Este é um dos temas que me deixa sempreÂ

, cmo é que existem pessoas a fazerem mal aos idosos fisicamente?? Cmo pode haver pessoas assim? São coisas que não percebo nem entendo... Nunca vi maus tratos fisicos aos idosos, mas espero nunca ver, deve ser das piores coisas pa ver. Afinal de contas, os idosos são o futuro do nosso país.... e mesmo do mundo... não é justo que num final de vida tenham de levar c pessoas revoltadas e que não sabem o que é amor e carinho. Tenho pena que essas pessoas existam, e principalmente as outras pessoas que vêm e nada fazem... Falo de maus tratos fisicos, porque são aqueles que custam mais ao idoso, que já tem dores da ponta dos cabelos ao dedo mindinho, e ainda por cima assim... não pode ser!!! msmo!!!
A nivel psicologicamente faz-se mais facilmente... e por vezes sem mal... e mesmo eu sem dar por isso... depende muito da justificação que se dá... o facto de um idoso estar orientado e independente, ter fralda (normalmente sou contra), há spre uma razão... n é por ser mais facil ou por n ter tempo de o colocar no wc,... neste caso é pk o idoso tem periodos d desorientação e dps faz ond n deve... lol...
E o facto de se dizer "se não comer, meto um tubo e come à mesma"... na maioria das vezes já nem faz efeito lol, mas muitas das vezes tem mesmo de ser entubado devido a desorientação do utente e risco de desidratação blá blá blá...
Em relação à linguagem e forma de se falar... já vi por outras pessoas, a falarem mal pros idosos tipo "agora não, vá s embora"... e que acho horrivel!!! os idosos sentem-se mal... msmo... não se faz...
Já me aconteceu uma situação caricata, mas por outro lado muito cómica, porque demonstra mesmo cmo a forma de falar é importante. Um idoso do meu lar, tem consciencia de 14 anos, devido a uma patologia ocorrida nessa idade, então age cmo tal... Certo dia, após o almoço, estava eu e outra colega,... o Sr. X veio a correr, entrou na sala de enfermagem a gritar que tinha uma espinha na boca, com a boca cheia de comida e a abrir para lhe tirarem a espinha... a minha colega só gritava "saia daqui!! vá-se embora". Eu levantei-me, fui ter com ele, e diss que era melhor ir lavar a boca e os dentes para tirar a comida da boca e se não conseguisse tirar a espinha pa regressar... ele mais calmo, parou e diss "vou fazer isso"... a verdade é que ele regressou poucos minutos mais tarde a dizer que tinha conseguido, feliz...
O facto da minha colega gritar ao msmo tempo que ele, fez com que ele ficasse mais aflito... o facto de eu lhe falar mais calmamente e arranjar uma solução, acalmou-o. É claro que nem sempre dá resultado ou porque os idosos ficam alterados, confusos, "perdidos", mas a verdade é que se resolvermos o problema deles, eles ficam mais calmos... é cmo ajudar um cego a ir onde ele quer...
Não é facil muitas das vezes organizarmos o nosso tempo pa estar um pouco com eles, a papelada rouba-nos muito do trabalho que temos de realizar aos idosos, e não é são só tecnicas, eles tambem precisam da nossa atenção, apoio, carinho e sentem-se melhor quando podemos disponibilizar algum tempo pa eles... sentem que reparamos neles, qdo por exemplo eles não estão bem...
Afinal, no caso do lar, somos as pessoas que mais estamos com eles, a cuidar deles, tendo a familia pouca disponibilidade para lhes facultar algum do seu tempo, por diversos motivos ...

Os nossos idosos ainda têm alguma função neste mundo!!! Nem que seja fazer-nos ver que existem pessoas a precisar de carinho e amorÂ