Autor Tópico: Duvida acerca de enoxaparina  (Lida 32070 vezes)

Offline ag393

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Duvida acerca de enoxaparina
« em: Junho 11, 2008, 10:58:38 »
Bom dia. Desde já agradeço a vossa disponibilidade por ler ou responder a este tópico.

A minha duvida é a seguinte:

Na administração de enoxaparina, segundo o infarmed no documento: http://www.infarmed.pt/infomed/download ... ipo_doc=fi

"a administração de enoxaparina poderá ser por via subcutânea, sendo que seria preferencialmente com o doente em decúbito dorsal, no tecido subcutâneo profundo face antero-lateral e postero-lateral da parede abdominal, alternadamente do lado direito e do lado esquerdo."

Como sabemos, o tecido subcutaneo ou também poderemos chamar de hipoderme, não faz parte da pele e é constituído maioritariamente por células de fibroblastos, celulas adiposas e macrofagos, com uma matriz de tecido laxo com fibras de colagénio e de elastina (in Anatomia & Fisiologia - SEELEY, STEPHENS e TATE, 3ª ed.)

No caso de um doente com distinção abdominal em que será mais difícil executar uma prega cutânea nesta zona e cuja pele a nível abdominal tenha uma hipoderme quase inexistente, seria válido administrar a enoxaparina noutro local com uma camada razoável de hipoderme, com possibilidade de executar uma boa prega cutânea sem atingir o tecido muscular, como por exemplo na região do deltoide?

Que consequências poderiam advir desta possível aplicação? seria a absorção comprometida? Já vi vários estudos que informavam que a enoxaparina tinham uma taxa de absorção de cerca de 92% ou superior. Porém não encontrei estudos acerca do local de administração.

Melhores cumprimentos

Aguardo resposta.

Offline nunotavares

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.enfermeiro-de-anestesia.blogspot.com
Re: Duvida acerca de enoxaparina
« Responder #1 em: Junho 11, 2008, 11:49:29 »
Olá!

Olha não tenho muita experiência nessa área, mas existem inúmeras áreas em que o tecido celular subcutâneo é suficiente para a administração das heparinas de baixo peso molecular.

vê imagem anexa!

Abraço,

Offline www.enfermeirospt.com

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
    • http://www.enfermeirospt.com
« Responder #2 em: Junho 11, 2008, 16:51:11 »
Como o enfermeiro de anestesia disse e esquematizou mto bem, com a a imagem já não deves tar mais dúvidas... No caso de um doente, por exemplo com ascite é contra-indicada a administração abdominal.. Abraço
Queres criar o teu próprio serviço de enfermagem ao domicílio, integrado numa Rede Nacional? A Redenced pode dar o apoio que precisas...

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Junho 11, 2008, 21:04:28 »
Olá,

Como dizia um velho e reformado mas querido anestesista, uma injecção SC é onde eu consigo um beliscão do tamanho de meio dedo e dou a injecção nessa prega de beliscão.

Apanhem essa área e temos tecido SC.

Abraço.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Junho 11, 2008, 21:12:09 »
Há dois anos, os delegados de propaganda médica da enoxaparina foram ao meu serviço fazer uma formação sobre a administração da mesma, e afirmaram por diversas vezes que esta apenas deve ser administrada na zona abdominal, na face antero-lateral e postero-lateral da parede abdominal, alternadamente do lado direito e do lado esquerdo.

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Junho 11, 2008, 21:17:56 »
Olá, tecido sub-cutâneo existe em diversas partes do nosso corpo, obviamente e olhando-nos ao espelho, a zona abdominal é a mais frequente, mas não a única.

Abraço.

Offline Tiaguinho

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Junho 11, 2008, 21:22:43 »
Citação de: mariarebelo1
Olá, tecido sub-cutâneo existe em diversas partes do nosso corpo, obviamente e olhando-nos ao espelho, a zona abdominal é a mais frequente, mas não a única.

Abraço.

Concordo, que tecido sub-cutâneo existe em diversas partes do corpo. Mas a mim sempre me ensinaram que a enoxaparina se administrava na zona abdominal.

abraço

Offline Riso

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Junho 12, 2008, 01:22:49 »
Citação de: Tiaguinho
Citação de: mariarebelo1

Abraço.

