Forumenfermagem

Autor Tópico: Prontosan  (Lida 11702 vezes)

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
Prontosan
« em: Julho 07, 2008, 21:48:00 »
Hoje em conversa com uma colega, esta falou deste produto que tem sido obtido bons resultados em feridas que até lá tinham pouca evolução.

Quem já usou? O que achou?

Deixo um link de uma formação de propaganda médica ao produto.

bramedica.com/pdf/Prontosan.pdf

Offline nurse in training

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Prontosan
« Responder #1 em: Julho 07, 2008, 21:57:12 »
eu nao conheço nem tinha ouvido falar
a ultima coisa que ouvi falar foi o: PROMOGRAN mas nunca usei....
...Nurse in Trainning...

Offline IC

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 07, 2008, 22:46:13 »
Olá...
Nunca usei o produto... No entanto, ainda durante um estágio de CSP, lembro-me de uma colega relatar que os resultados obtidos com a aplicação do produto eram mesmo surpreendentes.

Offline Flash

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 08, 2008, 11:04:13 »
Olá.
Trabalho numa Unidade de Cuidados Continuados e utilizamos esse produto.
Fizemos formação sobre ele e desde aí aplicámo-lo.
Os resultados tem sido muito bons. Monitorizamos a evolução da ferida e conseguimos ver os resultados da sua aplicação.

Offline taniapetro

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Julho 31, 2008, 10:10:52 »
Olá Colegas!
Depois de ver este post, pedi a um fornecedor que me enviasse uma amostra do Prontosan. Tenho estado a utilizar num doente com uma ulcera varicosa de evolução muito lenta, no entanto não tenho tido resultados tão positivos como referem. Além disso, o doente refere dor, quando da irrigação. Gostaria de saber se os vossos doentes também referem esta queixa.

Cumprimentos

Offline mariposa719

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Setembro 28, 2008, 19:37:02 »
Ola colegas!
Por acaso tive oportunidade de trabalhar com Prontosan pois foi-me fornecido um "frasco" pela "bramédica"..
Realmente já ouvi falar muito bem do produto. Da minha experiência, não cheguei a grandes conclusoes pois, tendo apenas beneficiado de um frasco, não tive tempo suficiente para observar grandes resultados (pois estava a utiliza-lo num utente com Ulcera Pressao e outro com ulceras de perna).. Assim sendo, durante o período que o usei, não notei grandes diferenças do Prontosan para o SF..
Mas ja houvi falar que muitos colegas enfermeiros não trocam o Prontosan por mais nenhuma solução de limpeza, por ter efeitos tao positivos!!

cumprimentos.

Offline joana.mariano

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Setembro 28, 2008, 20:05:28 »
durante o meu estagio em CSP vi e cheguei a utilizar esse produto, e as enfermeiras que conheciam aquelas feridas ha anos diziam que tinham resultados espectaculares agr... ora uma ferida com nao sei quantos anos que nunca teve um progresso positivo, em semanas diminuiu significativamente! e eu vi!

nenhum dos utentes aos quais os produtos eram aplicados referiram dor, apenas o tratamento demorava mais por ter que estar humedecido com o produto durante 10 minutos, era a unica coisa que nao gostavam  ;D

Offline onlyli

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Novembro 16, 2008, 17:57:48 »
Nunca utilizei este produto, mas num curso sobre tratamento de feridas que frequento, foi falado e os enfºs que o utilizam referem que os resultados são bem evidentes. O único senão é a necessidade de aguardar 15minutos para que actue...

Offline gerard

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 07, 2009, 21:53:50 »
Caros colegas sem duvida uma excelente "ferramenta de trabalho" que surgiu há pouco tempo e que pela minha experiência pessoal tem revelado optimos resultados na preparação de um leito de ferida vivael para aplicação de apositos da forma mais eficaz e eficiente, sem esquecerem de aplicar o protonsan gel em seguida e aposito claro....
Dicas- feridas infectadas ou colonizadas criticas- aplicar protonsan e conforme exsudado aplicar penso com prata no mercado.
Adquiram-no ate ja

Offline isa_bruna

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Fevereiro 10, 2009, 16:05:18 »
Protosan existe em líquido e em gel.
1º coloca-se o líquido, ou seja, embebe-se uma compressa e deixa-se actuar por 15 minutos.
este só é usado em feridas visivelmente sujas. Ao se retirar a compressa a lesão fica muito mais limpa do que tava.
Em 2º lugar coloca-se o protosan gel + uma hidrofibra (ou qualquer outro penso absovente).

Caso não seja uma ferida visivelmente suja, pode-se colocar logo o gel.

É utilizado em feridas sem evolução

Beijos  :-*

Offline Magpie

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Fevereiro 16, 2009, 13:26:05 »
Sou enfermeira de cuidados de saude primarios e em cuidados domiciliários já tivemos 2 utentes a realizar tratamento com Prontosan (solução lavagem e dp o gel) e obtivemos excelentes resultados em termos de granulação da ferida.
Enfermagem não é uma profissão...é uma paixão!

Offline PedroMendes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Fevereiro 16, 2009, 15:16:44 »
Qual a composição química deste produto? E forma de actuação?

Obrigado

Offline gerard

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Fevereiro 18, 2009, 20:22:54 »
Composição do produto:Agua purificada 0,1% de undecilendamidopropxibetaina,0,1% de poliaminopropilbiguanido (Polihexanido), liquido e gel. A sua forma de actuçaõ fundamenta-se no facto de nas feridas cronicas a carga microbiologica produz uma pelicula de biofilme que as protege em relação ao  sistema imunologico ou de produtos exogeneos-apositos com prata ( camada Protectora). Portanto este produto permite com a sua utilização e por se tratar de um surfactante, permitir que essa "barreira" se va diluindo e que por exemplo apositos com prata permitam responder no maximo da sua eficacia clinica. Encontro-me neste momento a realizar pensos a uma ulcera vensa cronica ( 5 anos de evolução) com optimos resultados a nivel de desbridamento,odor e preparação do leito de ferida e proguessão de bordos.
Cumprimentos e bom trabalho

Offline PedroMendes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Fevereiro 18, 2009, 22:24:39 »
@ gerard
Obrigado pelo esclarecimento ;)

Offline lopofaisca

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Agosto 21, 2016, 19:21:14 »
Boa tarde,gostava de saber se existe alguma contra indicação na aplicação do prontosan em ferida com exposição do tendão de aquiles.
Obrigado