Autor Tópico: Inadine ou Betadine para cisto pilonidal  (Lida 31822 vezes)

Offline DavidSantos

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Inadine ou Betadine para cisto pilonidal
« em: Junho 30, 2008, 11:35:08 »
Antes demais parabens aos criadores do forúm e sobretudo a todos os enfermeiros que têm disponibilizado o seu conhecimento e experiência. Parabéns!

Eu não sou enfermeiro (sou técnico de informática) mas venho recorrer a voçês para apresentar uma questão que tenho.

Fui recentemente submetido a uma cirurgia de remoção de um cisto pilonidal e deixaram a ferida aberta. Acontece que o cirurgião informa no guia que não deve ser usado, para fazer o penso, qualquer pomada gorda ou inadine, mas apenas betadine dermico.
Mas para retirar o penso e fazer o novo, a gaze embebida em betadine é uma chatice para tirar e dá dores enormes, sendo que a enfermeira tem usado algumas vezes inadine, noutras apenas a gaze embebida em betadine.

Venho perguntar-vos se existe algum problema em usar inadine ou se é preferivel sofrer um bocado mais  :( e usar apenas betadine. A ferida não está infectada.

Muito obrigado pela vossa atenção.
Cumprimentos,
David

Offline A.Q.

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: Inadine ou Betadine para cisto pilonidal
« Responder #1 em: Junho 30, 2008, 12:39:37 »
Olá,boa tarde!
Eu sou enfermeira num centro de saúde e aquilo que lhe aconselho para resolver a sua situação é fazer o penso com Aquacel.
Pela experiência que tenho tido nesse tipo de cirurgias o Aquacel cicatriza a ferida muito mais rápido e não causa dor quando é retirado.
Ao ser retirada a compressa com o betadine pomada também é "arrancado" o tecido de granulação que iria permitir, posteriormente, a cicatrização.
Espero ter ajudado.

Offline paulo_ramos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Junho 30, 2008, 19:37:39 »
Olá david.

A solução a betadine dermica, está indicada na antissépsia da pele como preparação para cirurgia ou outras técnicas invasivas, o seu uso em feridas abertas seca a ferida e a sua remoção é dolorosa pois as compressas aderem ao tecidos. A inadine é um tulle impregnado em iodopovidona a 10%, não adere ao á ferida e também não seca, a sua remoção é fácil e menos dolorosa, também não lesiona os tecidos em regeneração, facilitando assim um processo mais rápido de cicatrização. Sem dúvida seria preferível, efectuar um penso com inadine ao invés da betadine dermica. Outro produto indicado poderá ser o aquacell como referiu a A.Q.

Nesta área tão abrangente que é o tratamento de feridas existem muitas opiniões diferentes e divergentes.

Ao dispor

Paulo

Offline Allie

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Junho 30, 2008, 21:52:38 »
De acordo com vários estudos, o Betadine apenas está indicado na desinfecção da pele intacta, já que uma ferida limpa não necessita de desinfecção e esta até pode ser prejudicial (por ex. numa ferida operatória que cicatrize por 1ª intenção forma-se uma ponte de fibroblastos entre os bordos da ferida e a aplicação de antissépticos vai retardar essa mesma ponte, atrasando a cicatrização). Para além disso, a iodopovidona é inactivada pela presença de matéria orgânica (ex. sangue, pus, etc..). Como o iodo por si só é tóxico, não deve ser usado em feridas em fase de granulação, por isso não creio que seja o produto mais adequado para o tratamento em questão.
Já o inadine, apesar de ter iodo na sua constituição, permite uma libertação gradual do mesmo, consoante o nível da humidade da ferida, e simultaneamente não adere ao leito da ferida. Como o sinus pilonidal é uma ferida com um grande risco de infecção creio que esta será uma boa opção de tratamento e pela minha experiência, no Centro de Saúde, temos tido bons resultados..

Offline DavidSantos

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Julho 01, 2008, 18:51:15 »
Muito obrigado por terem dispensado algum tempo dando os vossos comentários!

Fiquei totalmente elucidado.

Muito obrigado.

Offline pip

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Fevereiro 28, 2010, 12:54:51 »
ola. tenho uma duvida e gostaria de saber a vossa opiniao. acerca de dois meses fui submetido a uma cirurgia para tirar cisto pilonidal na regiao do coxis. tenho feito pensos de aquacell em dias alternados o certo e que ta com uma cicatrização bastante lenta dito pelo medico que ate levantou a hipótese de fechar cirurgicamente. retirou me o aqua cell e agora tou a usar penso Inadine. não tive dores nenhum diatou bem nutrido e nao sou diabetico nao fumo e bebo raramente. gostaria de saber o que vos parece que deve ser feito

Offline Boiler

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 28, 2010, 15:01:20 »
Sem ver a ferida para saber em que fase se encontra, que tipos de tecido possui, a quantidade de exsudado é muito complicado dizer que material utilizar.
Mas o aquacell (hidrofibras) ou uma espuma julgo continuarem a ser os melhores (porque geralmente nessa ferida tem exsudado em grau moderado/elevado) e neste caso deve-se preferir a hidrofibra aos alginatos porque estes últimos desfazem-se e deixam resíduos na ferida. Os materiais antimicrobianos tópicos (p.ex. inadine) não devem ser utilizados a não ser que haja realmente infecção.
"What is the most resilient parasite? A bacteria? A virus? An intestinal worm? ...An idea. Resilient, highly contagious. Once an idea has taken hold of the brain it's almost impossible to irradicate. An idea that is fully formed, fully understood. That sticks, right in there somewhere."

Offline pip

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Fevereiro 28, 2010, 15:05:57 »
o que me dizem e que a ferida ta limpa com bom aspecto vermelha.. tem algum exudado e por vezes sangra pouco que ota e dificil de granular :( nao tenho nenhuma foto.

Offline pip

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 28, 2010, 15:12:21 »
e disseram também que formou uma loca

Offline pip

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Fevereiro 28, 2010, 15:15:56 »
fiz aquacell durante praticamente estes dois meses dia sim dia nao

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #10 em: Fevereiro 28, 2010, 17:04:49 »
pip aquacel com ou sem prata?

Offline pip

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Fevereiro 28, 2010, 19:20:44 »
sem prata. pelo que sei prata é para quando se encontra infeccionado. não consigo encontrar o porque de tanta demora na cicatrização

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #12 em: Fevereiro 28, 2010, 20:38:21 »
Não será exactamente pela pergunta que eu fiz? Uma ferida crónica geralmente tem uma camada chamada biofilme que é composta por bacterias e que dificulta a cicatrização. Neste momento há grandes dificuldades em identificar e a destruir esses biofilmes. Não sei se não seria melhor experimentar aquacel AG do que o inadine.

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Fevereiro 28, 2010, 20:42:25 »
Citação de: Caldas
Não será exactamente pela pergunta que eu fiz? Uma ferida crónica geralmente tem uma camada chamada biofilme que é composta por bacterias e que dificulta a cicatrização. Neste momento há grandes dificuldades em identificar e a destruir esses biofilmes. Não sei se não seria melhor experimentar aquacel AG do que o inadine.

Tendo em conta a lentidão da cicatrização estou de acordo com o colega.

Offline pip

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Fevereiro 28, 2010, 20:58:20 »
tava aqui a ver as analises feitas antes da cirurgia e a unica coisa que nao ta dentro dos valores de referencia é o estudo da coagulaçao nao sei se tera interferencia ???
bem quanto ao biofilme amanha tenho penso e vou colocar a questao.
o inadine nao è eficaz a combater esses biofilmes?