Autor Tópico: Tratamento de Loca  (Lida 4924 vezes)

Offline taniapetro

• Membro
    • Ver Perfil
Tratamento de Loca
« em: Julho 13, 2008, 15:26:42 »
Caros colegas, gostaria de pedir a vossa opinião relativamente ao caso seguinte

Um rapaz lesionou-se com uma chave de fendas na mão, tendo lesionada uma grande parte de tecido, ficando com uma loca profunda. Foi atendido por um colega que efectuou limpeza com SF+desinfecção com iodopovidona + colocação de dreno para drenagem de exsudado que apresentava porulento (devido a suposta massa que se encontrava na chave). Foi medicado com Floxapen (por infecção) + Nimed.
No dia seguinte foi atendido por outra enfermeira que lhe retirou o dreno (pesar de ainda apresentarexsudado porulento).
Ora, como eu pensava, a loca fechou superficialmente, mas como o exsudado se manteve no sue interior infectou e neste momento, corre o risco de ser operado para remoção do exsudado interior.
Gostaria de saber qual a vossa opinião relativamente ao tratamento que deveria ser efectuado. Eu pessoalmente, aprendi que nunca se deve deixar fechar os bordos; teria mantido dreno, com penso absorvente. Até porque a ferida deve fechar de dentro para fora.
Qual a vossa opinião?

Offline Biscuit

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Tratamento de Loca
« Responder #1 em: Julho 13, 2008, 16:04:43 »
Olá.
Sim, eu teria mantido o dreno e feito penso absorvente, concretamente com Aquacel Ag, que para além de absorver cede também a prata necessária ao debelar da infecção. Mas nestas situações já se sabe que é sempre necessário observar muito bem as características do utente e da sua lesão. No entanto, pelo que conta, aparentemente, era o que faria.

Cumprimentos.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 13, 2008, 16:23:51 »
Concordo com o tratamento do primeiro dia (excepto na iodopovidona, que substituiria por água oxigenada).

A minha actuação teria sido:

No primeiro dia:

O que o colega fez mais eventualmente a vacina anti-Td (se desconhecido, < 3 doses ou há mais de 5 anos) e eventual imunoglobulina humana anti-tetânica (se desconhecido ou < 3 ou indivíduos com alterações da imunidade que devem receber imunoglobulina e vacina, qualquer que seja o tempo decorrido desde a última dose). Penso diário inicialmente. Antibioterapia, anti-inflamatórios e analgésico também, na presença de sinais de infecção.

No dia seguinte:
Se o exsudado continuava, não retirava o dreno e manteria o tratamento diário. Penso diário enquanto o esxudado o justificasse...

Seria a minha actuação.

Em relação à loca ter fechado superficialmente: Foi descuido... Mas acontece... Como é uma pessoa nova (um rapaz) não daria para realizarem uma pequena incisão na pele e colocar um dreno para o esxudado sair?

Offline taniapetro

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 13, 2008, 22:34:14 »
obrigado pelas vossas opiniões.

Realmente, achei muito estranho quando retiraram o dreno, mas queria confiar na atitude dos colegas que estavam a tratar o meu namorado (além disso teria de ser tratado naquela unidade porque se tratava de um acidente de trabalho).

Também pensei que uma pequena incisão pudesse ajudar a retirar o exsudado acumulado, mas terei de falar pessoalmente com o médico que o está a assistir.

Obrigado pelas opiniões