Autor Tópico: Unha encravada em doente diabético  (Lida 9291 vezes)

Offline carlaandreia

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Unha encravada em doente diabético
« em: Julho 09, 2008, 12:45:04 »
Boa tarde!
Queria saber a vossa experiência em utentes diabéticos com unha encravada?
Quais os procedimentos/tratamentos que adoptam?
Neste momento, tenho um utente diabético nesta situação e queria encaminhá-lo para a consulta do pé diabético mas recusa-se a ir à mesma. Apresenta rubor, dor e edema no hálux. Já referi ao médico de família que prescreveu um anti-inflamatório de 8/8h e um antibiótico de 12/12h. Mas pelo que parece o Sr em causa tomou apenas três dias o antibiótico, porque refere vómitos e dor de cabeça devido ao mesmo. O médico não valorizou.
Muito obrigada.

Offline hotvitor

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Unha encravada em doente diabético
« Responder #1 em: Julho 09, 2008, 14:15:01 »
Boas!
Isso não passa com terapeutica per os... é necessário cortar o pedaço de unha encravada, de preferencia com um corte longitudinal até à raiz. A ferida remanescente normalmente acaba por curar ao fim de 1-2 semanas. Fala com as colegas do pé diabético acerca da abordagem delas face a esta problemática.
Eu dou-me muito bem com esta abordagem.

Cumprimentos

Offline carlaandreia

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 09, 2008, 15:08:14 »
Obrigada, colega!
Pois, era mesmo isso que estava a pensar a fazer. Só que ainda não consegui falar com eles.
Andei a ler agora algumas coisitas pela net e realmente num site falavam-me sobre o corte da unha. Mas como não sei como se faz e tenho algum receio, preferia que outra pessoa mais experiente o fizesse. Mas como me encontro a trabalhar sozinha...

Obrigada.

Offline carlaandreia

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 09, 2008, 16:29:05 »
E nitrato de prata nestas situações? Utiliza-se ou nao?

Offline Boo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://www.rapazinhostuna.blogspot.com
« Responder #4 em: Julho 09, 2008, 17:22:02 »
um metodo que é bastante eficaz é o seguinte, submergir o pe em SF ou agua tépida durante uns minutos (em alternativa... recorrer à vaselina) com uma pinça afastar o bordo de uniao da unha, e cortar com uma tesoura a secção da unha que esta a perfurar a pele. por vezes utilizam se limas de papel, para assegurar que não ha bordos irregulares na unha.
Coiso

Offline miguelittu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Julho 09, 2008, 17:26:37 »
como não tenho prática destes casos encaminho para alguém k saiba. Neste caso em concreto o senhor recusa-se a ir ficaria à sua responsabilidade, o interesse é tdo dele, temos k insistir na responsabilização do utente.

Offline nurseju

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Agosto 12, 2008, 00:13:25 »
Olá. sou Enfermeira da Família e tive contatos com esses casos. O entendimento do caso ao cliente é de primordial importancia pois é 70% do tratamento, depois tive bastante resultado com uma boa limpeza, depois lavagen de sf morno em jato (feito com uma agulha 40x12), e depois com um corte longitudinal e bolinhas de algodão para ser trocada todos os dia, após as mesmas bolinhas serão um conduto para crescimento da unha. Coloca-se essas bolinhas (minimas) nas bordas, troca-se uma vez a semana. Um bom segmento é um podólogo. Espero que entenda meu procedimento. :-* ;)
Érica (nurseju)

Offline Boss_Nunes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Agosto 12, 2008, 10:57:53 »
Citação de: nurseju
Olá. sou Enfermeira da Família
Desculpe que lhe diga colega, mas não é, a enfermeira de familia não existe.
Hugo Santos
AKA bossnunes

Offline Paulo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Agosto 12, 2008, 11:04:35 »
Bom dia,

A minha modesta experiência diz que 1º o que causa a inflamação é á reacção do tecido à pressão da unha, logo a solução é aquela que já foi apresentada, corte longitudinal do tecido ungueal encravado. Embora seja simples, o mais complexo é remover todo o tecido da unha até à raiz, muitas das vezes ficam pequenas aderências que provocam inflamação local. Após esta extracção é fundamental que este espaço entre a unha e a pele seja preenchido com uma compressa com bacitracina pomada, assim permite a drenagem a drenagem, ao mesmo tempo que promove o controle da hemorragia. Este penso só precisa ser removido ao fim de 4 dias. o doente normalmente não precisa de antibiótico PO e só tem dores durante os primeiros 2 dias.
Convido-a a observar fazer e depois fazer, é simples mas atente em todos os passos que referi.
Estou disponível para qualquer esclarecimento que julgue necessário.
Paulo

Vamos trabalhar para uma enfermagem melhor, não se limitem a fazer bem, façam cada dia melhor!

Offline zaza

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Agosto 12, 2008, 11:12:32 »
Citação de: Boss_Nunes
Citação de: nurseju
Olá. sou Enfermeira da Família
Desculpe que lhe diga colega, mas não é, a enfermeira de familia não existe.

Andam a tentar implementar....  ;D

Na escola ouve se muito disso... chega se à pratica.. e ... nao é bem assim.....

quem sabe um dia  :P

Offline Boss_Nunes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Agosto 13, 2008, 20:38:49 »
Aquilo que se fala é fácil, não existem neste momento, condições para tal. Nem nas USF
Hugo Santos
AKA bossnunes

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Agosto 13, 2008, 22:02:38 »
Citação de: Boss_Nunes
Aquilo que se fala é fácil, não existem neste momento, condições para tal. Nem nas USF

Não é não existirem condições...

Legalmente essa figura (ainda) não existe.

Onde trabalhamos é por equipas e cada equipa (fixa) tem uma lista de utentes.

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Agosto 13, 2008, 23:22:38 »
Estive por acaso numa unidade de saúde que funcionava segundo o modelo do enfermeiro de família, ou enfermeiro de referência pra ser mais correcta...se era oficial ou não, não sei...mas k na prática funcionava assim lá isso não tenho dúvidas...

Offline Boss_Nunes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Agosto 14, 2008, 16:33:15 »
Oficial de certeza que não é. A questão é a seguinte, podemos trabalhar com um ficheiro médico associado, mas 1500 utentes no mínimo é muito, alias, impossível de realizar nos moldes preconizados pelo enfermeiro de família, dai o meu comentário de não existirem condições.
Hugo Santos
AKA bossnunes

Offline clinton

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Agosto 17, 2008, 01:36:04 »
A minha experiência profissional, diz-me antes demais, que há uma % de unhas encravadas que têm tendência a recidivar ou seja passado uns tempos volta tudo ao inicio ou seja a unha volta a encravar-se especialmente,o que é muito frequente se houver onicomicose associada.
  Pessoalmente costumo utilizar uma anestesia local( 5c.c. de lidocaina) e depois, com a ajuda de um porta-agulhas e de uma tesoura corto sensivelmente 1/3 da unha do lado encravado.Ultimamente estou a fazer uma experiência,para amigos, em que após desencravar a unha faço cauterização( com aparelho) do lado encravado, de forma a atingir a matriz ungueal e evitar que daquele lado ela se volte a encravar.

amsr