Votação

Quem deve dirigir os lares, apoio dom. e centros de dia?

Qualquer profissional das ciencias humanas e sociais.
18 (20.7%)
Só profissionais de saúde
42 (48.3%)
Só assistentes sociais
4 (4.6%)
Só médicos
0 (0%)
Só fisioterapeutas
0 (0%)
Só enfermeiros
10 (11.5%)
Psicologos e sociologos
0 (0%)
Quem frequente curso para tal
13 (14.9%)

Votos totais: 87

Votação encerrada: Junho 04, 2008, 22:49:07

Autor Tópico: Assistentes sociais  (Lida 29104 vezes)

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
Re: Assistentes sociais
« Responder #60 em: Outubro 01, 2008, 18:56:27 »
Do exposto resulta que muitas necessidades de saúde (que também são sociais) ficam por satisfazer: higiene: muitas vezes deficitária; segurança: caem as pessoas das camas quando estão agitadas; integridade cutanea: úlceras de pressão em barda, sem sequer um colchãozinho anti-escaras; nutrição: comem todos pela mesma medida; formação nesta e noutras áreas: nenhuma. É esta a minha experiencia, juro! Espero que seja a única! Bem diz o povo: Quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão!
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline martamartins

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #61 em: Março 04, 2009, 20:24:56 »
Apesar de estar registada como martasmartis, nao o sou nesta pergunta. A minha irmâ e que aqui estava e gostaria de perguntar a quem sabe qua a difernça entre gerontologia social e assistência Social?
Agradecia resposta
Obrigada

PS: Não façam deste forum como os outros que ninguem se respeita so por serem de cursos diferentes :D

Offline adoc.eu

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #62 em: Outubro 09, 2010, 18:35:16 »
Só para informação ao utilizador SandroMelo que perguntou historicamente quantos anos tinham os Assistentes Sociais. Não, não são "15, 20". A profissão de Assistente Social tem mais de 100 anos, datando das últimas décadas do século XIX.

Offline adoc.eu

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #63 em: Outubro 09, 2010, 18:49:16 »
Quanto à questão da utilizadora martamartins. Para já não existe nenhum curso superior denominado "assistência social". Os Assistentes Sociais têm a licenciatura em Serviço Social. Não existe aliás nenhum organismo em Portugal chamado "assistência social". Muitas vezes utiliza-se erradamente esse termo para falar da Segurança Social (Instituto de Segurança Social). Por "assistência social" poder-se-á entender todo o conjunto de políticas sociais e sectorias que passam por praticamente todos os sectores da sociedade, desde a Segurança Social até à Saúde, passando pela Educação, Justiça, Autarquias, IPSS, ONG, sector empresial, etc.. Não é pois um área estanque, mas sim transversal. Um bom exemplo disto é a RNCCI que resulta de um trabalho de parceria entre a Saúde, a Segurança Social, sector privado social e sector privado. Mas portanto não existe nenhuma área, nem nenhum organismo chamado "assistência social", nem nenhum curso superior.
Voltando à questão inicial que será a diferença entre os cursos de Gerontologia Social e Serviço Social, nem eu mesmo sei bem dado que o 1.º surgiu há pouco tempo e forma profissionais que nem têm uma carreira própria, nem uma actividade regulamentada. A Gerontologia Social em termos de formação surgiu mais como pós-grauação e cursos de mestrado do que licenciatura. A meu ver foi só mais uma que se criou juntando às muitas já existentes na área das Ciências Sociais e Humanas para atrair mais umas propinas para as universidades e politécnicos. As competências e conhecimentos da Gerontologia Social já se enquadram noutras profissões como a de assistente social ou até de enfermeiro. É mais uma disciplina que complementa outras e não faz muito sentido existir como um curso superior. O mercado de trabalho já está saturado e o ensino superior aparece cada vez com mais formações que se sobrepõem com nomes parecidos e que depois formam profissionais que não terão qualquer enquadramento definido.

Offline funktastic

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #64 em: Novembro 04, 2010, 18:05:52 »
Na verdade diga-se o que se disser, apenas e só os enfermeiros têm noção daquilo que um lar "gasta" e apenas com cuidados de enfermagem se consegue um lar com qualidade! Apesar de eu ser remitente à solução "lar", não existem profissionais com melhor formação e conhecimentos para gerir um lar! O assistente social terá o seu lugar, mas apenas a exercer a sua função, não tem qualquer tipo de formação para isto!
soumesmointeligente.blogspot.com