Autor Tópico: Violência contra o doente idoso  (Lida 24085 vezes)

Offline lipafeia

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Violência contra o doente idoso
« Responder #30 em: Agosto 13, 2008, 22:58:19 »
noutros aspectos..
o que fazem quando um Idoso recusa a medicaçao?
partem para comportamentos "violentos" para obrigar a tomar a medicaçao... ou outras tecnicas tipo misturar no leite, sumo....
filipa magalhaes

Offline lipafeia

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Agosto 13, 2008, 23:05:01 »
ja assisti a casos... em que nem misturado com a comida ia...
filipa magalhaes

Offline IS

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Novembro 11, 2008, 15:31:26 »
Encarregada de instituição particular de solidariedade social condenada por maus tratos a utentes
11 de Novembro de 2008, 14:00

O Tribunal de Ponta Delgada condenou hoje a quatro anos de prisão, com pena suspensa, uma responsável de uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) acusada de maus-tratos a utentes, avança a Agência Lusa. O presidente da insitituição, marido da arguida, foi absolvido pelo Tribunal

http://noticias.sapo.pt/infolocal/artigo/895672.html

Offline Andreia Botelho

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Novembro 11, 2008, 19:55:01 »
Infelizmente, hoje em dia é o que mais há, em lares sem qualidade nenhuma, usam os idosos para os explorar. Mas tb já assisti a maus tratos nos hospitais por colegas nossos, uma vergolha. A violência psicológia, parece-me ser a mais comum o que leva muitas vezes à depressao.

Enfim, não entendo como é possível mas que há, lá isso há e muito.

Cuidem bem dos nossos "velhinhos" e se souberem dessas situações não hesitem em denunciar.

Offline Tixinha

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Novembro 11, 2008, 20:29:53 »
Eu tb ja assisti a várias situações de violência psicológica e em parte física tb...
Sou contra a violência mas sou a favor do respeito mútuo entre pessoas... Axo correcto se adoptar sempre uma atitude de calma e compreensão com os idosos mesmo que eles tenham atitudes mais bruscas, mas tb sou a favor que se deve falar com o utente idoso quando ele nao procede bem tanto ele conosco como nos com ele... a falar é que as pessoas se entendem, não sendo necessário recorrer a palavras menos próprias para a situação... Sempre que tive situações menos positivas com algum idoso sempre tentei estabelecer um diálogo com o mesmo para chegarmos a um consenso...

A historia do prato misturado com a sopa ja assisti e tb ja o fiz, pk ja tive utentes que dando a sopa ja não querem o prato ou dando o prato ja não querem a sopa e a melhor forma é misturar os dois porque assim é uma refeição mais reforçada... mas não é com a intenção de ser mais ou menos rápido mas sim pelo facto de o utente se alimentar!... e eu não axo "nojento" porque é uma medida que utilizo para o utente se alimentar sem ter que recorrer a outros métodos mais invasivos para o utente...

A medicação normalmente quando eles tem dificuldade na deglutiação entao tritura-se bem os medicamentos e dou com a alimentação ou com alguma coisa que eles gostem. Qd eles recusam tento por todas as formas e mais algumas para tentar convencer a importancia da toma da medicação... se mesmo assim nao aceitar entao escreve-se em registos que nao quis tomar a medicação...

tem que se CUIDAR do nosso idoso...
"Pedras no meu caminho? Guardo-as todas...Um dia vou construir um castelo!" FP

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Novembro 11, 2008, 21:13:50 »
gostei do que li tixinha

continua com esse espírito...

"tem que se CUIDAR do nosso idoso..."

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Novembro 12, 2008, 18:04:02 »
Este é um dos temas que me deixa sempre  :o, cmo é que existem pessoas a fazerem mal aos idosos fisicamente?? Cmo pode haver pessoas assim? São coisas que não percebo nem entendo... Nunca vi maus tratos fisicos aos idosos, mas espero nunca ver, deve ser das piores coisas pa ver. Afinal de contas, os idosos são o futuro do nosso país.... e mesmo do mundo... não é justo que num final de vida tenham de levar c pessoas revoltadas e que não sabem o que é amor e carinho. Tenho pena que essas pessoas existam, e principalmente as outras pessoas que vêm e nada fazem... Falo de maus tratos fisicos, porque são aqueles que custam mais ao idoso, que já tem dores da ponta dos cabelos ao dedo mindinho, e ainda por cima assim... não pode ser!!! msmo!!!

