Chegam a ser anos de espera, tentativas frustradas e desilusões. A maternidade torna-se um sonho adiado... A infertilidade é, cada vez mais, um problema de saude dos nossos dias, afectado cerca de 10 a 15% da população portuguesa (dados do INE). Muitas são as questões que se levantam relativamente a este tema. Com este seminário pretende-se não apenas reflectir sobre esta realidade, mas também identificar as questões éticas implicadas e a intervenção da equipa multidisciplinar de saúde.
1ª Mesa: Que realidade? Moderadora - Vânia Lopes 9h15 - "A infertilidade e a medicina moderna" - Ana Aguiar (Médica Ginecologista Especialista em Infertilidade) 9h45 - "Questões Éticas na Infertilidade" - Monsenhor Feytor Pinto (Coordenador Nacional da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde) 10h15 - "Visão da Enfermagem" - Sérgio Deodato (Enf. Docente da Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Setúbal)
11 - Coffee Break
2ª Mesa Moderadora: Marta Nunes 11h15 "Testemunho de um Enfermeiro" - Carla Marina (Enf. do Serviço de Medicina Reprodutiva Assistida da Maternidade Dr. Alfredo da Costa) 11h45 - "Grupos de Apoio" - Filomena Gonçalves (Representante da Associação Portuguesa de Fertilidade) 12h15 - "Um testemunho..."
Este é um Seminário organizado pela Turma 9, 4º ano, 2º semestre, do CLE da Unidade de Ensino de Enfermagem de Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa (antiga Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo). Contamos com a sua presença dia 15 de Julho!Entrada gratuita!
Inscrições para mail -
infertilidade.seminario@gmail.com