Quanto à questão da utilizadora martamartins. Para já não existe nenhum curso superior denominado "assistência social". Os Assistentes Sociais têm a licenciatura em Serviço Social. Não existe aliás nenhum organismo em Portugal chamado "assistência social". Muitas vezes utiliza-se erradamente esse termo para falar da Segurança Social (Instituto de Segurança Social). Por "assistência social" poder-se-á entender todo o conjunto de políticas sociais e sectorias que passam por praticamente todos os sectores da sociedade, desde a Segurança Social até à Saúde, passando pela Educação, Justiça, Autarquias, IPSS, ONG, sector empresial, etc.. Não é pois um área estanque, mas sim transversal. Um bom exemplo disto é a RNCCI que resulta de um trabalho de parceria entre a Saúde, a Segurança Social, sector privado social e sector privado. Mas portanto não existe nenhuma área, nem nenhum organismo chamado "assistência social", nem nenhum curso superior.
Voltando à questão inicial que será a diferença entre os cursos de Gerontologia Social e Serviço Social, nem eu mesmo sei bem dado que o 1.º surgiu há pouco tempo e forma profissionais que nem têm uma carreira própria, nem uma actividade regulamentada. A Gerontologia Social em termos de formação surgiu mais como pós-grauação e cursos de mestrado do que licenciatura. A meu ver foi só mais uma que se criou juntando às muitas já existentes na área das Ciências Sociais e Humanas para atrair mais umas propinas para as universidades e politécnicos. As competências e conhecimentos da Gerontologia Social já se enquadram noutras profissões como a de assistente social ou até de enfermeiro. É mais uma disciplina que complementa outras e não faz muito sentido existir como um curso superior. O mercado de trabalho já está saturado e o ensino superior aparece cada vez com mais formações que se sobrepõem com nomes parecidos e que depois formam profissionais que não terão qualquer enquadramento definido.