A nivel psicologicamente faz-se mais facilmente... e por vezes sem mal... e mesmo eu sem dar por isso... depende muito da justificação que se dá... o facto de um idoso estar orientado e independente, ter fralda (normalmente sou contra), há spre uma razão... n é por ser mais facil ou por n ter tempo de o colocar no wc,... neste caso é pk o idoso tem periodos d desorientação e dps faz ond n deve... lol...
E o facto de se dizer "se não comer, meto um tubo e come à mesma"... na maioria das vezes já nem faz efeito lol, mas muitas das vezes tem mesmo de ser entubado devido a desorientação do utente e risco de desidratação blá blá blá...
Em relação à linguagem e forma de se falar... já vi por outras pessoas, a falarem mal pros idosos tipo "agora não, vá s embora"... e que acho horrivel!!! os idosos sentem-se mal... msmo... não se faz...

Já me aconteceu uma situação caricata, mas por outro lado muito cómica, porque demonstra mesmo cmo a forma de falar é importante. Um idoso do meu lar, tem consciencia de 14 anos, devido a uma patologia ocorrida nessa idade, então age cmo tal... Certo dia, após o almoço, estava eu e outra colega,... o Sr. X veio a correr, entrou na sala de enfermagem a gritar que tinha uma espinha na boca, com a boca cheia de comida e a abrir para lhe tirarem a espinha... a minha colega só gritava "saia daqui!! vá-se embora". Eu levantei-me, fui ter com ele, e diss que era melhor ir lavar a boca e os dentes para tirar a comida da boca e se não conseguisse tirar a espinha pa regressar... ele mais calmo, parou e diss "vou fazer isso"... a verdade é que ele regressou poucos minutos mais tarde a dizer que tinha conseguido, feliz...

O facto da minha colega gritar ao msmo tempo que ele, fez com que ele ficasse mais aflito... o facto de eu lhe falar mais calmamente e arranjar uma solução, acalmou-o. É claro que nem sempre dá resultado ou porque os idosos ficam alterados, confusos, "perdidos", mas a verdade é que se resolvermos o problema deles, eles ficam mais calmos... é cmo ajudar um cego a ir onde ele quer...

Não é facil muitas das vezes organizarmos o nosso tempo pa estar um pouco com eles, a papelada rouba-nos muito do trabalho que temos de realizar aos idosos, e não é são só tecnicas, eles tambem precisam da nossa atenção, apoio, carinho e sentem-se melhor quando podemos disponibilizar algum tempo pa eles... sentem que reparamos neles, qdo por exemplo eles não estão bem...

Afinal, no caso do lar, somos as pessoas que mais estamos com eles, a cuidar deles, tendo a familia pouca disponibilidade para lhes facultar algum do seu tempo, por diversos motivos ...

:) Os nossos idosos ainda têm alguma função neste mundo!!! Nem que seja fazer-nos ver que existem pessoas a precisar de carinho e amor  :-*

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Novembro 14, 2008, 12:21:42 »
Alguém viu a reportagem que deu ontem na TVI sobre maus-tratos a idosos?~

Que comentários a fazer??

As denúncias de violência contra idosos não param de aumentar. Nos últimos sete anos, chegaram à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) mais 20% de denúncias de maus-tratos físicos e psicológicos aos mais velhos de todo o País. E, por incrível que pareça, são os filhos e muitas vezes os netos os principais agressores.

Maus-tratos físicos e agressão psicológica são um tormento diário para muitas pessoas idosas. Ser mais velho já não é sinal de respeito, mas as fraquezas da idade são aproveitadas por muitos da pior maneira possível.

Para combater a violência sobre a pessoa idosa, a APAV lançou recentemente uma campanha de sensibilização, que passa pela denúncia de situações de maus-tratos.

