Autor Tópico: Inadine ou Betadine para cisto pilonidal  (Lida 31822 vezes)

Offline DavidSantos

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Inadine ou Betadine para cisto pilonidal
« em: Junho 30, 2008, 11:35:08 »
Antes demais parabens aos criadores do forúm e sobretudo a todos os enfermeiros que têm disponibilizado o seu conhecimento e experiência. Parabéns!

Eu não sou enfermeiro (sou técnico de informática) mas venho recorrer a voçês para apresentar uma questão que tenho.

Fui recentemente submetido a uma cirurgia de remoção de um cisto pilonidal e deixaram a ferida aberta. Acontece que o cirurgião informa no guia que não deve ser usado, para fazer o penso, qualquer pomada gorda ou inadine, mas apenas betadine dermico.
Mas para retirar o penso e fazer o novo, a gaze embebida em betadine é uma chatice para tirar e dá dores enormes, sendo que a enfermeira tem usado algumas vezes inadine, noutras apenas a gaze embebida em betadine.

Venho perguntar-vos se existe algum problema em usar inadine ou se é preferivel sofrer um bocado mais  :( e usar apenas betadine. A ferida não está infectada.

Muito obrigado pela vossa atenção.
Cumprimentos,
David

Offline A.Q.

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: Inadine ou Betadine para cisto pilonidal
« Responder #1 em: Junho 30, 2008, 12:39:37 »
Olá,boa tarde!
Eu sou enfermeira num centro de saúde e aquilo que lhe aconselho para resolver a sua situação é fazer o penso com Aquacel.
Pela experiência que tenho tido nesse tipo de cirurgias o Aquacel cicatriza a ferida muito mais rápido e não causa dor quando é retirado.
Ao ser retirada a compressa com o betadine pomada também é "arrancado" o tecido de granulação que iria permitir, posteriormente, a cicatrização.
Espero ter ajudado.

Offline paulo_ramos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Junho 30, 2008, 19:37:39 »
Olá david.