Obrigado por toda a vossa ajuda.Relativamente aos factores que indirectamente podem afectar a cicatrização, a dte em causa faz uma alimentação equilibrada de sopa e fruta passada com todos os nutrientes necessários à sua idade e estado de saúde.Quanto aos posicionamentos, penso que(atendendo ao facto de apresentar duas escaras em zonas criticas, região sacro-coccigea e trocanter)são os possiveis...atendendo a que a filha da dte que passa 24 horas por dia com a mãe, tambem tem problemas de saúde de origem reumatológica.Há pois aqui vários factores com que tenho que" jogar ".
 No que diz respeito às feridas, acho uma evolução lenta mas positiva.Na escara da região sacro coccigea, a ferida não apresenta sinais de infeccão já pensei em retirar o aquacel ag i colocar uma espuma, mas como tem estado muito calor e devido às fezes,como disse a dte evacua 2 vezes ao dia, tenho receio de tirar o aquacel ag, pois pode ocorrer alguma infecção e EU NÃO QUERO POR NADA RECORRER AOS ANTIBIÓTICOS.
 Na escara do trocanter, em que tenho usado o hidrogel+ o hidrocolóide,procedi a uma nova limpeza cirúrgica, para remover tecido necrosado.Desculpem este comentário "anticlasse", mas "elogio" a atitude das nossas colegas que estavam a acompanhar a dte no hospital, tanto durante o internamento como nas informações que davam à filha...a sua mãe só tem uma feridinha mas está quase seca...Escara do trocanter dtº que tinha uma crosta de tecido necrosado que tive que remover e em que a dita feridinha mais não era que escara que se estava a desenvolver em profundidade.Mais uma vez desculpem o incomodo, mas obrigado a todos pela vossa ajuda.
             Um Abraço
          amsr