Só no primeiro semestre de 2008, recorreram à APAV 308 pessoas idosas, vítimas de violência. É uma média de quase duas pessoas por dia.

in: http://www.tvi.iol.pt/informacao/notici ... d=1012736#

Já em Abril de 2008 a TVI tinha feito uma reportagem sobre maus-tratos físicos e psicológicos a idosos...Nessa altura foi dito...

Em 5 anos a Associação de Apoio à Vítima (APAV) registou dez vezes mais queixas de pessoas idosas que recebem maus-tratos físicos e psicológicos.

A APAV recebeu em 2005 cerca de cinco mil queixas de agressão a idosos, 10 vezes mais do em quem 2000. Nesse ano registaram 500 queixas de agressões.
As ameaças são continuadas e constantemente repetidas no dia-a-dia.

O presidente da Associação de Apoio à Vítima, Joana Marques Vidal, declarou à «TSF», que os casos «envolvem agressões com atitudes humilhantes». Joana Vidal explica, ainda, que os idosos são agredidos «chamando nomes e utilizando uma agressão psicológica, de ameaça e de coação».

De acordo com a APAV, os mais velhos são sujeitos a frases como «és velho, não prestas para nada» e «se não te portas bem, vais ver o que te acontece». Nalgumas frases os familiares das vítimas chegam mesmo a desejar a morte.

Cerca de 80% das vítimas são mulheres. As que se encontram em situação de dependência física e económica são as mais agredidas.

A violência começa ao 55 anos e vai-se agravando à medida que a idade avança. Lisboa, Porto e Faro são os distritos onde o número de idosos maltratados é maior.

in: http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=936037

Ainda bem que a comunicação social começa a estar atenta a estes problemas...

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Novembro 16, 2008, 21:44:37 »
Bem... comentários? Já não há muitos mais comentários a fazer... somente que as pessoas que maltratam idosos deviam ser julgadas e culpadas, mas de preferência que ficassem presas durante muitoooooooooooooooooo tempo...

Vi essa reportagem, em que os agressores na sua maioria são os familiares... Agora pergunto: estes problemas são novos na nossa sociedade ou só agora estamos a ter consciencia deles?? Pois... aposto na segunda... a verdade é que estes problemas sempre existiram, e os idosos tiveram receio de culpar familiares, pessoas que amavam e que custa sempre julgar...

Espero que estas reportagens e campanhas tenham o benefício de terminar com estas agressões a idosos... e que a sociedade esteja mais atenta para estes problemas... porque o facto de dizerem "ah, não me meto na vida dos outros" ou "gosto da cidade porque ninguem se conhece e não tenho de dar satisfações a ninguem"... mas devido a estes pensamentos é que se calhar existem idosos em apartamentos abandonados...

E mais não digo...

Offline Nunoenf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Novembro 17, 2008, 21:57:47 »
Infelizmente esta é uma realidade actual. Hoje os lares, muitos deles e infelizmente, funcionam apenas como uma maquina de fazer dinheiro. digo isto porque existem lares que chegam ao ponto de ter pessoas, isto porque apesar da idade não deixam de ser pessoas, muito pelo contrário, ele ainda podem dar muito ao mundo... mas estava a referir que existem lares que colocam estas pessoas em caves onde apenas saiem quando se sabe que os familiares os vão ver... caso contrário nem a luz do sol veêm... felizmente este caso ja foi denunciado mas será o único???

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Dezembro 06, 2008, 19:22:15 »
Um grupo de médicos pretende criar unidades de consultas de apoio psicológico em Coimbra, Braga e Vieira do Minho para responder ao número cada vez maior de idosos vítimas de maus-tratos e negligência.

«Pelo facto do abuso contra pessoas idosas ser um assunto sub-referenciado, em particular pelas próprias vítimas, que temem as consequências da sua denúncia, estima-se que os dados disponíveis sejam apenas a ponta do iceberg», refere o Grupo de Estudos e Avaliação das Pessoas Idosas Vítimas de Maus-Tratos (GEAVI), promotor da iniciativa.