Concordo, que tecido sub-cutâneo existe em diversas partes do corpo. Mas a mim sempre me ensinaram que a enoxaparina se administrava na zona abdominal.

abraço
Pois, então e com um abdómen timpanizado duro que nem uma tábua como consegue administrar no abdomén?? :o

Offline ag393

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Junho 12, 2008, 02:23:00 »
Obrigado pelas vossas respostas.

De certo que os delegados de informação médica por vezes não tem a formação de base ideal para o trabalho que executam.
Lembro que a bula da enoxaparina foi revista pelo infarmed ainda no final do ano passado e diz expressamente que preferencialmente devera ser na área abdominal.
Agora claro que a a via em discussão é a via subcutânea e seria a região abdominal a ideal mas não em todas as condições.
Além disto penso que uma boa interpretação do português seria útil, além de que respostas do tipo "é assim porque é assim" ou "porque aprendi assim" não contribuem para o aumento do nosso conhecimento, penso que seria mais útil uma justificação válida tendo em conta as características do medicamento e/ou efeitos secundário.

Pelos dados apresentados apenas posso concluir que uma injecção subcutânea profunda, pode ser administrada em local anatómico desde que reunidas as condições para execução da prega cutânea evitando locais com visíveis acessos vasculares ou que possam ser pressionados ou massajados evitando o desconforto e criação de um hematoma, incluindo o que está descrito na bula.

No meu caso, como a existência de quase nenhuma massa gorda abdominal, a distensão abdominal, a impossibilidade de executar uma boa prega cutânea e o facto de não querer atingir o tecido muscular abdominal, fez-me escolher outra localização anatómica que reunisse condições.

Aguardo comentários,

agradeço a todos a vossa disponibilidade.

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #9 em: Junho 12, 2008, 03:49:56 »
Pensem no seguinte:

Porque é que a injecção de enoxaparina deve ser dada no abdómen preferencialmente a outras zonas, principalmente membros...

Se a a administração for de alguma forma inadequada existe um maior risco de hematoma, agora imaginem que é num membro, nomeadamente numa coxa... O hematoma será mais grave e mais impeditivo de movimentos: os membros são mais vascularizados que o abdómen pelo que o potencial de este ser mais grave ( a acontecer) é maior, assim como a possível dor. Quanto a não terem prega... se não tiver o mais provável é que esteja acamado (o alectoamento prolongado leva a perda de massa muscular e gordura subcutânea: nesses casos, uma vez que o doente não se irá movimentar, pode ser aconselhado administrar noutros locais além do abdómen.

Quanto ao caso dos doentes com ascite... Não é contraindicado pelo abdomen tenso... mas sim pelo que pode levar à ascite: por exemplo insuficiência hepática que também pode causar alterações de coagulação (hipocoagulação por deficiência na síntese de factores de coagulação dependentes da Vitamina K:produzidos no fígado).
Deste modo, porque "dar" uma anticoagulante a um doente já hipocoagulado ( provavelmente muuuito hipocoagulado)?

Quanto aos delegado de propaganda médica, os únicos que regra geral dominam bem o assunto são os ex-enfermeiros ;)

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Junho 13, 2008, 11:57:04 »
Realmente no caso de distenção abdominal a administração de enoxaparina torna-se um desafio. Não poderemo considerar esta como um subcutâneo normal, e que pode ser administrada em qualquer local onde exista tecido subcutâneo.

Já viram como fica o abdomen ao fim  d e alguma enoxiparinas? Imaginem os desltoide assim...

Offline nurse in training

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Junho 13, 2008, 12:06:43 »
as vezes nao é preciso imaginar....
eu ja vi
e, apesar de nao ser nenhuma expert em medicação, fui alertando alguns colegas que as enoxaparinas devem ser administradas na região abdominal.....
...Nurse in Trainning...

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #12 em: Junho 14, 2008, 00:00:44 »
Por alguma coisa vem assim recomendado na bula...

Offline scbm

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Junho 14, 2008, 08:42:56 »
Olá a todos...
Já agora gostaria de saber se alguem ja administrou enoxaparina por via endovenosa? É possível?

Offline UCPABUC

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Junho 14, 2008, 12:34:35 »