sistemas de classificação ( independentemente da sua adequabilidade ou não) servem de base argumentativa para discutir tudo o que concerne a resultados dependentes da gestão de recursos humanos (neste caso de enfermagem) . Se por um lado existem os dados por outro existe quem os interprete... Daí que nem sempre os sistemas sejam adequados ou seguidos, depende da conveniência do seu seguimento assim como da adequabilidade da sua aplicação.

Offline isabelmeireles

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 27, 2008, 19:54:35 »
Eu também nao disse que concordava com o SCD, no entanto este sistema deve ter por base o tempo para cada acto de enfermagem, não?

Por isso é que me referi a ele.

Offline JoanaCOSTA

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Julho 27, 2008, 19:57:22 »
No meu serviço tivemos que, recentemente, preencher essa tabela para pedirmos mais um enfermeiro.

A nossa tem actos muito especificos, a unica que poderia interessar é a de administração de injectável que é de 10 min.

No entanto também não tenho acesso a ela, só a minha chefe. Eu penso que essas tabelas não são "standard" mas elaboradas pelas instituições.

Cumprimentos

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #5 em: Julho 27, 2008, 20:05:36 »
@Isabelmeireles

Escrevi a minha mensagem enquanto a colega estava a escrever a sua pelo que não li a sua. Não me referi a si quando digo "Esse sistema de contabilização de que fala " mas sim ao colega amsr que fez o post inicial.

;)

Offline MC

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Julho 27, 2008, 20:41:43 »
A classificação de doentes praticada em muitas instituições pode ajudar na fundamentação de pedido de mais enfermeiros, nesses mesmos serviços. Se existem muitas horas de cuidados negativas é indicativo que não estão escalados os enfermeiros suficientes para prestar os cuidados que os doentes internados naquela altura necessitam.
Para os outros serviços deve fundamentar-se na orientação do Ministério da Saúde pa2a cálculo de pessoal de enfermagem. Essa orientação, cujas fórmulas foram revistas introduzindo já dados da classificação de doentes, recolhidos pelo IGIF, tem factores de peso diferente para todas as especialidades. Por exemplo uma medicina tem um cálculo diferente de uma oftalmologia.
Todos os chefes devem ter conhecimento desta orientação (a última de 2007), mas se não conhecerem podem pedir ao sindicato.

Offline Leugim

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Julho 27, 2008, 22:01:58 »
Sim o IPO Porto utiliza o sistema de classificação de doentes. Esta classificação está mais orientada para os graus de dependência e para o número de vezes que algo é feito ou administrado, não tendo em conta o tempo efectivo para a sua realização. A que uso está adaptada para a Oncologia.

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Julho 27, 2008, 22:39:25 »
Olá,

Esse sistema é da responsabilidade dos chefes ou seus substitutos.

Há uma grelha a ser preenchida e que, em teoria, permite adequar a dotação de enfermeiros para cada serviço.

Mas nem todos os serviços têm direito a ela; os serviços tradicionalmente mais pesados são "isentos", na sua maioria, de mais esse encargo...

Não é uma ferramenta universalmnte aplicada e presta-se a muitos erros de percepção. Sobretudo porque é preenchido por quem normalmente está um pouco afastado do nosso dia-a-dia, como os chefes.

Temos de concordar que não deve ser fácil contabilizar o tempo passado com um doente mais deprimido ou com uma personalidade mais complexa e exigente.

Abraço.

Offline MC

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Julho 29, 2008, 01:25:08 »
"Esse sistema é da responsabilidade dos chefes ou seus substitutos."

Não é assim em todos os locais.
O Sistema de Classificação de Doentes por Grau de Dependência é uma aplicação informática colocada em alguns serviços que é preenchida pelos enfermeiros responsaveis pela prestação de cuidados a cada doente. Está ligado a uma base de consulta por um enfermeiros hierárquicamente superior que gere a dotação para as várias unidades.

Offline Enf_SH

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Julho 29, 2008, 02:08:28 »
Classificação em cuidados de enfermagem para 24h!

Se quiserem em suporte informático tenho!Esta é a forma mecanográfica!os programas informáticos ja foram postados!

;D
Somos aquilo que fazemos consistentemente...Assim a excelência não é um acto mas um hábito!

Offline Lipa85

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Julho 29, 2008, 09:48:39 »
Ou entao até preenchem bem o programa para calculo das horas e o mais engraçado é que depois há o esmo numero de enfermeiros para 10horas e para 200horas....lol!!! pk? Pk mm q sejam precisos mais 20 não os há e quem fica´é q leva com o trabalho em cima...

Offline MARIA JU

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Julho 29, 2008, 14:39:59 »
Lipa85
Gostei muito da sua resposta e partilho a mesma ideia...

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Outubro 22, 2008, 03:42:12 »
Mesmo havendo um tempo aproximado, há sempre uns imponderáveis pelo meio.