O psicólogo Tito Peixoto, do GEAVI, afirmou que os maus-tratos a idosos ainda são um tema «pouco tratado em Portugal» e que a sua real dimensão é «pouco conhecida, porque não há investigação nesse sentido».

«Há muitos idosos que vivem em regiões isoladas em que estas situações são camufladas», disse o médico, do serviço de consulta psicológica da Universidade do Minho, em Braga.

O médico admitiu que será difícil levar estas pessoas às consultas que irão funcionar inicialmente Coimbra, na Unidade de Cuidados Continuados de Vieira do Minho e na Santa Casa da Misericórdia do Minho, onde a consulta acabou de abrir.

«Eventualmente, teremos de ser nós a ir ter com os idosos», disse o psicólogo, frisando que é um «assunto delicado» e que as pessoas têm receio de falar.

O coordenador do GEAVI, José Ferreira Alves, adiantou que este trabalho procura envolver «uma vasta equipa de profissionais, não tendo a pretensão de se sobrepor ao trabalho pioneiro desenvolvido pela Associação de Apoio à Vítima ou outras instituições, mas, pelo contrário, complementá-lo e acentuar a vertente da investigação e da formação específica de profissionais para este tipo de atendimento».

O objectivo do Grupo de Estudos e Avaliação das Pessoas Idosas Vítimas de Maus-Tratos é estender estas unidades de consulta a outras localidades do país.

in: http://diario.iol.pt/sociedade/idosos-m ... -4071.html

Offline Ana esep

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Dezembro 07, 2008, 23:08:54 »
Bem, eu ainda sou estudante de enfermagem...e possivelmente ainda vivo na ilusão de que a enfermagem é a melhor profissão do mundo... Mas acho muito importante o desenvolvimento da enfermagem geriatrica, é o futuro e é uma área que muito me diz... A violencia é uma vergonha, seja para qualquer doente mas um idoso é muito revoltante! O pior é que as pessoas esquecem-se de tudo que aprenderam, da ética profissional e descarregam a raiva nos inocentes dos doentes!
Os idosos são um bem precioso da nossa sociedade e enquanto enfermeiros devemos cultivar a educação para o respeito e não sermos os primeiros a desrespeitar! Ainda não posso falar muito, mas se um dia visse um colega a maltratar um idoso, o mais provavel seria apresentar queixa porque aí o espirito de equipa vais por água abaixo quando os principios não são cumpridos...

Offline bani

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Dezembro 08, 2008, 01:02:21 »
Caros colegas,

Não é só nos lares, mas tambem em meio hospitalar que existe violencia para com o idoso, porque infelizmente a sociedade não dá valor, e não respeita os idosos! O problema, que é mesmo um Problema, é nao só social mas cultural, as mentalidades estão a mudar, as pessoas cada vez sao mais egoistas, e isso reflete-se nos cuidados que sao prestados nao só nos cuidados de saude publicos, mas principalmente nos privados onde nao ha ninguem que esteja atento...

Tem de partir de nós cuidadores, prestar os melhores cuidados, e evitar criar situaçoes que possam levar à violencia, e nao esquecer k hj sao eles mas daqui a uns anos somos nós e tambem vamos queres ser tratados com dignidade...

Offline EnfNessa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Dezembro 08, 2008, 10:29:12 »
Citação de: Ana esep
Bem, eu ainda sou estudante de enfermagem...e possivelmente ainda vivo na ilusão de que a enfermagem é a melhor profissão do mundo...

Gostei do que escrevest, Ana esep. É bom uma estudante perceber a importância desta área no futuro  :)
Ah, e outra coisa, enfermagem é mesmo a melhor profissão do mundo, não é ilusão, o importante é lutares pelo que achas bem e evoluir cmo profissional, sentirest bem ctg propria no decorrer da tua aprendizagem, ao longo de toda a tua vida...  ;)

Offline CCAV

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Dezembro 18, 2008, 00:15:16 »
Violência física não vi, mas psicológica, valha-me Nossa Senhora!!!

Citações do tipo:

- Não pense que vai pra casa, aqui é que está bem!

- Aqui tem quem trate de si em casa só sei lavar-lhe o rabo!

Enfim... e mais não digo!
Se queres um amigo, cativa-o!